A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANATOMIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANATOMIA."— Transcrição da apresentação:

1 ANATOMIA

2 SISTEMA URINÁRIO É UM CONJUNTO DE ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA FILTRAÇÃO DO SANGUE E PELA ELIMINAÇÃO DOS RESÍDUOS SOB A FORMA DE URINA.

3 REGULAÇÃO DOS NÍVEIS IÔNICOS (Na+, K+, Ca+ e CL) NO SANGUE;
REGULAÇÃO DO VOLUME E DA PRESSÃO DO SANGUE; REGULAÇÃO DO Ph SANGUÍNEO; PRODUÇÃO DE HORMÔNIOS (CALCITRIOL E ERITROPOIETINA) EXCREÇÃO DE RESÍDUOS (AMÔNIA, URÉIA, BILIRRUBINA, CREATININA, ÁCIDO ÚRICO).

4 OS RINS E A PELE CONTRIBUEM PARA SÍNTESE DE CALCITRIOL, A FORMA ATIVA DA VITAMINA D
OS RINS REALIZAM A GLICONEOGÊNESE (SÍNTESE DE GLICOSE A PARTIR DE CERTOS AMINOÁCIDOS E DE ÁCIDO LÁCTICO), FORNECENDO A GLICOSE PARA A PRODUÇÃO DE ATP NOS NEURÔNIOS, ESPECIALMENTE DURANTE O JEJUM OU FOME OS RINS E OS PULMÕES COOPERAM NO AJUSTE DO Ph DOS FLUIDOS CORPORAIS.

5 OS RINS AJUDAM A SINTETIZAR CALCITRIOL QUE É NECESSÁRIA PARA A ABSORÇÃO DO CÁLCIO DA DIETA ALIMENTAR. OS RINS PARTICIPAM NA SINTESE DO CALCITRIOL LIBERANDO ERITROPOIETINA, HORMÔNIO QUE ESTIMULA A PRODUÇÃO DE HEMÁCIAS (ERITRÓCITOS). AUMENTANDO OU DIMINUINDO A REABSORÇÃO DE ÁGUA FILTRADA DO SANGUE, OS RINS AJUDAM A AJUSTAR VOLUME E A PRESSÃO SANGUINEA.

6 OS RINS AJUDAM A AJUSTAR O VOLUME DE LIQUÍDO INTERSTICIAL E DA LINFA
OS RINS AJUDAM A AJUSTAR O VOLUME DE LIQUÍDO INTERSTICIAL E DA LINFA. A MICÇÃO LAVA OS MICRÓBIOS DA URETRA. OS RINS AUXILIAM A AJUSTAR OS NÍVEIS DE CÁLCIO E FOSFATO NO SANGUE, NECESSÁRIOS PARA FORMAR A MATRIZ ÓSSEA. OS RINS AJUDAM A AJUSTAR O NÍVEL DE CÁLCIO NO SANGUE, NECESSÁRIO PARA A CONTRAÇÃO DOS MÚSCULOS.

7 NOS HOMENS, A PORÇÃO DA URETRA QUE SE ESTENDE ATRAVÉS DA PRÓSTATA E DO PÊNIS É A VIA DE PASSGEM TANTO PARA O SÊMEN QUANTO PARA A URINA

8 OS RINS SÃO ÓRGÃOS PARES EM FORMA DE GRÃO DE FEIJÃO QUE POSSUEM APROXIMADAMENTE 12CM DE COMPRIMENTO, 6CM DE LARGURA E 3CM DE ESPESSURA; ELES ESTÃO SITUADOS DE CADA LADO DA COLUNA VERTEBRAL, NA REGIÃO LOMBAR, JUNTO À PAREDE POSTERIOR DO ABDOME;

9

10 PIRÂMIDE RENAL OU DE MALPIGHI
BASE

11 NÉFRON BASE UNIDADE FUNCIONAL DO RIM FORMADORA DE URINA;
POSSUI EM CADA RIM CERCA DE 1 MILHÃO DE NÉFRONS

12 URETER BASE TUBO MUSCULAR DE APROXIMADAMENTE 25 cm DE COMPRIMENTO;
POSSUIMOS UM PARA CADA RIM; UNIDADE DE PASSAGEM DA URINA DO RIM ATÉ A BEXIGA URINÁRIA; ÁPICE

13 BEXIGA URINÁRIA BASE É UM ÓRGÃO CAVITÁRIO UTILIZADO PARA O ARMAZENAMENTO TEMPORÁRIO DE URINA; LOCALIZADO NA CAVIDADE PÉLVICA; TEM CAPACIDADE NORMAL EM TORNO DE 700ml A 800 ml.

14 BASE BEXIGA FEMININA BEXIGA MASCULINA ÁPICE

15 MÚSCULO DETRUSOR BASE ÁPICE

16 BASE ÁPICE

17 BASE ÁPICE

18 BASE Músculo Esfíncter Forte Músculo Esfíncter Fraco ÁPICE

19 URETRA BASE A URETRA É UM TUBO QUE CONDUZ A URINA DA BEXIGA PARA O MEIO EXTERNO; SENDO REVESTIDA POR MUCOSA QUE CONTÉM GRANDE QUANTIDADE DE GLÂNDULAS SECRETORAS DE MUCO; ELA SE ABRE PARA O EXTERIOR ATRAVÉS DO ÓSTIO EXTERNO DA URETRA. ÁPICE

20 URETRA FEMININA NA MULHER A URETRA É MAIS CURTA, MAIS RETA E MEDE EM TORNO DE 4CM DE COMPRIMENTO.; ELA SE ESTENDE DO COLO DA BEXIGA ATÉ O VESTÍBULO DA VAGINA.

21 URETRA MASCULINA É MAIS LONGA, MAIS SINUOSA E MEDE EM TORNO DE 20CM DE COMPRIMENTO; ELA SE ESTENDE DO COLO DA BEXIGA ATÉ O ÓSTIO EXTERNO DA URETRA, QUE FICA NA GLANDE DO PÊNIS; APRESENTA TRÊS PARTES: A PROSTÁTICA; A MEMBRANÁCEA; E A ESPONJOSA.

22 A URINA DE 1 A 2L DE ÁGUA POR DIA ELIMINA-SE DE 200 A 400ML;
É FORMADA PELO EXCESSO DE LÍQUIDO E SAIS MINERAIS QUE AO SER ELIMINADO CONTRIBUEM PARA A HOMEOSTASE; DE 1 A 2L DE ÁGUA POR DIA ELIMINA-SE DE 200 A 400ML; SÃO EXCLUÍDOS OS ELETRÓLITOS (SÓDIO, POTÁSSIO, CLORETO, BICARBONATO E OUTROS); PRODUTOS FINAIS DO METABOLISMO PROTEICO (ÚREIA, CREATININA, FOSFATO E SULFATO);


Carregar ppt "ANATOMIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google