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METODOLOGIA DO ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS Apresentado por Carlos Alberto da Silva.

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1 METODOLOGIA DO ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS Apresentado por Carlos Alberto da Silva

2 Handebol

3 Caracterização O desenvolvimento de diferentes modalidades desportivas, tem sido influenciado por diferentes correntes do pensamento e pelos conhecimentos provenientes de múltiplas disciplinas científicas. A didática praticada nos desportos coletivos, desde de 1960 até os dias de hoje é formal e mecanicista de soluções pré-estabelecidas. Uma aula tem a seguinte abordagem: 1ª. Parte- aquecimento, 2ª. Parte-principal (onde são abordados os gestos específicos da atividade considerada, através de situações simplificadas, com ou sem oposição), e 3ª. Parte-em função do tempo utiliza-se formas jogadas (jogos reduzidos ou jogo formal). GRAÇA, OLIVEIRA, 1994

4 Caracterização Os Métodos de Ensino relacionados á aprendizagem de desportes coletivos priorizam a desenvolver a técnica. Segundo essa metodologia não é possível jogar sem o domínio dos fundamentos, onde depois dos fundamentos passam-se ao jogo formal, e depois, ao ensino aprendizagem da tática. a literatura mostra que os jogos desportivos coletivos à diferentes formas de ensiná-los, decorrentes de diversas interpretações e devido à influência de várias correntes e períodos históricos. SAAD, 2002 GRAÇA, OLIVEIRA, 1995

5 Caracterização Ao longo dos anos diferentes metodologias de ensino foram utilizadas no processo de ensino dos jogos desportivos coletivos. Algumas foram e ainda estão sendo mais aplicadas nesse processo, dentre elas, destaca-se: Metodologia Tradicional Metodologia da Série de Exercício Metodologia de Série de Jogos Metodologia Crítico-Emancipatória Metodologia Estruturalista

6 Metodologia Tradicional Ela favorece a prática inconsciente da atividade, levando o aluno a automatização do gesto esportivo, devido ao número excessivo de repetições 1. O processo de ensino-aprendizagem divide-se em três momentos quanto ao método empregado: global, parcial ou misto 2. Em um primeiro momento ensina-se a ação técnica (método parcial) Em um segundo momento ensina-se a ação tática (método misto) E num terceiro momento procura-se juntar os fundamentos técnicos e táticos no jogo propriamente dito (método global) Utiliza-se nas aulas as mais diversas formações: colunas, fileiras ou pequenos grupos. 1.FERREIRA, 1984 2.SAAD. 2002

7 Metodologia Tradicional As ações são centralizadas no professor, onde ele tem o controle da aula, onde há fragmentação dos elementos do jogo. A avaliação é realizada pelo professor através da comparação entre os grupos. A vantagens desse método são: a facilidade na aprendizagem da técnica, na organização e planejamento da aula devido a diversidade de educativos. A desvantagem é a aula ser monótona, devido ao número de repetições altos, onde a abordagem técnica inibe as situações reais de jogo, além de privilegiar os mais aptos. FERREIRA, 1984

8 Metodologia de Série de Exercícios É também conhecida como método analítico. Caracteriza-se pelo ordenamento de exercícios que estão regidos pelos princípios metodológicos: Do conhecido para o desconhecido = das partes ao todo Do difícil para o fácil = diminuição da ajuda Do simples para o complexo = aproximação gradativa Divisão do movimento em fases funcionais GRECO, 1998

9 Metodologia de Série de Exercícios Nesta metodologia compreende-se uma série de formas de exercícios na metodologia do jogo, organizada segundo pontos de vista metodológicos 1. Seu objetivo é que a criança aprenda a técnica de movimentos para poder atuar no jogo 2. Através das formas simplificadas da técnica do jogo, aperfeiçoado gradativamente e valendo-se de uma infinita combinação de exercícios metodológicos, consegue-se o domínio necessário das técnicas para poder jogar 2. 1.DIETRICH, DÜRRWÄCHTER, SCHALLER, 1984 2.SAAD, 2002

10 Metodologia de Série de Exercícios Há duas desvantagens: A primeira é quanto aos exercícios realizados para a correção da técnica, onde a seqüência metodológica dos exercícios analíticos melhora a técnica, porém, quando a criança procura transpor as ações do jogo, é sobrecarregada pela quantidade de tarefas de percepção e tomada de decisões. A segunda é com relação a visão negativa da metodologia analítica, em que os isolamento das partes deixa sem efeito a dramaticidade do jogo, o que faz com que se perca a motivação para a aprendizagem. SAAD, 2002

11 Metodologia de Série de Jogos É a mais importante série metodológica no conceito recreativo do jogo esportivo 1. Esta metodologia surge em contraposição à idéia mecanicista 2. A série de jogos é utilizada com a intenção de possibilitar conhecimentos básicos do jogo final com a ajuda de membros isolados da série e, assim, desenrolar pouco a pouco o jogo complexo. 1. DIETRICH, DÜRRWÄCHTER, SCHALLER, 1984 2. SAAD, 2002

12 Metodologia de Série de Jogos Na série de jogos os praticantes aprendem jogando o correto comportamento tático como indivíduos e como membros de uma equipe, onde conhecerão as regras do jogo. Seu objetivo é resgatar os valores positivos da metodologia analítica aliada ao método do confronto direto. Sua maior vantagem é jogar desde o princípio. Mas, alenta construção do jogo, através da seriação dos jogos, constitui a grande desvantagem desta metodologia. SAAD, 2002

13 Metodologia Crítico- Emancipatória Nesta metodologia, além de ensinar os esportes na educação física escolar pelo simples desenvolvimento de habilidades e técnicas, deverá ser incluído conteúdo de caráter teórico-prático, que além de tornar o fenômeno esportivo mais transparente, permite aos alunos melhor organizar a sua realidade de esporte, movimentos e jogos de acordo com as suas possibilidades e necessidades. Os alunos interagem na aula, não somente na realização das atividades mas também na elaboração das mesmas, podendo haver mudanças nas regras, na forma e na maneira de desenvolvê-las na prática. Estarão repensando a prática, utilizando-se de argumentos que os farão pensar para depois agir e, conseqüentemente, mudar. KUNZ, 1994

14 Metodologia Crítico- Emancipatória Por isso, o conteúdo para o ensino dos esportes não pode ser apenas prático. A realidade do esporte deve deves em quando ser problematizada para tornar transparente o que ela é, e saber decidir sobre o que ela poderia ser. KUNZ, 1994

15 Metodologia Estruturalista Tem como principal característica a realização de modificações estruturais no jogo, que reduzem sua complexidade (simplificação das regras, número de jogadores, modificação do espaço de jogo, etc.) 1. Mesmo com essas modificações, os objetivos e elementos essenciais do jogo são conservados 1. Seu objetivo consiste em desenvolver no praticante disponibilidade motora e mental, que transcenda largamente a simples automatização de gestos e se centre na assimilação de regras de ação e princípios de gestão do espaço de jogo, assim como de formas de comunicação entre os jogadores 2. 1.SAAD, 2002 2.GARGANTA, 1995

16 Metodologia Estruturalista Suas vantagens, são que as ações técnicas e táticas são compreendidas desde o início do processo de ensino-aprendizagem. As atividades apresentam desafios, possibilitando que o aprendiz tenha participação direta na resposta (execução da tarefa) e desenvolver a sua capacidade de jogo. A principal desvantagem é que o processo de ensino-aprendizagem é mais lento. Além disso, as montagens da atividade dependerá da experiência de ensinar. SAAD, 2002

17 Ciclos de Desenvolvimento Profissional Além de se escolher a metodologia que mais se enquadre a sua realidade, justamente, para sabermos utiliza-la e qual utilizar, todo profissional deve participar em programas de formação continuada, afim de buscar atualização e aperfeiçoamento profissional. Assim, o percurso profissional é marcado por acontecimentos positivos e negativos, marcando a passagem de uma etapa para outra, ocasionando o surgimento de estágios ou ciclos de desenvolvimento profissional.

18 Ciclos de Desenvolvimento Profissional Os Ciclo de Desenvolvimento Profissional compreendem as perspectivas de crescimento profissional (que compreende o crescimento individual), profissionalização (que é resultado do processo de aquisição de competência, eficácia de ensino e da organização do processo de ensino- aprendizagem) e a socialização profissional ou a socialização do professor (que é a adaptação do professor com seu meio profissional em termos normativos e interativos). GONÇALVES apud FARIAS, 2000


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