A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equinodermos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equinodermos."— Transcrição da apresentação:

1 Equinodermos

2 Os equinodermos são animais, que não têm a coluna vertebral, como as estrelas do mar, os ouriços, os corrupio e etc.

3 Os equinodermos, constituem um grupo de animais marinhos.

4 Esses animais têm uma vida muito livre, sem o homem matá-los .

5 Eles pertencem a classificação Carnívora.

6 Os lírios-do-mar são animais marinhos
Os lírios-do-mar são animais marinhos.Eles pertencem a classificação dos equinodermos.

7 O coral-vermelho vive nos mares, por isso ele é chamado de marinho.

8 Os corais-vermelhos capturam pequenos seres vivos com seus tentáculos, eles os levam para dentro de seu corpo onde são digeridos.

9 Hoje existem cerca de 7.000 espécies de equinodermos, todas exclusivamemte marinhas.

10 Os equinodermos não vivem em rios nem em lagos, eles vivem em mares, e praias.

11 Poucas pessoas conhecem esse animal, e a origem deles
Poucas pessoas conhecem esse animal, e a origem deles. Alguns cientistas sabem que os ancestrais desses animais talvez tivessem, tentáculos.

12 1. Classe Crinoidea (Crinóides)
Classificação 1. Classe Crinoidea (Crinóides) Estes equinodermos semelhantes a flores vivem desde abaixo da linha de maré baixa até profundidades abissais. Alimentam-se de plâncton e de detritos, colhidos pelos tentáculos e dirigidos à boca pelos cílios. Exemplo: lírio-do-mar.

13 2. Classe Echinoidea (ouriços-do-mar e bolachas-da-praia)
Possuem o corpo arredondado (forma: hemisférica ou ovóide, nos ouriços-do-mar; disciforme, nas bolachas-do-mar) sem braços ou raios livres, mas possuem espinhos delgados e móveis.       Ouriços alimentam-se de plantas marinhas, matéria animal morta e pequenos organismos. Bolachas-da-praia alimentam-se de partículas orgânicas da areia ou do lodo através de ingestão direta ou por meio de rede de muco.

14 3. Classe Asteroidea (estrelas-do-mar)
As estrelas-do-mar alimentam-se de moluscos, crustáceos e vermes tubícolas. Algumas alimentam-se de matéria orgânica em suspensão. Estrelas-do-mar sofrem acidentes na natureza e podem soltar um braço (autotomia) quando manuseadas rudemente, mas os braços regeneram-se prontamente.

15 4. Classe Ophiuroidea (ofiúros)
A boca fica no centro da superfície oral. Não há ânus. Vivem desde água rasa a profunda, algumas vezes, escondendo-se embaixo de pedras ou plantas marinhas ou no lodo e areia, tornando-se ativos à noite. Movem-se por movimentos serpenteantes rápidos. Alimentam-se de pequenos crustáceos, moluscos e outros animais e detritos do fundo; podem servir de alimentos a peixes. Ex.: serpente-do-mar.

16 5. Classe Holothuroidea (Holotúrias)
As holotúrias movem-se como lesmas no fundo do mar ou cavam no lodo ou areia da superfície deixando somente as extremidades do corpo expostas, quando perturbadas, contraem-se lentamente. O alimento é de material orgânico dos detritos do fundo do mar. Ex.: pepino-do-mar.

17 Importância para o homem
Os equinodermos são pouco usados como alimento; no entanto, habitantes da bacia do Mediterrâneo comem, assadas ou cruas, as gônadas  do ouriço-do-mar. As paredes do corpo do pepino-do-mar, após serem fervidas e secas, produzem o “trepang” usado para fazer sopas. As vísceras de vários equinodermos são usadas como iscas para peixes; entretanto, estrela-do-mar podem danificar culturas comerciais de ostras e mexilhões, trazendo sérios prejuízos aos criadores. Está nas pesquisas biológicas a maior utilidade dos equinodermos. Muitos são os ensaios experimentais sobre fecundação e desenvolvimento feitos com o ouriço-do-mar.


Carregar ppt "Equinodermos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google