A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente O Judeu Trabalho feito por: Andreia Fernandes Nº5 Francisca Soares Nº12 Pedro Ferreira Nº20 Tiago Fernandes Nº23.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente O Judeu Trabalho feito por: Andreia Fernandes Nº5 Francisca Soares Nº12 Pedro Ferreira Nº20 Tiago Fernandes Nº23."— Transcrição da apresentação:

1 Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente O Judeu Trabalho feito por: Andreia Fernandes Nº5 Francisca Soares Nº12 Pedro Ferreira Nº20 Tiago Fernandes Nº23

2 Judeu O Judeu representa a religião e pretende salientar como os Judeus eram mal considerados pelos cristãos. Tanto o Diabo como o Anjo não o acusam diretamente, pois o Diabo não o quer na sua barca, por estes serem muito mal considerados; e o Judeu não quer embarcar na barca do Paraíso. É apenas acusado pelo Parvo de comer carne nos dias santos, de não respeitar a abstinência e o jejum cristão e de profanar as estruturas.

3 Bode Expiatório O bode expiatório representa o fanatismo religioso. A expressão “bode expiatório” remonta a uma antiga tradição judaica que está descrita na Bíblia como o Dia da Expiação.Nesse dia, fazia-se uma cerimónia ritual onde se usavam 2 bodes. Um deles, definido por sorteio, era sacrificado. O outro, chamado de bode expiatório, era mantido vivo e abandonado no deserto, que simbolizava que todos os pecados de Israel estavam a ser levados com ele.

4 1 - A expressão idiomática “andar com o credo na boca” relaciona-se com os judeus. Indica o seu significado e investiga a sua origem. Os judeus, fazendo-se passar por cristãos, decoravam a oração mais importante na época (credo), para quando estivessem em perigo de serem presos e queimados, conseguirem convencer os esbirros (funcionário do tribunal) e os juízes de que professavam a religião cristã. Os Judeus foram “obrigados” a decorar a oração, pois na altura em que D.João III subiu ao trono, a Inquisição entrou em Portugal, perseguindo-os e matando-os.

5 2 - O início desta cena é diferente de todas as outras. 2.1- Explica em que consiste essa diferença relativamente à atitude do Judeu quando entra em cena e à forma como o Diabo o recebe. Ao contrário das outras personagens, o Judeu pediu ao Diabo para o deixar embarcar no seu batel, oferecendo-lhe dinheiro (vv. 576-580). O Diabo, mesmo sendo subornado pelo Judeu, não o deixou embarcar dentro do Batel Infernal, levando-o, por essa razão a reboque com o seu bode (v.581).

6 2.2 - Que características do Judeu é evidenciada na sua atitude de querer comprar a sua entrada e a do bode na barca do Inferno? Quando o Judeu oferece dinheiro para comprar a sua entrada e a do bode na barca Infernal, revela a sua forte ligação ao dinheiro.

7 3.1 - O que revela a recusa do Judeu de embarcar sem o bode? Quando o Judeu recusa a embarcar sem o bode mostra respeito e apego pela sua religião.

8 4 - Que papel desempenha o Parvo nesta cena? O Parvo desempenha o papel de acusador, porque injuriou o Judeu de ter furtado o bode (vv.598-601) e de não respeitar a religião cristã (vv. 604-609) (profanar as sepulturas e não respeitar a abstinência e o jejum cristão, como foi já dito anteriormente).

9 5.1 - Explica, agora, por que razão o Diabo acaba por aceitar o Judeu, levando-o, não na barca, mas a reboque. O Diabo rebaixou o Judeu não o deixando embarcar na barca, obrigando-o a ir de atrelado com o seu bode ao batel. Esta situação pode explicar-se devido ao facto de naquela altura os cristãos-novos (Judeus) não serem aceites na sociedade, mesmo na dos condenados ao Inferno.

10 5.2 - Comenta o facto de o Judeu nem se aproximar da barca do Anjo. O Judeu não se aproximou da barca do Anjo porque ele não é cristão, logo se se aproximasse da barca da Glória estava a ir contra a sua religião.

11 6.1 - Explica por que razão Gil Vicente podia exprimir a sua posição? Gil Vicente podia exprimir a sua opinião através deste auto, devido a ter prestígio na corte, ou seja, podia criticar de forma irônica (sátira) as diferentes classes sociais sem ser prejudicado.

12 Quadro geral de análise Símbolos cénicos: Bode Argumentos Caracterização: forte ligação ao dinheiro Sentença: Condenado a ir a reboque do batel infernal. de defesa: o Judeu queria ir na mesma barca que a alcoviteira. (vv.582- 583) da acusação: O judeu não chega a ir à barca do Anjo mas o Parvo acusa o de vários sacrilégios ; profanar sepulturas e comer carne nos dias de jejum

13 FIM!


Carregar ppt "Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente O Judeu Trabalho feito por: Andreia Fernandes Nº5 Francisca Soares Nº12 Pedro Ferreira Nº20 Tiago Fernandes Nº23."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google