A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDAÇÃO DISSERTATIVA- ARGUMENTATIVA ENEM X UFRGS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDAÇÃO DISSERTATIVA- ARGUMENTATIVA ENEM X UFRGS."— Transcrição da apresentação:

1 REDAÇÃO DISSERTATIVA- ARGUMENTATIVA ENEM X UFRGS

2 Já sabemos que... Dissertar é falar/discorrer sobre algo. Argumentar é defender um ponto de vista. A Estrutura de uma redação é INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO. OK?

3 INTRODUÇÃO Ela precisa ser direta, simples e objetiva. Na teoria parece difícil, mas é mais simples do que parece. Tenha em mente o seguinte: 1) Todo o texto gira em torno da introdução que você elaborou; é nessa introdução que vamos dizer do que o texto vai falar. 2) O tamanho ideal de uma introdução é de 2 a 4 frases. 3) Em cada parágrafo posterior do desenvolvimento, devem ser defendidas as frases elaboradas na introdução. Vamos explicar isso com um exemplo para ficar mais claro.

4 Digamos que a introdução de uma redação sobre “Gravidez na adolescência” fosse: “O número de adolescentes grávidas, no Brasil, ainda é alarmante.Pode-se apontar como principais causas deste mal a falta de estrutura familiar e o descaso de alguns jovens”. Neste parágrafo, encontramos o tema e os argumentos que defenderão o ponto de vista do autor nos parágrafos de desenvolvimento.

5 Dica: a introdução pode ser desenvolvida a partir da seguinte pergunta sobre o tema - “o que eu penso sobre isso?”. Aproveitando o tema (gravidez juvenil): “Eu penso que a falta de base familiar e o descaso dos jovens contribuem para a grande incidência de casos”. Organizando esse pensamento e “passando” para o papel, temos o exemplo do slide anterior.

6 DESENVOLVIMENTO Seção da “redação” que requer conhecimento acerca do tema, uma vez que é nela que serão explicados os argumentos citados na introdução (um parágrafo para cada argumento). A missão do desenvolvimento é provar ao leitor o nosso ponto de vista. Fazemos isso com argumentos.

7 ATENÇÃO: Você sabe qual é a diferença entre uma redação e uma receita de bolo? Uma receita é cheia de frases soltas, enquanto que uma redação apresenta uma conexão entre elas. E o que precisamos fazer para evitar que nossa redação pareça uma receita? Utilizar os chamados nexos oracionais. Eles são as conjunções (mas, porém, portanto, etc.). Essas conjunções vão nos ajudar a manter o texto bem “costurado”, articulado.

8 “DESENVOLVENDO”... Considerando o mesmo tema da INTRODUÇÃO, vamos desenvolver o primeiro argumento. A pergunta seria: “Por que a falta de estrutura familiar é um dos responsáveis pelo índice de adolescentes grávidas”? Resposta: Muitos jovens, por não ter uma base familiar sólida, iniciam a vida sexual sem o mínimo de informação. Isso resulta na prática sem a devida proteção, resultando, entre outros males, na gestação não planejada. Corroborando essa informação, pesquisas apontam que a maioria das adolescentes grávidas são de famílias cuja renda é inferior a dois salários mínimos, o grau de instrução dos pais é básico e o relacionamento entre eles é pouco amistoso.

9 Respondida a primeira questão, basta repetir o processo para desenvolver o segundo argumento (descaso dos jovens). Importante que os argumentos tenham uma base sólida. Isso dá credibilidade ao autor.

10 CONCLUSÃO A conclusão, ao contrário do que muitos pensam, não é lugar de simplesmente repetir o que já foi dito. Ela precisa ser um fechamento que acrescenta algo ao texto. Pode ser uma retomada da discussão, mas de uma forma inovadora, que não se limita a repetições. Pode também ser usada para fazer advertências, uma análise crítica do tema discutido ou, até mesmo, fazer sugestões, caso o tema trate de um problema social, por exemplo. Uma coisa precisa ser lembrada sempre: conclusão não é lugar para novos argumentos. Muito cuidado com isso! Os argumentos devem estar no desenvolvimento.

11 CONCLUINDO: “Enfim, mesmo considerando que base familiar é um quesito complicado na hora de avaliar o tema da gravidez juvenil, observa-se que o diálogo na busca por informações e um pouco de responsabilidade na “hora do bem bom” são ações que podem contribuir para diminuir tal número no Brasil”.

12 ENEM Saiba que o ENEM cobra cinco competências do candidato na prova de redação: 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 2: Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

13 As propostas de redação do ENEM, normalmente, apresentam temas que cobram posição favorável ou desfavorável e uma possível solução para o questionamento. As propostas sempre vêm acompanhadas de “textos-base”, de onde o candidato pode tirar informações para sua produção. Título e máximo de 30 linhas.

14 UFRGS O que é imprescindível Abordagem do tema – Deve evidenciar a compreensão do tema proposto. Definição do ponto de vista – Indica o rumo da reflexão inerente a um texto de caráter dissertativo. Contextualização do assunto – Mostra a reflexão articulada sobre dados da realidade, referências a fontes de informação diversificadas, citações, paráfrases ou alusões respondem pela abrangência de uma redação de natureza dissertativa. Estruturação – É a divisão hierárquica das partes que compõem o texto e a organização das frases e parágrafos, conferindo progressão e unidade à redação. Linguagem – Seleção e utilização adequada, conveniente e apropriada do vocabulário, dos processos de coordenação e subordinação, dos recursos de pontuação, das estruturas da língua escrita padrão e das convenções ortográficas (serão aceitas as novas regras da ortografia).

15 A prova da Federal solicita Título e sugere uma produção entre 30 e 50 linhas. Como a do ENEM, oferece textos-base para o candidato. Exige uma interpretação do tema, um ponto de vista e uma boa argumentação para defender tal ponto. Na relação com o ENEM, a banca é mais rigorosa. Os temas são sempre um mistério.

16 FONTES www.comofazerumaboaredacao.com www.passenaufrgs.com.br www.sisutec.com.br www.cabecadoprof.com.br

17 OBRIGADO PELA AUDIÊNCIA!


Carregar ppt "REDAÇÃO DISSERTATIVA- ARGUMENTATIVA ENEM X UFRGS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google