A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Medicamento:Agente terapêutico ou mercadoria? Objetivo da apresentação: AS DIMENSÕES DO MEDICAMENTO NA SOCIEDADE BRASILEIRA. Marilia Coelho Cunha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Medicamento:Agente terapêutico ou mercadoria? Objetivo da apresentação: AS DIMENSÕES DO MEDICAMENTO NA SOCIEDADE BRASILEIRA. Marilia Coelho Cunha."— Transcrição da apresentação:

1 Medicamento:Agente terapêutico ou mercadoria? Objetivo da apresentação: AS DIMENSÕES DO MEDICAMENTO NA SOCIEDADE BRASILEIRA. Marilia Coelho Cunha

2 O medicamento como agente terapêutico Um dos fatores de maior impacto na resolubilidade dos serviços de saúde, face a importância assumida pela terapêutica medicamentosa.

3 Medicamento como mercadoria Medicamento como mercadoria  Mercado Mundial: Faturamento mundial (1999): 327,8 bilhões de dólares. Previsão (2004): 506 bilhões de dólares. Publicidade: 15% a 20% do faturamento países desenvolvidos. 80% da produção mundial nos países desenvolvidos. 80% consumo nos países desenvolvidos. 90% das pesquisas nos países desenvolvidos (proteção patentária).

4 Tipos de necessidades que são atendidas pelo mercado farmacêutico O MERCADO FARMACÊUTICO MUNDIAL Mundial C B Z A  Fonte: Médicos Sem Fronteiras 2001.  A- representa doenças globais,  B- representa as doenças negligenciadas,  C- representa as doenças extremamente negligenciadas.

5 Medicamento como mercadoria Medicamento como mercadoria  Mercado brasileiro: As Vendas diretas ao consumidor somam cinco bilhões de dólares. O Brasil ocupa décimo lugar entre os países que mais vende medicamento. 60 mil Farmácias. Calcula-se que as indústrias investem em marketing até 20% do faturamento. Cerca de 40% das pessoas que tomam medicamentos o fazem desnecessariamente. Segundo o governo federal, a cada 25 minutos uma pessoa sofre intoxicação por medicamento

6 Medicamento Medicamento Mercadoria –Visa o MERCADO, visa o LUCRO –Interage com CONSUMIDORES –Baseado em PODER AQUISITIVO –precisa de RENTABILIDADE –Acesso RESTRITO Bem social –Visa melhorar a SOCIEDADE –interage com PACIENTES –Baseado em NECESSIDADES DE SAÚDE PÚBLICA –Acesso UNIVERSAL

7 Medicamento como mercadoria Medicamento como mercadoria  Perfil do consumidor brasileiro:  Grupo Renda Porcentagem Porcentagem Despesa média da População de Consumo per capita A Acima de 10 15% 48% U$ 193,40 salários mínimos B Entre 4 a 10 34% 36% U$ 64,15 salários mínimos C De 0 a 4 51% 16% U$ 18,95 salários mínimos  Fonte: Política Nacional de Medicamentos, 1999.

8 PESQUISA DO CONASS – 2002 – 3.200 QUESTIONÁRIOS

9

10 Evolução dos Principais Gastos com Medicamentos do Ministério da Saúde

11 ÁREA DE INVESTIMENTO 2002200320042005 ASSISTÊNCIA HOSPITALAR E AMBULATORIA (MAC) 6,29 BI8,34 BI11.56 BI12.790 BI ATENÇÃO BÁSICA 3,99 BI4,52 BI5,34 BI6.036 BI AÇÕES ESTRATÉGICAS 608 MI1,24 BI1,96 BI2.246. BI TOTAL10.888 BI14,10 BI18,85 BI21.069 BI FONTE – MINISTÉRIO DA SAÚDE

12 Para que serve a assistência farmacêutica ? ACESSIBILIDADE USO RACIONAL ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

13 QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS ? UNIVERSIDADES UNIVERSIDADES PROFISSIONAIS PROFISSIONAIS DE SAÚDE INDÚSTRIAS INDÚSTRIAS GOVERNOS GOVERNOS USUÁRIOS USUÁRIOS CONSELHOS CONSELHOS DE CLASSE TODOS NÓS ! ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA “VOCÊ TAMBÉM É RESPONSÁVEL”!...

14 Assistência Farmacêutica Obrigado! marilia@sinagencias.org.br


Carregar ppt "Medicamento:Agente terapêutico ou mercadoria? Objetivo da apresentação: AS DIMENSÕES DO MEDICAMENTO NA SOCIEDADE BRASILEIRA. Marilia Coelho Cunha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google