A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

  Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente reconhecíveis do reino animal, sendo abundantes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "  Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente reconhecíveis do reino animal, sendo abundantes."— Transcrição da apresentação:

1

2   Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente reconhecíveis do reino animal, sendo abundantes em todos os oceanos do mundo.

3   ►Animais de vida livre;  ►Marinhos;  ►Endoesqueleto calcário, geralmente repleto de espinhos.  ►Adultos simetria radial (adulto) e as larvas bilateral. Características gerais

4  Características  1. Revestimento e proteção A epiderme simples recobre o esqueleto e os espinhos (quando presentes). Os espinhos, que servem como proteção (principalmente no ouriço-do-mar), são bem alongados e às vezes providos de glândulas venenosas.  2. Sustentação e locomoção Possuem endoesqueleto de placas calcáreas móveis (articuladas) ou fixas, freqüentemente com espinhos. As placas podem ser macroscópicas, distribuídas pelo corpo, como nos pepinos-do-mar, ou constituir uma carapaça muito resistente, como nos ouriços-do-mar.

5

6   3. Nutrição e digestão O sistema digestivo é completo, exceto nos ofiúros. As estrelas-do-mar são carnívoras e predadoras, seu alimento preferido são as ostras. Apesar da potente musculatura das ostras, as estrelas-do-mar conseguem abrir-lhe as valvas, introduzir seu estômago e lançar enzimas, ocorrendo um digestão externa. Os ouriços-do-mar alimentam- se de algas, que são trituradas pelos cinco dentes calcários, que formam a lanterna de Aristóteles.

7  classificação

8 1. Classe Crinoidea (Crinóides) Estes equinodermos semelhantes a flores vivem desde abaixo da linha de maré baixa até profundidades abissais. O corpo é um pequeno cálice em forma de taça, de placas calcárea Boca e ânus estão presentes na superfície oral. Alimentam-se de plâncton e de detritos, colhidos pelos tentáculos e dirigidos à boca pelos cílios. Exemplo: lírio-do-mar.

9 2. Classe Echinoidea (ouriços-do-mar e bolachas-da-praia) Os membros desta classe têm o corpo arredondado sem braços ou raios livres, mas possuem espinhos delgados e móveis. Em um ouriço-do-mar comum as vísceras estão encerradas em uma carapaça. Boca e ânus são centrais, mas em pólos opostos. Ouriços alimentam-se de plantas marinhas, matéria animal morta e pequenos organismos. Bolachas- da-praia alimentam-se de partículas orgânicas da areia ou do lodo através de ingestão direta ou por meio de rede de muco.

10 3. Classe Asteroidea (estrelas-do-mar) As estrelas-do-mar abundam em quase todas as costas marinhas, especialmente em praias rochosas e ao redor de pilares de portos. Várias espécies vivem desde as linhas de maré até profundidades consideráveis na areia e no lodo. O corpo de uma estrela-do-mar consiste de um disco central e cinco raios ou braços afilados. Na superfície aboral ou superior há espinhos calcários, os quais são partes do esqueleto. Brânquias O ânus é uma abertura diminuta próxima ao centro da superfície aboral. A boca está no centro da superfície oral, ou inferior. Sistema ambulacrário. Na ponta de cada braço há um tentáculo táctil e uma mancha ocelar, sensível a luz


Carregar ppt "  Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente reconhecíveis do reino animal, sendo abundantes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google