A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Polo Municipal Ramiro Noronha PROJETO BLOG COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO- JORNAL ONLINE Elton Marçal da Mota.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Polo Municipal Ramiro Noronha PROJETO BLOG COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO- JORNAL ONLINE Elton Marçal da Mota."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Polo Municipal Ramiro Noronha PROJETO BLOG COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO- JORNAL ONLINE Elton Marçal da Mota

2 Justificativa O Hoje torna-se obvia a necessidade da existencia de um “espaço” onde qualquer individuo da Comunidade Educativa possa usufruir do contato, adaptação a conteúdos e conhecimentos ministrados, assim como atividades realizadas na escola. Logo, nesta aproximação à escola é imprescindível a utilização das Novas Tecnologias – TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). O Assim esta proposta visa dar continuidade ao Informativo RN – Informativo da Escola Ramiro Noronha – este impresso uma vez a cada ano letivo. O Jornal Online, diferentemente do Informativo, se dará a cada bimestre no primeiro ano letivo e a cada mês no ano letivo subsequente através de BLOG dado que este formato permite dar respostas às multiplas dificuldades inerentes aos problemas identificados na escola, como por exemplo, a dificuldade na escrita da lingua portuguesa devido aos alunos serem oriundos da fronteira Ponta Porã-MS (BR) / Pedro Juan Caballero – Amambay (PY). O É através da leitura que se pode estabelecer um canal de comunicação que enfoca diversos temas, ampliando os raios de conhecimentos em todos os âmbitos do regime escolar. A leitura proporciona prazer, cria mecanismos que permitem decifrar idéias e opiniões diversas. Transporta o leitor ao mundo da palavra escrita e de imagens de um código que vem sendo construído ao longo da história da linguagem humana. O O jornal é uma mídia de fácil acesso e manuseio, que pode proporcionar um excelente resultado, desde que seja trabalhado de forma correta e com objetivos claros e concretos. O projeto proposto visa demonstrar ao alunos que através de uma mídia simples ele poderá ter informações de diversos campos da sociedade que o circunda no âmbito global, regional e local.

3 Objetivo Geral O Estimular a criatividade do educando através de leituras e montagem do jornal escolar virtual. O Desenvolver o interesse pela leitura, valorizando-a como fonte de informação e de educação.

4 Objetivo Específico O Reconhecer e identificar as partes que compõem o jornal e como fonte de informações diária. O Oportunizar momentos para que o aluno venha a produzir fragmentos de determinadas matérias de jornal. O Diferenciar as tipologias da mídias. O Conectar o aluno com acontecimentos locais e atualidades. O Apreciar a leitura, estabelecendo identificações, exercitando a fantasia e a imaginação, conhecendo outros lugares, tempos e costumes diferentes dos seus e de sua comunidade. O Divulgar as atividades desenvolvidas no âmbito escolar. O Incentivar e promover a participação dos alunos no jornal. O Promover a comunicação online entre todos os membros da Comunidade Escolar, através de comentários. O Promover apresentação dos resultados do Jornal Online mensalmente ao público escolar. O Promover a leitura crítica e analítica dos alunos e maior proximidade com o veículo jornal. O Promover a utilização do jornal como veículo de formação de cidadania. O Promover a cultura literária e jornalística na escola. O Fornecer informação antecipada sobre as diversas atividades provistas no Calendário Cultural da escola.

5 Metodologia e estratégia de ação O 1- Para que os alunos comecem a trabalhar com jornais educativos dever-se-á identificar como funciona um jornal, ou seja, os alunos serão levados ao jornal local para conhecer como funciona na sua elaboração, as partes de um jornal o qual será agendado um dia junto com a coordenação. O 2- Em um dia da semana os alunos terão que trabalhar na elaboração do jornal obedecendo as etapas, então será pedido que eles tragam os recursos didáticos (Livros didáticos, computador, impressora, jornais atualizados, revistas, vídeos, câmera digital, gravador, sulfite) tudo já prontos. O 3- Organizados em grupos de no máximo 3 alunos, cada equipe será responsável por uma coluna. O 4- Nesse dia da semana os alunos já deverão trazer as matérias para os jornais já prontos, já escritos, as fotos, com as colunas de cada disciplina, atualidades, charges, signos, avisos, recados, noticias, etc. O 4- Na sala de aula só será dadas mais algumas ajustadas na montagens do jornal e tiradas algumas dúvidas. O 5-A professora de português, espanhol e cidadania também ajudarão os alunos em suas aulas na correção do jornal. O 6- O conteúdo do jornal (pronto)será divulgado através do BLOG, ou seja, de maneira virtual e será atualizado de acordo com as atividades implementadas, atividades previstas no calendário cultural, projetos escolares e o PPP. O 7-O Informativo Final impresso da escola será distribuído apenas a algumas instituições locais definidos pela coordenação e Direção da escola. O 8-Em todas as atividades será utilizados os recursos das mídias para o desenvolvimento das atividades do projetos.

6 Cronograma O O jornal se dará como inicio do mês de março de 2011 e vai até o termino do ano letivo do mesmo ano (dezembro 2011)

7 Recursos ( aplicativos / ferramentas utilizadas) O Computador ligados a Net (STE), jornais locais atualizados, revistas, vídeos, câmera digital, gravador, Data Show e Pen Drive.

8 Avaliação O Tudo será registrado e avaliados de acordo com a participação e a realização das pesquisas e atividades propostas no decorrer do projeto, e ainda, avaliação através do número de visitas ao Blog, número de comentários aos artigos publicados e número de artigos/conteúdos publicados. O Além disso, a avaliação do projeto “Jornal On- line” será realizada em função dos indicadores inicialmente comentados e deverá deguir a metodologia de reajustamento quando for observada a necessidade.

9 Bibliografia O BLISKSTEIN, Izidoro. Técnicas de Comunicação Escrita. São Paulo: Ática, 1997. O PARÂMETROS Curriculares Nacionais. Ensino Médio.Brasília: MEC, 2000. O Dom Bosco, 1993. O RANGEL, Mary. Dinâmica de Leitura para sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1999. Jornal Mundo Jovem. Porto Alegre, 2003.

10 Web bibliografia O http://www.webartigos.com/articles/48588 9/1/leitura-e-interpretacao-de- texto/pagina12.html http://www.webartigos.com/articles/48588 9/1/leitura-e-interpretacao-de- texto/pagina12.html O www.comcultura.org.br www.comcultura.org.br O www.jornalescolar.org.br www.jornalescolar.org.br O www.clubedojornal.org.br www.clubedojornal.org.br

11 Imagens do projeto


Carregar ppt "Escola Polo Municipal Ramiro Noronha PROJETO BLOG COMO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO- JORNAL ONLINE Elton Marçal da Mota."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google