A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PELE 2012 Secretaria Municipal de Educação DESABES Secretaria Municipal de Saúde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PELE 2012 Secretaria Municipal de Educação DESABES Secretaria Municipal de Saúde."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PELE 2012 Secretaria Municipal de Educação DESABES Secretaria Municipal de Saúde

2 CÂNCER de PELE: RISCO e PROTEÇÃO Você sabe como se proteger as crianças?

3 ZZZ m CRIANÇAS: Cuidados redobrados! Sua pele é mais sensível e qualquer queimadura (bolhas) na infância multiplica as chances de ter câncer de pele na vida adulta.... ;

4 ZZZ m CRIANÇAS: Bebês >6 meses já podem usar filtro solar >2 anos pode ir a praia, sempre de chapéu, camiseta, óculos e filtro solar... ;

5 ESCOLAS podem estimular, ensinar e disciplinar medidas de proteção solar *as crianças se expõem 3x mais que os adultos e devem aprender a se proteger desde cedo!

6 CÂNCER de PELE: RISCO e PROTEÇÃO O EFEITO É CUMULATIVO. ATÉ OS 18 ANOS RECEBEMOS 80% DA DOSE DE RADIAÇÃO QUE CAUSARÁ CÂNCER NA VIDA ADULTA!

7 LAZER AO AR LIVRE Chapéu ou boné Óculos escuros Protetor labial Camiseta e bermuda ou outra roupa adequada

8 LAZER AO AR LIVRE Filtro FPS 15 ou +, 20 minutos antes da exposição Reaplicar o filtro solar a cada 3 horas e após banhos e esportes

9 TRABALHADOR AO AR LIVRE: Uniforme adequado Chapéu ou boné Óculos Filtro solar

10 BRONZEADO Fixação cultural e obsessão pública pelo bronze nas últimas décadas. Não é nada saudável, significa que a pele recebeu radiação solar demais. Ele logo desaparece, mas o dano fica.

11 BRONZEADO Lâmpadas de bronzeamento são fonte de UV 5x mais potentes que o sol do meio-dia! Foram proibidas pela ANVISA. Loção auto-bronzeadora é dihidroxiacetona e não serve como proteção à radiação.

12 CÂNCER de PELE: RISCO e PROTEÇÃO NÃO ABUSE DO SOL MESMO COM FILTRO SOLAR. NENHUM PRODUTO OFERECE PROTEÇÃO TOTAL: E NÃO PODE SER O ÚNICO MÉTODO!

13 CÂNCER de PELE: Você sabe quais são os tipos?

14 CÂNCER de PELE: RISCO e PROTEÇÃO TIPOS: CARCINOMA BASOCELULAR CARCINOMA EPIDERMÓIDE MELANOMA

15 CÂNCER de PELE: RISCO e PROTEÇÃO CARCINOMA BASOCELULAR CARCINOMA EPIDERMÓIDE Relacionados a exposição solar cumulativa ao longo da vida. > 50 anos de idade.

16 CÂNCER de PELE: RISCO e PROTEÇÃO CARCINOMA BASOCELULAR CARCINOMA EPIDERMÓIDE Várias formas de apresentação clínica, principalmente na região da face e pescoço.

17 CÂNCER de PELE: RISCO e PROTEÇÃO MELANOMA: Menos freqüente > MAIS GRAVE 35% dos pacientes tem <50 anos É o câncer mais comum <30 anos!

18 CÂNCER de PELE: RISCO e PROTEÇÃO MELANOMA: Relacionado à exposição solar intermitente (bolhas de queimadura) A história familiar >risco em até 8x. Pode ser fatal se não reconhecido e tratado precocemente.

19 CÂNCER de PELE: RISCO e PROTEÇÃO MELANOMA A - assimetria B - bordas irregulares C - coloração não homogênea D - diâmetro > 6 mm E - evolução

20 PROCURE MUDAR SEU COMPORTAMENTO ADOTANDO MEDIDAS AMPLAS DE PROTEÇÃO. E PROTEJA AS CRIANÇAS!

21 Foto reprodução – Veja, n. 36 SOL CAUSA ENVELHECIMENTO PRECOCE DA PELE

22 PROCURE O MÉDICO SE APARECER: QUALQUER LESÃO NOVA FERIDAS QUE NÃO CICATRIZAM SINAL CRESCER, SANGRAR OU MUDAR DE APARÊNCIA

23 PERCEPÇÃO DE RISCO Os raios solares UVA e UVB são invisíveis e imperceptíveis, mas os danos ao DNA da pele são sérios. Não arrisque sua pele!

24

25 UV INDEX 1 UV INDEX 2 UV INDEX 3 UV INDEX 4 UV INDEX 5 UV INDEX 6 UV INDEX 7 UV INDEX 8 UV INDEX 9 UV INDEX 10 UV INDEX 11


Carregar ppt "ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PELE 2012 Secretaria Municipal de Educação DESABES Secretaria Municipal de Saúde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google