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Organização de dados e representação gráfica Estatística Aplicada - Componente Prática.

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Apresentação em tema: "Organização de dados e representação gráfica Estatística Aplicada - Componente Prática."— Transcrição da apresentação:

1 Organização de dados e representação gráfica Estatística Aplicada - Componente Prática

2 Os dados brutos relativos a uma prova de “push up’s” são os seguintes Exemplo prático 635775 455893 327433 766545 923788 1. Identifique, justificando, o tipo de variável 2. Identifique, justificando, em que escala de medida está a variável 3. Ordene os dados da distribuição 4. Construa a respectiva tabela de frequências 5. Faça a respectiva apresentação gráfica

3 1.Variável quantitativa discreta 2.Igual diferença entre números corresponde igual diferença na quantidade do atributo médio (0 corresponde a ausência de atributo) 3.2, 2, 3, 3, 3, 3, 3, 3, 4, 4, 4, 5, 5, 5, 5, 5, 5, 6, 6, 6, 7, 7, 7, 7, 7, 8, 8, 8, 9, 9 Resolução Notação XiFiFiAcFrFrAc Xi – variável (discreta ou contínua) 2220.07 Fi – frequência absoluta 3680.200.27 FiAc – frequência absoluta acumulada 43110.100.37 Fr – frequência relativa 56170.200.57 FrAc – frequência relativa acumulada 63200.100.67 Ci – centro de classe 75250.170.84 83280.100.94 92300.071.01

4 FiAc

5 NOVO PROBLEMA Grupo A Grupo B 35013 56.558507051 52642 5554.560.56062.5 45062 58.554.5555456 13634 66.57068.563 5958646362.5 -Sugira um enunciado para cada uma destas séries simples 1. Identifique, justificando, os tipos de variáveis 2. Identifique, justificando, a escala em que as variáveis são apresentadas 3. Ordene os dados 4. Construa as respectivas tabelas de frequências 5. Calcule as frequências relativas e relativas acumuladas 6. Elabore os gráficos das frequências relativas e absolutas para cada um dos grupos

6 Resolução da variável contínua Mínimo – 50 Máximo - 70 Amplitude – 20 20 / 5 (classes) = 4 de amplitude por classe O último valor da distribuição é o Ci (da última classe), para que o intervalo aberto à direita o inclua XiFiFrFrAc 48-52 20.08 52-56 50.20.28 56-60 60.240.52 60-64 60.240.76 64-68 30.120.88 68-72 30.121 70 n=25 1ª Classe

7 Histograma 0 0.05 0.1 0.15 0.2 0.25 0.3 Xi Fr 48-5260-6468-7252-5656-6064-68

8 Não se utiliza esta forma de apresentar as FrAC FrAc 0 0.1 0.2 0.3 0.4 0.5 0.6 0.7 0.8 0.9 1 485256606468 Xi FrAc

9 Freq. rel Acumuladas 0 0.1 0.2 0.3 0.4 0.5 0.6 0.7 0.8 0.9 1 48525660646872 Xi FrAc

10 1. Valores da prova de salto em comprimentos (crianças do 1º ano do ensino básico) 2. Valores da FC de repouso em crianças do 1º ano do ensino básico Novo problema (o tratamento depende do enunciado) 85705065807565112 7611010096725811175 6569931067010670100 817110574721058086 60788110560899883 70836077100833568 73647661851009592 78627077727566102 1. Identifique o tipo de variável 2. Identifique a escala em que a variável é apresentada 3. Construa uma tabela de frequências 4. Elabore os respectivos gráficos Lei de Sturges K = nº classes N = nº de observações


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