A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos canais chamados ductos.

4 CÂNCER DE MAMA Quando as células da mama passam a dividir-se de forma desordenada, um tumor maligno pode instalar-se principalmente nos ductos e mais raramente nos lóbulos.

5 CÂNCER DE MAMA É a maior causa de mortes entre as mulheres, principalmente na faixa de 40 a 69 anos, devido a maioria dos casos serem diagnosticados em estágios avançados.

6 FATORES DE RISCO Idade avançada; Menarca precoce; Menopausa tardia;
Gravidez depois dos 30 anos; Quando não ocorre gravidez; Histórico familiar; Etilismo; Tabagismo.

7 ESTÁGIOS DA DOENÇA Estágio 1: Fase inicial, tumor menor que 2 cm, não invade a área do seio. Estágio 2: Tumor de 2 a 5cm, atinge nódulos linfáticos da região axilar. Estágio 3: Maior que 5cm atinge nódulos linfáticos, axilares e tórax. Estágio 4: Afeta nódulos e atinge outros órgãos.

8 SINTOMAS Alterações na pele como abaulamentos ou retrações; Aspecto semelhante a casca de laranja; Secreção no mamilo; Nódulo (caroço) no seio e nas axilas;

9 DETECÇÃO PRECOCE Auto exame Exame clínico Hereditariedade

10 DETECÇÃO PRECOCE

11 DETECÇÃO PRECOCE Mamografia; Ultrassonografia.

12 DETECÇÃO PRECOCE A cada 100 mulheres 1 homem

13 PREVENÇÃO Amamentação,
prática de atividade física e alimentação saudável manutenção do peso corporal, Evitar o tabagismo, Evitar a ingestão de álcool

14 TRATAMENTO As formas de tratamento do câncer são:
-Tratamento local: cirurgia e radioterapia -Tratamento sistêmico: quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica

15 TRATAMENTO

16 CÂNCER NÃO É O FIM...

17

18 CÂNCER DO COLO DO ÚTERO:
O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, demora anos para aparecer. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas no exame preventivo. Por isso e importante a sua realização periódica.

19 FUNCÕES DO ÚTERO Produção de muco que auxilia a mobilização do esperma da vagina para o útero; Condução do sangue (menstruação) do útero a vagina; Na gestação o colo permanece fechado se abrindo no parto para dar passagem ao bebê.

20 CÂNCER DO COLO DO ÚTERO: O que é?
Uma alteração do colo, conhecido como tumor. A mulher não percebe, pois não tem sintomas. A medida que a doença avança pode surgir sangramento, corrimento ou dor vaginal.

21 EVOLUÇÃO

22 FATORES DE RISCO Tabagismo; Multiparidade; Múltiplos parceiros;
Baixa ingestão de vitaminas; Início precoce de relações sexuais; Uso de contraceptivos orais;

23 SINTOMAS Assintomática em alguns casos;
Sangramento vaginal, após relação sexual; Sangramento intermitente; Secreção de odor fétido; Dor abdominal associadas a alterações intestinais ou urinários, já em casos mais avançados.

24 PREVENÇÃO Uso de preservativos:

25 PREVENÇÃO Realização de exame preventivo anualmente,(Papanicolaou), que permite detectar lesões pré-invasivas ou mesmo invasivas, reduzindo o óbito por câncer de colo uterino em 70%.

26 O que você precisa saber para fazer o exame preventivo?
Não estar menstruada; Não ter relação sexual nas 24h que antecedem o exame; Não usar duchas íntimas ou medicamentos vaginais nas 24h que antecedem o exame; Não abandonar o serviço que realizou o exame, pois não adiantar fazer o exame e abandonar o resultado.

27 OBRIGADA!!!


Carregar ppt "CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google