A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Débora Duval Arcanjo. Pele A pele é o maior órgão do corpo humano, Tem a função de proteger o corpo contra o calor, a luz e as infecções é responsável.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Débora Duval Arcanjo. Pele A pele é o maior órgão do corpo humano, Tem a função de proteger o corpo contra o calor, a luz e as infecções é responsável."— Transcrição da apresentação:

1 Débora Duval Arcanjo

2 Pele A pele é o maior órgão do corpo humano, Tem a função de proteger o corpo contra o calor, a luz e as infecções é responsável por regular a temperatura do corpo, bem como pela reserva de água, vitamina D e gordura;

3 Verão no Brasil A incidência dos raios ultravioletas em latitudes próximos ao equador é bem mais intensa. O Brasil é um pais tropical Por isso temos que ficar atentos aos danos que o sol pode causa a nossa pele

4 Tipos de Raios Ultra Violetas Raios UVA Raio UVB Raio UVC

5 Raios UVA Possui intensidade constante durante todo o ano. Sua intensidade não varia muito ao longo do dia, sendo pouco maior entre 10 e 16 horas. Penetra profundamente na pele.

6 Raios UVA É o principal responsável pelo fotoenvelhecimento; Predispõe a pele ao surgimento do câncer; O UVA também está presente nas câmaras de bronzeamento artificial, em doses mais altas.

7 Raio UVB Os raios UVB são responsáveis pelos danos imediatos à pele, como: ressecamento, vermelhidão, queimaduras graves seguidas de formação de bolhas, descamação. Causa lesões precursoras do câncer de pele. A intensidade da radiação UVB varia durante o dia, é forte entre 10 e 16 horas, quando a temperatura é mais elevada.

8 Raio UVB Esses raios atingem a epiderme (camada externa da pele) Mas nem tudo é negativo o raio UVB é responsável pela síntese de vitamina D, indispensável na prevenção do raquitismo e da osteoporose.

9 Danos causados pelo sol Envelhecimento precoce Insolação Queimaduras Câncer de pele Danos aos olhos

10 Envelhecimento precoce A exposição crônica ao sol causa modificações na pele, um processo no qual as fibras elásticas da pele são destruídas. O fotoenvelhecimento deixa a superfície da cútis áspera, nodular, espessada, com inúmeras manchas e rugas profundas bem demarcadas.

11 Insolação Insolação é o conjunto de sintomas que acomete uma pessoa exposta por tempo prolongado ao sol. Os sintomas podem incluir intensa falta de ar, dor de cabeça, náusea e tontura, temperatura do corpo elevada;diarréia, pele quente, avermelhada e seca.

12 Câncer de Pele O câncer da pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicam-se de maneira desordenada dando origem a um novo tecido A pele exposta ao sol não se recupera. A exposição aos raios ultravioletas, mesmo sendo esporádica, é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer..

13 Câncer de Pele Os grupos de maior risco são os do fototipo com pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros

14 Como Identificar

15 Fique Atento Preste atenção em manchas ou feridas que nunca se cicatrizam, que continua crescendo apresentando coceira, sangramento ou dor; Na duvida procure um medico.

16 Danos aos olhos A exposição a radiação UV por curto período de tempo, pode provocar uma queimadura da córnea; Causando dor, vermelhidão, lacrimejamento, fotofobia e sensação de areia nos olhos. Já a exposição prolongada à radiação solar, mesmo com pequenas quantidades de radiação UV, aumenta a chance de desenvolvermos catarata, e lesões na retina (degenerações).

17 Cuidados com a pele Utilize protetor solar diariamente; Adquirir produtos que ofereçam proteção contra os raios UVA e UVB. Escolha o FPS adequado às características da sua pele. Em exposição ao sol, reaplique a cada duas horas na pele seca. Esta recomendação é válida mesmo para os produtos à prova d'água.. Não se exponha ao sol entre 10 da manhã e 4 da tarde, quando o nível da radiação UVB é mais alto.

18 Cuidados com a pele Não tente adquirir um bronzeado lindo logo no primeiro dia. A cor leva de 48 a 72 horas para aparecer. Proteja o couro cabeludo e os cabelos, usando sempre chapéu ou boné. Use óculos de sol sempre que estiver ao ar livre e certifique-se de que as lentes possuem proteção contra os raios UVA e UVB.

19 Dicas Em dias quentes é importante tomar bastante liquido, hidrate-se; Os alimentos com licopeno são ótimos para evitar o envelhecimento porque se trata de um antioxidante que age nas células; Coma bastante frutas e vegetais de cor vermelha e laranja.

20 Obrigado!!! Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar. (Autor desconhecido)

21 Referências BEZERRA, A. L. Q. et al. Ocorrência de eventos adversos relacionados a sondas em unidade de internação de um hospital universitário, Disponível em: Acesso em: 01 Dez BRASIL. Ministério da Saúde. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução - RDC nº 63, de 6 de julho de Disponível em: Acesso em: 02 Dez CINTRA, E. A, NISHIDE, V. M, NUNES, W. A. Suporte nutricional. In: Miranda AF, Brito S. Assistência de enfermagem ao paciente crítico. São Paulo, Atheneu; Cap.12, p DIAS, M. P.; CHAVES, L. A.; HOLANDA, R. G. Práticas de enfermagem na promoção e assistência à saúde bucal: uma experiência de acadêmicos de enfermagem do projeto higiene oral de pacientes hospitalizados, Disponível em: Acesso em: 01 Dez http://apps.einstein.br/sien/doc/anais_2010.pdf FUJINO, V.; NOGUEIRA, L.A.B.N.S. Terapia nutricional enteral em pacientes graves: revisão de literatura. Arq Ciênc Saúde. São Paulo, v.14, n. 4, p , Out/Dez JUNIOR, A. M. Cuidados com pacientes com sonda naso-enteral. Set Disponível em: Acesso em: 30 Nov http://www.medicinageriatrica.com.br/tag/sondas/ OLIVEIRA, A. C. et al. Sondagem nasoenteral: certificação do procedimento como estratégia de capacitação de enfermeiros pediatras, Disponível em: Acesso em: 29 Nov http://apps.einstein.br/sien/doc/anais_2010.pdf PAULA, N. C. D. M.; CARDOSO, V. H. S.; NETO, F. A. C. Papel do enfermeiro na nutrição. Minas Gerais, p


Carregar ppt "Débora Duval Arcanjo. Pele A pele é o maior órgão do corpo humano, Tem a função de proteger o corpo contra o calor, a luz e as infecções é responsável."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google