A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRANSMISSÃO DE VIDA NO HOMEM. A reprodução humana A espécie humana, tal como todas as outras espécies, assegura a continuidade da vida através da reprodução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRANSMISSÃO DE VIDA NO HOMEM. A reprodução humana A espécie humana, tal como todas as outras espécies, assegura a continuidade da vida através da reprodução."— Transcrição da apresentação:

1 TRANSMISSÃO DE VIDA NO HOMEM

2 A reprodução humana A espécie humana, tal como todas as outras espécies, assegura a continuidade da vida através da reprodução. Na espécie humana existe dimorfismo sexual - os indivíduos podem ser diferenciados pelo seu aspeto exterior. A reprodução humana é sexuada. As células reprodutoras femininas são os óvulos e as masculinas os espermatozoides.

3 Do nascimento à puberdade Descreve o que acontece ao nosso corpo, geralmente, entre os 9 e os 20 anos. Indica as mudanças que são: - comuns a rapazes e raparigas; - diferentes entre rapazes e raparigas.

4 Do nascimento à puberdade Na altura do nascimento, não há grandes diferenças entre meninos e meninas. Só é possível identificar o sexo a partir da observação dos órgãos sexuais – carateres sexuais primários. A puberdade marca a fase inicial da adolescência e caracteriza-se por um conjunto de transformações internas e externas, graças às quais o corpo se prepara para a reprodução. O corpo cresce e muda, ou seja, dá-se o aparecimento dos carateres sexuais secundários. Fica mais evidente a distinção entre rapazes e raparigas. Tantas mudanças!.... Mas qual é a finalidade da puberdade?

5 Sistema reprodutor feminino Sistema reprodutor feminino: órgãos internos Trompas de falópio Ovário Útero Bexiga Uretra Vagina

6 Sistema reprodutor feminino Sistema reprodutor feminino: órgãos externos Lábios menores Lábios maiores Vagina Orifício urinário Clítoris Ânus

7 Sistema reprodutor e sistema urinário Por que razão se diz que o sistema reprodutor feminino é independente do sistema urinário? E no homem, também é assim?

8 Sistema reprodutor masculino Bexiga Ureteres Pénis Testículo Rins

9 Sistema reprodutor masculino Testículos Escroto Canal deferente Vesícula seminal Reto Pénis Uretra Próstata Bexiga

10 Calcula, em média, quantos dias tem cada ciclo menstrual. O ciclo menstrual Os círculos assinalados representam os dias em que está menstruada. Indica qual é o acontecimento que marca o inicio de cada ciclo. Prevê qual será a data da próxima menstruação.

11 Descreve o percurso efectuado pelos espermatozoides no interior do corpo da mulher. Percurso efetuado pelos espermatozoides no aparelho reprodutor feminino Cavidade uterina Ovário Vagina Trompas de Falópio Espermatozoides

12 Principais acontecimentos para a formação de um novo ser Explica o que é a ovulação. Fecundação Indica em que órgão ocorre, geralmente, a fecundação. Em que órgão se dá o início do desenvolvimento do novo ser? Ovulação Mórula

13 Principais acontecimentos para a formação de um novo ser Geralmente, a meio do ciclo menstrual ocorre a saída de um óvulo, já maduro, de um dos ovários - ovulação. A fecundação é a união da célula reprodutora masculina com a célula reprodutora feminina. Forma-se uma única célula: o ovo ou zigoto. O ovo entra imediatamente em divisão, originando duas células e depois 4, 8, 16 e mais células, até se transformar numa esfera compacta de células – mórula. Cerca de 7 a 8 dias após ter ocorrido a fecundação, este conjunto de células fixa-se na parede interna do útero – nidação - passando agora a designar-se por embrião.

14 Descreve as principais alterações observadas no desenvolvimento do novo ser. Desenvolvimento do novo ser (8 a 40 semanas) Desenvolvimento do novo ser no período compreendido entre as 8 e as 40 semanas

15 Os anexos embrionários Placenta Útero Vagina Cordão umbilical Saco amniótico Cavidade amniótica

16 A gestação Estará o bebé em condições de nascer? Porquê?

17 Acontecimentos que ocorrem durante o parto Descreve os principais acontecimentos que ocorrem durante o parto

18 Cuidados a ter com a saúde da grávida e do recém-nascido Indica outros cuidados para além dos representados pelas imagens.

19 Reprodução humana Vamos tentar completar este esquema! constituído por assegurada pelo testículos Trompas Útero Canais Deferentes Vagina Ovários Óvulos Feto Vulva REPRODUÇÃO HUMANA Espermatozoides Escroto Pénis Próstata Vesículas seminais Feminino constituído por SISTEMA REPRODUTOR Masculino origina o transforma-se em origina o onde se desenvolve onde se dá a Fecundação Ovo Embrião


Carregar ppt "TRANSMISSÃO DE VIDA NO HOMEM. A reprodução humana A espécie humana, tal como todas as outras espécies, assegura a continuidade da vida através da reprodução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google