A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento familiar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento familiar"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento familiar
Prof.: Fernanda C. Madeira

2 Métodos Naturais ou comportamentais
São poucos eficazes se não forem combinados com outros métodos. Método da tabelinha ou Ogino-Knaus É o mais indicado para a mulher que quer engravidar, do que para a mulher que quer evitar uma gravidez.

3 Método da temperatura basal
Após a ovulação, a temperatura basal aumenta entre 0,3 e 0,8°C. Existem vários problemas comuns que alteram a temperatura corpórea e dificultam a confecção do gráfico, por exemplo: gripes, noites mal dormidas, necessidade de levantar frequentemente à noite e outros.

4 Método do muco ou Billing
A mulher deve ser orientada a respeito das mudanças que o estrogênio provoca no muco cervical na metade do ciclo. O muco cervical aumenta em quantidade, fica filante e transparente no período ovulatório, lembrando o aspecto de clara de ovo.

5 Coito interrompido  É um método de contracepção no qual, durante a relação sexual, o pênis é removido da vagina logo antes da ejaculação, impedindo a deposição de sêmen no interior da vagina.

6 Método da amenorréia da lactação

7 Métodos de barreira Condom, camisinha ou preservativo
Dispositivo de látex (masculino) ou poliuretano (feminino). Retém o sêmen impedindo o seu contato com a vagina bem como a transmissão de microorganismos por via sexual.

8 Diafragma Anel flexível, que a mulher deve colocar na vagina para cobrir o colo do útero. Deve ser utilizado junto com um espermicida.

9 Espermicidas Substâncias químicas que imobilizam e destroem os espermatozóides.

10 Dispositivo intrauterino - Diu
É um artefato de polietileno, ao qual pode ser adicionado cobre ou hormônios, atua impedindo a subida dos espermatozóides nas tubas uterinas, não havendo a fecundação.

11 Anticoncepcionais hormonais orais (pílulas)
Fármacos a base de estrógeno e progesterona. Atua inibindo a ovulação, interfere na função das tubas uterinas, alteram as funções endometriais, modificam o muco cervical. Pílulas monofásicas Pílulas multifásicas Pílulas de baixa dosagem ou mini pílulas Pílulas do dia seguinte

12 Anticoncepcionais hormonais administrados por outras vias
Injetáveis : - mensal e – trimestral Implantes Adesivo anticoncepcional

13 Métodos definitivos: - laqueadura e vasectomia Beijinhos!!!


Carregar ppt "Planejamento familiar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google