A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARAMENTAÇÃO CIRÚRGICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARAMENTAÇÃO CIRÚRGICA"— Transcrição da apresentação:

1 PARAMENTAÇÃO CIRÚRGICA

2 É O VESTUÁRIO ESPECÍFICO DE ACORDO COM OS PROCEDIMENTOS REALIZADOS NO CENTRO CIRÚRGICO. TRADICIONALMENTE, INCLUI O UNIFORME PRIVATIVO (CALÇA E BLUSA), PROPÉ OU SAPATO PRIVATIVO,GORRO, MÁSCARA, CAPOTE OU AVENTAL CIRÚRGICO E LUVA CIRÚRGICA.

3 CALÇA E BLUSA AS VESTIMENTAS CIRÚRGICAS BUSCAM PROTEGER O PACIENTE CONTRA CONTAMINAÇÃO DA FLORA NORMAL LIBERADA PELO PESSOAL DA SALA DE OPERAÇÃO E PELO O PACIENTE DURANTE A CIRURGIA.

4 MÁSCARAS: A MÁSCARA CIRÚRGICA FOI INTRODUZIDA EM POR JOHANNES VON RADECKI ,UM MÉDICO ALEMÃO. ELA PROCURA IMPEDIR QUE OS MICROORGANISMOS EXISTENTES NA BOCA E NARIZ DA EQUIPE CIRÚRGICA DEPOSITEM-SE SOBRE O CAMPO OPERATÓRIO. AS MÁSCARAS DEVEM APRESENTAR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS PECULIARES:

5 SER CONFORTÁVEL; TER BOA ADAPTAÇÃO; NÃO TOCAR NOS LÁBIOS E PONTA DO NARIZ; NÃO TER ODOR E POSSUIR ALTA EFICIÊNCIA DE FILTRAÇÃO;

6 USÁ-LA DE MODO QUE A BOCA E O NARIZ FIQUEM COMPLETAMENTE COBERTOS;
AMARRAR A MÁSCARA DE MODO QUE NÃO FIQUE LACUNAS NOS LADOS; FALAR O MÍNIMO POSSÍVEL ENQUANTO ESTIVER USANDO-A E TROCÁ-LA APÓS ESPIRROS OU ACESSOS DE TOSSE; DEVEM SER SUBSTITUÍDAS SEMPRE QUE ESTIVEREM ÚMIDAS.

7 GORRO / TOUCA: OS CABELOS SOLTOS DISPERSAM MUITAS PARTÍCULAS CARREGADORAS DE BACTÉRIAS, EMBORA AS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SOBRE A EFETIVIDADE DO GORRO NA PRESENÇA DE INFECÇÕES SEJAM POUCAS, NO MÍNIMO, ELE PREVINE A QUEDA DE CABELO DENTRO DA FERIDA.

8 PROPÉS OU SAPATILHAS: NÃO DEVEM SER UTILIZADOS COM O INTUITO DE PREVENIR INFECÇÃO DO SÍTIO CIRÚRGICO. ELES SERVEM COMO BARREIRA PARA PREVENIR A CONTAMINAÇÃO DO CHÃO DE ÁREAS CRÍTICAS CONTRA MICOORGANISMOS DE ÁREAS EXTERNAS E CARREGADOS NAS SOLAS DOS SAPATOS COMO TAMBÉM PARA PROTEÇÃO DOS CALÇADOS PREVENINDO DE CONTAMINAÇÃO COM SANGUE E SECREÇÕES DOS PACIENTES.

9 ÓCULOS: RECOMENDA-SE O USO DE ÓCULOS DE PROTEÇÃO PARA TODOS OS MEMBROS DA EQUIPE CIRÚRGICA DURANTE TODO O TEMPO DE PROCEDIMENTO OPERATÓRIO.

10 LUVAS CIRÚRGICAS: O PRIMEIRO USO DE LUVAS CIRÚRGICAS OCORREU EM POR WILLIAM STEWART, NÃO PARA PROTEÇÃO DO PACIENTE E SIM PARA PROTEGER A ENFERMEIRA, MISS CAROLINE HAMPTON, SUA NOIVA CUJAS MÃOS ERAM ALÉRGICAS A ANTISSÉPTICOS. UM DOS ASSISTENTES PERCEBEU QUE A LUVA PODERIA SER PREVIAMENTE ESTERILIZADA E PROPÔS QUE TODOS NA EQUIPE PASSASSEM A USAR LUVAS IDÊNTICAS .

11

12 AVENTAL / CAPOTE SÃO USADOS PARA DIMINUIR O RISCO DE TRANSMISSÃO DE DOENÇAS PARA PACIENTES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE E MANTER A ESTERILIDADE DURANTE UM PROCEDIMENTO INVASIVO. O MATERIAL PODE SER DE TECIDO DE ALGODÃO OU SINTÉTICOS, DESDE QUE APRESENTEM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS:

13 MATERIAL DE BOA QUALIDADE;
NÃO ALERGÊNICO ; RESISTENTE; PROPRCIONAR BARREIRA ANTIMICROBIANA EFETIVA; PERMITIR EXECUÇÕES DE ATIVIDADES COM CONFORTO; GARANTIR CONFORTO TÉRMICO AO USUÁRIO; DISPONIBILIDADE DE VÁRIOS TAMANHOS; POSSIBILIDADE DE ESTERILIZAÇÃO; BOA RELAÇÃO CUSTO/BENEFÍCIO.

14 CAMPOS CIRÚRGICOS: CAMPOS ESTÉREIS SÃO USADOS DURANTE PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS PARA IMPEDIR OU MINIMIZAR A PASSAGEM DE MICROORGANISMOS DE ÁREAS CONTAMINADAS PARA ESTÉREIS, REDUZINDO O RISCO DE INFECÇÃO HOSPITALAR. OS CAMPOS CIRÚRGICOS DE TECIDOS PODEM SER REUTILIZADOS POR UM PROCESSO QUE INCLUI LAVAGEM, PREPARO, EMBALAGEM,

15 ESTERILIZAÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE
ESTERILIZAÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE. DEVEM SER LAVADOS E SECOS SOMENTE NA SECADORA, NÃO DEVEM APRESENTAR REMENDOS.

16 CAMPOS E AVENTAIS CIRÚRGICOS DE USO ÚNICO:
OS CAMPOS E AVENTAIS DE USO ÚNICO SÃO GERALMENTE FABRICADOS POR TECIDOS/NÃO TECIDOS , ÀS VEZES ASSOCIADOS A OUTROS MATERIAIS (FILMES PLÁSTICOS) OU TRATAMENTOS QUÍMICOS PARA OFERECER UMA MAIOR RESISTÊNCIA À PENETRAÇÃO DE LÍQUIDOS.

17 ESTUDOS RELATARAM QUE,DO PONTO DE VISTA FINANCEIRO, HÁ RECOMENDAÇÃO DA SUBSTITUIÇÃO DE TECIDO 100% DE ALGODÃO PELOS DE NÃO- TECIDO,POIS A AQUISIÇÃO DESTES ÚLTIMOS ELIMINA ALGUMAS DESVANTAGENS E GASTOS QUE ACOMPANHAM OS REPROCESSADOS.

18 ALÉM DISSO, OS DESCARTÁVEIS TAMBÉM PROPORCIONAM A GARANTIA DE BARREIRA ANTIMICROBIANA POR SEREM IMPERMEÁVEIS E ESTAREM LIVRES DE FUROS, MICROFUROS OU CERCIDOS, SEM CONTAR QUE NÃO REQUEREM CONTROLE DO NÚMERO DE REPROCESSAMENTOS E MINIMIZAM A ELIMINAÇÃO DE FIAPOS,REDUZINDO, CONSEQUENTMENTE , O RISCO DE INFECÇÃO PÓS- OPERATÓRIA, ENTRE OUTRAS VANTAGENS.

19 OBRIGADA!!!!


Carregar ppt "PARAMENTAÇÃO CIRÚRGICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google