A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXAME PAPANICOLAU.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXAME PAPANICOLAU."— Transcrição da apresentação:

1 EXAME PAPANICOLAU

2 Este exame previne o câncer de colo uterino
Este exame previne o câncer de colo uterino. Deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa ou não, pelo menos uma vez ao ano. Se o resultado do exame for negativo por três anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de 3 em 3 anos. Fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de colo de útero: início precoce da atividade sexual, número elevado de parceiros sexuais, multiparidade (ter tido vários filhos), antecedentes de doença sexualmente transmissível, imunodeficiência, hipovitaminoses (vit. A e C), tabagismo e falta de higiene pessoal.

3 O exame consiste na coleta de material do colo uterino para exame em laboratório. E deve ser realizado, pelo menos, uma semana antes da menstruação. Evitando-se realizar duchas vaginais, colocação de cremes vaginais e relações sexuais três dias antes do exame. 

4 O exame ginecológico completo consiste do exame e palpação das mamas e depois o exame de Papanicolau.

5 A eficácia do teste é consiste na detecção do vírus HPV e de outras doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.

6 O exame é feito na parte externa da vulva e depois se introduz um instrumento chamado especulo pelo canal vaginal para que se possa visualiza-lo e ao colo do útero (parte final do útero, do qual serão recolhidas as células para exame microscópico).

7 Visualização de estados de colo de útero
Colo do útero normal Colo do útero com cervicite

8 Colo do útero com inflamação

9 Bibliografias www.gineco.com.br . Acesso em: 25/04/2009.
Manual do Câncer: Falando sobre o Câncer. INCA. Divisão de Educação da Coordenação de Programas de Controle de Câncer (Pro-Onco). Rio de Janeiro Disponível em: < Acesso em: 25/04/2009. Ações de Prevenção Primária e Secundária no Controle do Câncer. INCA, 2007 Disponível em: < publicacoes/inca/acoes_cap3.pdf>. Acesso em: 25/04/2009.


Carregar ppt "EXAME PAPANICOLAU."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google