A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA URINÁRIO Prof. Carlos Ciências – 8º ano. EXCREÇÃO Descarte de resíduos e do excesso de água e sais minerais por meio do suor e, principalmente,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA URINÁRIO Prof. Carlos Ciências – 8º ano. EXCREÇÃO Descarte de resíduos e do excesso de água e sais minerais por meio do suor e, principalmente,"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA URINÁRIO Prof. Carlos Ciências – 8º ano

2 EXCREÇÃO Descarte de resíduos e do excesso de água e sais minerais por meio do suor e, principalmente, da urina. A excreção ajuda a manter constante a composição química do organismo e a pressão arterial. NÃO CONFUNDA EVACUAÇÃO COM EXCREÇÃO!!!

3 SISTEMA URINÁRIO HOMEOSTASE

4 Os órgãos do sistema urinário Sistema urinário = rins + vias urinárias

5 RIM Órgãos pares, medindo 12cm; Filtram o sangue, extraindo resíduos tóxicos; Reabsorvem para o sangue as substâncias aproveitáveis.

6 RIM Artéria renal: leva sangue arterial para o rim; Veia renal: sai do rim, retirando sangue venoso desse órgão; Partes do rim: córtex renal (onde se encontram os NÉFRONS), medula renal (contém TUBOS COLETORES DE URINA), pelve renal (leva a urina aos ureteres).

7 Vias urinárias Ureteres - tubos medindo cerca de 28cm, conduzem urina dos rins à bexiga; Bexiga urinária - bolsa muscular que armazena urina até ser expelida; Uretra - canal que leva a urina ao exterior. No homem, 18 cm, na mulher, 6 cm.

8 Resumindo até aqui... A urina sai dos rins, passando para os ureteres. A urina é formada nos rins. A urina é armazenada temporariamente na bexiga urinária. Por último, a urina é expelida para o meio externo através da uretra. 1 2 3 4

9 Composição da urina humana A urina é o produto da filtração do sangue e é composta de várias substâncias: água, sais minerais, ureia e ácido úrico; O principal resíduo nitrogenado da urina é a ureia. A urina é um líquido amarelado, transparente, claro e ligeiramente ácido; O homem elimina diariamente cerca de 1 litro a 1,5 litros de urina.

10 Formação da urina FILTRAÇÃO: Diversas substâncias (água, sais minerais, glicose, aminoácidos, ureia) saem do sangue (glomérulo renal) e caem na cápsula glomerular, O líquido que foi filtrado do sangue passa para o túbulo renal. REABSORÇÃO: As substâncias úteis são reabsorvidas (voltam para o sangue) ao longo dos túbulos renais. SECREÇÃO: As substâncias que não foram filtradas inicialmente são eliminadas do plasma sanguíneo. Filtrado substâncias úteis ao organismo: substâncias tóxicas ao organismo : água, glicose, vitaminas, aminoácidos e sais minerais. ureia e ácido úrico. contém

11 Formação da urina Substâncias tóxicas ou residuais (ureia, ácido úrico, excesso de sais minerais, um pouco de água) permanecem no interior dos túbulos renais, formando a urina; A urina formada é lançada nos cálices renais, que se fundem numa cavidade maior, a pelve renal; Da pelve renal a urina segue para os ureteres e estes conduzem a urina até a bexiga, local de armazenamento até a eliminação para o meio externo pela uretra.

12 Formação da urina

13 Vocês já ouviram falar em “pedras nos rins”? Curiosidade... Cálculos renais são grãos ou pedras que se formam por causa da cristalização de certos sais minerais concentrados em nosso organismo. Alojam-se nos rins, nos ureteres ou na bexiga urinária, e causam dores agudas. É preciso beber muita água. Quando a pedra for grande e não puder ser eliminada pela uretra, é preciso fazer uma cirurgia ou um tratamento adequado para quebrá-la. Cálculos renais são grãos ou pedras que se formam por causa da cristalização de certos sais minerais concentrados em nosso organismo. Alojam-se nos rins, nos ureteres ou na bexiga urinária, e causam dores agudas. É preciso beber muita água. Quando a pedra for grande e não puder ser eliminada pela uretra, é preciso fazer uma cirurgia ou um tratamento adequado para quebrá-la.

14 Vamos falar sobre hemodiálise.. Em algumas pessoas, o trabalho de “purificação” do sangue realizado pelos rins é deficiente e, por isso, elas precisam se submeter periodicamente à hemodiálise. Assim o sangue vai sendo retirado e “purificado” num aparelho que atua como um “rim artificial”. Depois que o aparelho retira os resíduos do sangue, ele é devolvido “limpo” para o indivíduo.

15 Esquema representativo do circuito de hemodiálise. O sangue é retirado do paciente por um acesso venoso e impulsionado por uma bomba até o filtro, sendo então devolvido ao paciente. Máquina de hemodiálise Imagem B: Moscvitch / Creative Commons 3.0 Não Adaptada


Carregar ppt "SISTEMA URINÁRIO Prof. Carlos Ciências – 8º ano. EXCREÇÃO Descarte de resíduos e do excesso de água e sais minerais por meio do suor e, principalmente,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google