A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saúde do Idoso. Docente: Alexander Quadros Discentes: Clarinês Cândido Luiz Alberto Severo Marcia Flores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saúde do Idoso. Docente: Alexander Quadros Discentes: Clarinês Cândido Luiz Alberto Severo Marcia Flores."— Transcrição da apresentação:

1 Saúde do Idoso

2 Docente: Alexander Quadros Discentes: Clarinês Cândido Luiz Alberto Severo Marcia Flores

3 O que é câncer de próstata Tumor,mais prevalente no homem.

4 Causa Perda do equilíbrio entre a proliferação e a morte celular programada geneticamente.

5 Fatores de risco Idade Histórico familiar Etnias Dieta Hormônios Vasectomia

6 Sinais Osteálgica Emagrecimento Anemia Linfidema Trombose venosa de membros inferiores Hidro nefrose e uremia Hemospermia Linfadenopatias Dispneia

7 Prevenção Alimentação pobre em gordura saturada Prevenir o uso de finaterida 5mg/dia

8 Sintomas Dificuldade para urinar, necessidade de urinar mais vezes dor óssea, quando mais grave infecção generalizada insuficiência renal.

9 Detecção Detecção precoce- diagnóstico em pessoas que apresentam sinais iniciais da doença. Rastreamento –aparentemente são saudáveis, exames de rotina toque retal e PSA.

10 Diagnóstico e tratamento feito pelo médico logo após ser detectado nos exames a existência da doença. por cirurgia, radioterapia e até observação vigilante em alguns casos, isso é o médico quem decide o tipo de tratamento.

11 Vídeo

12 Diagnostico de Enfermagem: Incontinência urinaria de urgência Definido por: perda involuntária de urina que ocorre imediatamente uma forte sensação de urgência para urinar Relacionado: Controle de infecção. Intervenção: Controle do ambiente; Segurança, Controle hídrico; Monitoração hídrica.

13 Câncer de Mama neoplasia mais freqüente entre as mulheres.

14 Prevenção amamentação, a prática de atividade física alimentação saudável manutenção do peso corporal ideal abstinência ao uso do álcool também é considerado fator protetor.

15 Faixa etária com mais de 65 anos de idade 30% dos casos entre as mulheres acima de 70 anos.

16

17 Tratamento Deve ser sempre individualizado, levando-se em conta as possibilidades, riscos e benefícios de cada intervenção.

18 Diagnostico de Enfermagem: Auto estima: Situacional Baixa Definido por: Desenvolvimento de percepção negativa sobre seu próprio valor em resposta a uma a situação atual Relacionado: Melhora da imagem corporal. Intervenção: Melhora da auto estima; Apoio emocional; Promoção da capacidade de resiliência.

19 Câncer de pele O que é? Como se desenvolve? Qual atinge mais os idosos? Detection of skin cancer

20 É uma desordem celular

21 O câncer de pele é o mais incidente de todos os tipos de câncer. E o câncer não-melanoma é o mais freqüente entre os idosos. http://oglobo.globo.com/fotos/2010/03/14/14_MHG_sp_idoso.jpg

22 causas Exposição ao sol sem proteção ao longo dos anos

23 Radiações: Ultra violeta (U.V A e B) responsáveis por lesar o interior das células, modificando-as Radiação A Radiação B não produz queimaduras na pele inflamação danosa que não é perceptível na pele. produz queimaduras na pele

24 Melanoma Apresenta capacidade de metástase, podendo espalhar se para órgãos. Fígado, Cérebro, Coração, Pulmões,

25 Câncer de pele mais comum Carcinoma Basocelular (CBC) Carocinho cor da pele. Carcinoma Espinocelular (CEC) Lesão com aparência seca. Melanoma Maligno Pinta acastanhada ou preta.

26 Prevenção Evite exposição ao sol das 10h às 16h. utilize sempre filtros solares com fator de proteção 15 ou mais, Usem também chapéus, guarda-sol e óculos escuros. E se abrigue na sombra

27 Curiosidade sobre protetor solar Proibir a palavra bloqueador solar. Classe de protetor químico e físico.

28 Triagem do melanoma A- assimetria B- bordas irregulares C- cor D- diâmetro E -elevação

29

30 Diagnóstico de Enfermagem: Integridade da pele prejudicada. Definido por: Epiderme e derme alterada. Relacionado ao Controle de sensibilidade periférica. Intervenção: Controle de prurido cuidado da pele e tratamento tópico. Cuidados na amputação redução do sangramento. Cuidado da pele local de enxerto.

31 Obrigado

32 REFEÊNCIAS FREITAS,Elizabete Viana. et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2013. Htt://www2.inca.gov.br/wps/connect/tipos de câncer/site/home/pele não melanoma. JOHNSON, Marion.et al. Ligações NANDA-NOC-NIC: condições clinicas: suporte ao raciocínio e assistência de qualidade. Rio Janeiro:Elsevire,2012.


Carregar ppt "Saúde do Idoso. Docente: Alexander Quadros Discentes: Clarinês Cândido Luiz Alberto Severo Marcia Flores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google