A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Enforcado AUTO DA BARCA DO INFERNO Realizado por: Ana Soares nº3 Diogo Cruz nº 7 Filipe Soares nº 11 João santos nº 15.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Enforcado AUTO DA BARCA DO INFERNO Realizado por: Ana Soares nº3 Diogo Cruz nº 7 Filipe Soares nº 11 João santos nº 15."— Transcrição da apresentação:

1 O Enforcado AUTO DA BARCA DO INFERNO Realizado por: Ana Soares nº3 Diogo Cruz nº 7 Filipe Soares nº 11 João santos nº 15

2 PÁGINA 135 1. Nesta cena, há uma referência à prisão do Limoeiro em Lisboa. Descobre que dramaturgo do século XIX esteve lá preso. O dramaturgo do século XIX que esteve lá preso foi Almeida Garrett.

3 2. O Enforcado entra em cena logo após o Corregedor e o Procurador, que representam a justiça. 2.1. Qual poderá ter sido a intencionalidade de Gil Vicente ao fazer entrar as personagens por esta ordem? A intenção de Gil Vicente ao fazer O Enforcado entrar depois do Corregedor e do Procurador foi por ter sido vitima de injustiças terrena, que é o que eles representam. PÁGINA 137

4 2.2. A simbologia do elemento cénico que o Enforcado transporta é diferente da daqueles que acompanham as outras personagens. Porquê? O Enforcado traz um cordel ao pescoço que simboliza a forma como ele morreu, não sendo utilizado, como habitual, como um elemento característico do seu estatuto, condição social ou da sua personalidade. A personagem terá sido condenada ao Inferno por se ter Enforcado ou por um crime que cometeu.

5 3. Mal entra em cena, o Enforcado é recebido pelo Diabo. 3.1. O que prova a pergunta feita pelo diabo? 3.2 De que Forma convenceu Garcia Moniz o Enforcado de que não seria condenado ao Inferno? A pergunta feita pelo Diabo prova que conhecia bem Garcia Moniz, pois provavelmente lhe enviava muitas pessoas para a sua barca. Garcia Moniz convenceu-o que se ele morresse enforcado teria entrada garantida para o Paraíso, e que os seus pecados iriam ser perdoados.

6 4. Caracteriza o Enforcado a partir das suas falas dos versos 775 a 794 e 805 a 818. O Enforcado é Ingénuo, facilmente influenciável, sem opinião própria. 5. Considerando a cena na sua globalidade, quem será, de facto, o alvo da crítica de Gil Vicente? O alvo da critica é Garcia Moniz por ter engando o enforcado, mesmo sabendo que não havia salvação possível para ele.

7 6. Lê os excertos de um discurso que te apresentamos a seguir e destaca o papel de Portugal no processo de abolição da pena de morte na Europa. Portugal foi o primeiro país da Europa a acabar com a pena de morte, em 1867, sendo assim um exemplo aos restantes países da Europa.

8 QUADRO GERAL DE ANÁLISE- O ENFORCADO Símbolos Argumentos Caracterização Sentença De defesa De acusação


Carregar ppt "O Enforcado AUTO DA BARCA DO INFERNO Realizado por: Ana Soares nº3 Diogo Cruz nº 7 Filipe Soares nº 11 João santos nº 15."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google