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Filosofia Prof. Ms. Paulo Dias. Cristianismo: público x privado.

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1 Filosofia Prof. Ms. Paulo Dias

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6 Cristianismo: público x privado

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9 Modernidade, Ética e Política

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12 Sociedade Civil e Estado

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14 Ética e Política

15 Ética, Política, Liberdade, Igualdade

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22 A formaçao do Estado nacional - desvinculada da mora e da religião

23 -Também defendido por Loke e Rousseau que se opõem ao direito divino dos reis, introduzindo a proposta das políticas do liberalismo burguês

24 - configurou-se o Estado moderno - fazer aplicar as leis - recolher impostos - cunhar moeda - ter exército -Monopólio legitimo da força A Itália dividida: Maquiavel

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26 - pessoa sem escrúpulos, traiçoeira, astuciosa; - para atingir seus FINS usa de má fé enganando com sutileza e manipulação

27 - 1- ação do príncipe na Itália dividia, o poder deve ser conquistado e mantido, para tanto justifica-se o pode absoluto; - 2 - alcançado a estabilidade é possível a instalação do governo republicano

28 - VIRTÚ - Virtude no sentido grego de força, valor, qualidade de lutador e guerreiro e viril; - Príncipe de virtú são governantes capazes de realizar grandes obras e provocar mudanças na historia (ao contrario dos preceitos da moral Cristã) aquele que tem capacidade de perceber o jogo de forças da política - FORTUNA - Significa acumulo de bens, riqueza. - é a deusa romana Fortuna, representa a abundancia e aquela que move a roda da sorte; - significa ocasião, acaso e sorte;

29 A política como categoria autônoma

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31 -Se moral é o bem da comunidade, constitui dever do príncipe montar-se no poder a qualquer custo, sendo legítimo o recurso ao MAL. - o emprego da força coercitiva do Estado: - GUERRA - ESPIONAGEM - VIOLENICA

32 - Aplica o código moral e político de forma inflexível; -

33 Maquiavel republicano - afastamento das funções publicas costume da Grécia Antiga, de excluir um cidadão das decisões publicas, escrevendo seu nome em uma casca de ostra com cera.

34 A democracia e o conflito

35 - defesa do poder absoluto do Estado – capaz de unir a Itália; - valorização da política secular não atrelada a religião

36 Soberania e Estado moderno - denota um supremo poder no sentido que não admite nenhum outro poder.

37 As teorias contratualistas

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39 Hobbes e o poder absoluto do Estado

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41 - o direito de natureza, a que os autores geralmente chamam jus natural, é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua própria natureza, ou seja, de sua vida; e, conseqüentemente, de fazer tudo aquilo que seu próprio julgamento e razão lhe indiquem como meios adequados a esse fim

42 - o individuo reconhece a necessidade de (...) renunciar a seu direito a todas as coisas, contentando-se, em relação aos outros homens, com a mesma liberdade que aos outros homens permite em relação a si mesmo.

43 Hobbes e o poder absoluto do Estado

44 - O direito de natureza, a que os autores geralmente chamam jus natural, é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua própria natureza, ou seja, de sua vida; e, conseqüentemente, de fazer tudo aquilo que seu próprio julgamento e razão lhe indiquem como meios adequados a esse fim.

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46 - renunciar a seu direito a todas as coisas, contentando-se, em relação aos outros homens, com a mesma liberdade que aos outros homens permite em relação a si mesmo

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48 A teoria política de Loke

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51 É tudo o que pertence a cada individuo, ou seja, sua vida, sua liberdade e seus bens.

52 O Liberalismo clássico

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55 O Liberalismo do sec. XVIII

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