A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS Profa. Lidiane Puntel Facco

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS Profa. Lidiane Puntel Facco"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS Profa. Lidiane Puntel Facco E-mail: lidianepfacco@gmail.com

2 Ementa Análise de Custos - conceito básico. Cursos Gerais de Produção. Predeterminação de Custos. Relação: Custos/ volume, lucro. Avaliação de desempenho e preços de transferências internas. Custos e lucros. Planejamento de lucro. Custo de decisões de produção.

3 Conteúdos 1. Conceitos Básicos 1.1 terminologia aplicada na contabilidade de custos 1.2 classificação dos gastos quanto às variações nos volumes de produção e vendas 1.3 classificação dos gastos quanto à forma de distribuição e apropriação aos produtos, centro de custos e resultados. 1.4 critérios de rateio 1.5 apuração do custo dos produtos e os departamentos 1.6 controle dos custos de produção 1.7 custos pra melhoria de processos e eliminação de desperdícios 1.8 auxilio na tomada de decisões gerenciais 1.9 custos para otimização de resultados

4 Conteúdos 2. Custos dos Produtos e dos Departamentos 2.1 conceito de departamentalização 2.2 centros de custos 2.3 vantagens de departamentalização das empresas: custos indiretos de fabricação-overhead 2.3.1 overhead por valor da mão-de-obra direta 2.3.2 overhead por hora de mão-de-obra direta 2.3.3 overhead pó hora produtiva por centro de custos 3. Custos Para Tomada de Decisões 3.1 sistema de custeio direto ou variável 3.2 exemplo comparativo de custeio direto/variável com custeio por absorção 3.3 relação custo/volume/lucro 3.4 margem e contribuição 3.5 análise do ponto de equilíbrio e do grau e alavancagem

5 Conteúdos 4. Sistema de Custeio Padrão 4.1 cenário atual dos negócios e suas implicações sobre o sistema de custeamento 4.2 as novas necessidades de informações gerenciais 4.3 vantagens do custeio padrão 4.4 definições e conceitos básicos 5. Custos para Otimização de Resultados 5.1 objetivos e metas empresariais 5.2 restrições internas e externas 5.3 definição de medidas.

6 Avaliação p 4 Trabalhos (aula/casa) e testes  p 4 p 6 Provas  p 6 Presença/participação.

7 Bibliogra fia BIBLIOGRAFIA BÁSICA: MEGLIORINI, Evandir. Custos Análise e Gestão. 2ª Ed. Pearson Prentice Hall, 2006. BEULKE, Rolando; Bertó, Dalvio José. Gestão de Custos. 1ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2008 PEREZ Jr, Jose Hernandez; Oliveira, Luis Martins de; Costa, Rogério Guedes. Gestão Estratégica de Custos. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2006 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: DOMINGOS, Reinaldo. Terapia Financeira. 1ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2008. SCHMIDT, Paulo; SANTOS, José Luiz dos; PINHEIRO, Paulo Roberto. Fundamentos de Gestão Estratégica de Custos. 23ª Ed. São Paulo: Atlas, 2006. WILEMAN, Andrew. A Gestão Estratégica da Redução de Custos. 1ª Ed. São Paulo: Campus, 2006.

8 Bibliogra fia Virtual

9

10 REVISÃO Administração de Custos

11 Sumário da aula 1.1 Terminologia aplicada na contabilidade de custos 1.2 Classificação dos gastos quanto às variações nos volumes de produção e vendas 1.3 Classificação dos gastos quanto à forma de distribuição e apropriação aos produtos, centro de custos e resultados. 1.4...

12

13

14 O custo é o gasto econômico que representa a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço. Ao estabelecer o custo de produção, é possível determinar o preço de venda ao público do bem em questão (o preço ao público é a soma do custo mais o lucro). Quantia, que se paga por uma coisa. Valor em dinheiro.

15 Etimologicamente, origina-se dos termos: latino COSTUS e o grego KOSTOS. Por analogia: É a quantidade que deve se dar ou pagar por alguma coisa.

16 Ainda... Tudo o que se refere a gasto econômico ou ao o que é a prestação de certo serviço. Os produtos em geral tem um custo que pode variar de acordo com a qualidade ou o tipo do mesmo.

17 CUSTOS OU DESPESAS ??? Contabilmente os custos integram diretamente o valor dos estoques, já as despesas são deduzidas do resultado apenas na Demonstração do Resultado do Exercício.Demonstração do Resultado do Exercício

18 Custo Custo é a soma dos gastos incorridos e necessários para a aquisição, conversão e outros procedimentos necessários para trazer os estoques à sua condição e localização atuais, e compreende todos os gastos incorridos na sua aquisição ou produção, de modo a colocá-los em condições de serem vendidos, transformados, utilizados na elaboração de produtos ou na prestação de serviços que façam parte do objeto social da entidade, ou realizados de qualquer outra forma.

19 Custo Desta forma, custo é o valor gasto com bens e serviços para a produção de outros bens e serviços. Exemplos: matéria prima, energia aplicada na produção de bens, salários e encargos do pessoal da produção.

20 Despesa Valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Exemplos: Materiais de escritório, Salários da administração.

21 Como diferenciar??? Os custos tem a capacidade de serem atribuídos ao produto final, despesas são de caráter geral, de difícil vinculação aos produtos obtidos. Se ainda restar dúvida, pergunte: Se hipoteticamente eu eliminar este gasto a produção ou obtenção de estoques seria diretamente afetada? Se a resposta for afirmativa trata-se de um custo, pois está vinculado a produção, caso contrário temos uma despesa.

22 Exemplo de aplicação: Gasto com propaganda e publicidade é custo ou despesa? Aplicando esta análise veremos que ao cortar gastos com publicidade e propaganda não teríamos alteração na produção de estoques, somente uma possível queda nas vendas. Portanto trata-se de uma despesa.

23 Quadro Comparativo: CustosDespesas Gastos de produção Gastos administrativos e de vendas Vinculados diretamente aos Produtos/Serviços Não se identificam diretamente à produção Gastos com o objeto de exploração da empresa (atividade-afim) Gastos em outras atividades não exploradas pela empresa (atividade meio)

24 Gasto: Compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro). Só existe gasto no ato da passagem para propriedade da empresa do bem ou serviço, ou seja, no momento em que existe o reconhecimento contábil da dívida assumida ou da redução do ativo dado em pagamento. Não se inclui, neste caso o custo de oportunidade ou os juros sobre o capital próprio, uma vez que estes não implicam a entrega de ativos.

25 Desembolso: Pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço.

26 Investimento: Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuros.

27 Perda: Bem consumido de forma anormal e involuntária. São itens que vão diretamente a conta de resultado, mas não representam sacrifícios normais ou derivados de forma voluntária das atividades destinadas à receita.

28 Exercício


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS Profa. Lidiane Puntel Facco"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google