A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I ENCONTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA DO GDF CAPACITAÇÃO E ORIENTAÇÃO TÉCNICA EM GESTÃO DE DOCUMENTOS Claudelis Duarte de Sousa Gerência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I ENCONTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA DO GDF CAPACITAÇÃO E ORIENTAÇÃO TÉCNICA EM GESTÃO DE DOCUMENTOS Claudelis Duarte de Sousa Gerência."— Transcrição da apresentação:

1 I ENCONTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA DO GDF CAPACITAÇÃO E ORIENTAÇÃO TÉCNICA EM GESTÃO DE DOCUMENTOS Claudelis Duarte de Sousa Gerência de Capacitação Arquivo Público do Distrito Federal

2 NORMATIZAÇÃO DA CAPACITAÇÃO  Nasce das determinações legais do Arquivo Público do Distrito Federal (Decreto Lei nº 2.545 de 28/04/2000):  órgão central do SIARDF;  guardião dos documentos públicos produzidos pelo GDF;  proponente da realização de programas de aperfeiçoamento, reciclagem e extensão. observação das ações de assistência e visitas técnicas aos órgãos; constatou-se uma carência elevada em relação à capacitação no tratamento dos acervos arquivísticos desses órgãos.

3 CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA  Foi planejada através da observação das ações desenvolvidas pelos servidores, na gestão de documentos, durante as visitas e orientação técnica realizadas nos órgãos;  Observada pela constante rotatividade dos servidores nos órgãos;  Reformulada de acordo com o atendimento específico aos órgãos in loco.

4 CARACTERÍSTICAS DO CURSO TRATAMENTO DE ACERVOS ARQUIVÍSTICOS  Parceria com a Escola de Governo: inscrições, sala de aula, material didático, certificação;  Instrutores do Arquivo Público do DF (devidamente credenciados na EGOV);  Ensino presencial;  Aulas expositivas;

5 CARACTERÍSTICAS DO CURSO TRATAMENTO DE ACERVOS ARQUIVÍSTICOS  carga horária de 20 horas/aulas;  turmas compostas de 35 servidores, aproximadamente;  público-alvo: servidores na área de documentação; e membros das Comissões Setoriais de Avaliação de Documentos (CSADs).

6 CARACTERÍSTICAS DO CURSO TRATAMENTO DE ACERVOS ARQUIVÍSTICOS  OBJETIVOS:  proporcionar o treinamento e a capacitação dos servidores no trato aos respectivos documentos de sua área de atuação;  Conhecimento e aplicação das Leis Arquivísticas.  instruir os servidores quanto ao ciclo vital dos documentos: tratamento técnico em arquivos corrente e intermediário, cumprindo todos os prazos de guarda, até sua destinação final (eliminação ou seu recolhimento ao ArPDF).

7 CARACTERÍSTICAS DO CURSO TRATAMENTO DE ACERVOS ARQUIVÍSTICOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO  Legislação Federal e Legislação Arquivística Distrital; Conceitos Gerais (documentos de Arquivo, Gestão Documental, Ciclo Vital dos Documentos, Teoria das Três Idades, Arquivo Corrente, Arquivo Intermediário).  Diagnóstico Arquivístico.

8 CARACTERÍSTICAS DO CURSO TRATAMENTO DE ACERVOS ARQUIVÍSTICOS  Tratamento e Destinação de Documentos. Legislação. Eliminação e Recolhimento;  Classificação de Documentos: teoria e prática;  Projeto de Tratamento do Acervo Arquivístico;

9 CARACTERÍSTICAS DO CURSO TRATAMENTO DE ACERVOS ARQUIVÍSTICOS  Classificação de Documentos: teoria e prática.  Projeto de Tratamento do Acervo Arquivístico

10 RESULTADO DA FORMAÇÃO 2 0 1 5 / 2 0 1 6  08 turmas  252 servidores como multiplicadores  70 órgãos  Média de avaliação do curso: 9,2

11 CONCLUSÃO  as técnicas desenvolvidas no curso colaboram para serem aplicadas na rotina diária dos cursistas;  a formação continuada reforça e conscientiza os servidores da importância de serem os atores na gestão de documentos;  desenvolvimento do processo de racionalização, voltado para a produção de documentos nos órgãos e entidades do Governo do DF.

12 PRÓXIMA FORMAÇÃO  Turmas em setembro de 12 a 16  Horário de 14h às 18h  Local: Escola de Governo do DF  inscrições até dia 02 de setembro na página da EGOV Aguardamos sua presença!


Carregar ppt "I ENCONTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA DO GDF CAPACITAÇÃO E ORIENTAÇÃO TÉCNICA EM GESTÃO DE DOCUMENTOS Claudelis Duarte de Sousa Gerência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google