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CURSO DE CUIDADOR DE IDOSOS ESCOLA ESED PROFº.: EDIO PENA1.

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1 CURSO DE CUIDADOR DE IDOSOS ESCOLA ESED PROFº.: EDIO PENA1

2 Primeira Aula Temática do Dia Apresentação do Curso 1ª Parte Dinâmica Coletiva Conceitos:  Velho  Velhice  Envelhecimento  Terceira Idade  Maturidade  Melhor idade  Idoso 2ª Parte O Idoso na Sociedade Brasileira:  Aspectos Sócios Demográficos  Pirâmide Etária Música Temática PROFº.: EDIO PENA2

3 Avaliação Funcional

4 O que é avaliação? “Refere ao processo de obtenção e interpretação de dados para o tratamento.” ( Maurer et al, 1984) Formatos: testes, observação, entrevistas, revisão de prontuários, julgamento clínico. 1.Testes: Procedimentos sistemáticos para observar o comportamento/desempenho e descrevê-lo com a ajuda de uma escala numérica ou sistema de categorias.

5 O que é avaliação? 2. Julgamento clínico: é a análise e interpretação da informação e é baseada no conhecimento, experiência e observação não verificável. É a combinação das informações objetivas e subjetivas.

6 Propósito da Avaliação Obter informação acurada sobre um indivíduo em uma dada situação. Aplicação dos resultados: Estabelecer um linha de base de desempenho para uma comparação futura. Mensurar progressos. Predizer desempenho futuro em uma determinada área. Identificar e mensurar desvios e comportamentos.

7 Testes Padronizados “É o teste no qual o procedimento, os aparatos, e a classificação são determinadas e fixas de forma que os mesmos procedimentos são seguidos precisamente durante cada administração do teste.” Cronbach, 1970 Uniformização: garante a consistência da administração do teste.

8 Testes Padronizados Objetivo: Estabelecer confiabilidade e validade no mais alto nível possível Confiabilidade: Habilidade de medir o fenômeno consistentemente. Um teste/instrumento é confiável se ele mede consistentemente sobre condições que poderiam causar erros. Validade: É a propriedade da medida que responde a seguinte questão: “Em qual grau este teste mede aquilo que pretende medir?

9 Seleção dos Testes Levantamento da necessidade do teste: 1. Perfil da clientela a ser avaliada 2. Informações já disponíveis 3. Quais outros profissionais vão avaliar o cliente 4. Diretrizes institucionais

10 Seleção dos Testes Como encontrar o teste de acordo com a minha necessidade? 1.Revisão bibliográfica. 2. Estudo do manual do teste 3. Treinamento específico 4. Aplicação em sua população

11 Limitação na utilização de Testes Resultados de testes não podem ser usados como fonte única de informação para tomada de decisões sobre o cliente. Não permite adaptação/individualização dos procedimentos. Dificuldade de prever/administrar viéses culturais Necessidade de treinamento específico Alto custo para desenvolvimento de testes

12 Vantagens na utilização de Testes Padronização de condutas Possibilidade de medidas de evolução ou involução terapêutica quantitativamente Possibilidade de comparações Criação de uma linguagem comum

13 Importância dos testes em Reabilitação Objetivo da Reabilitação: maximizar a independência e habilidades funcionais do indivíduo com incapacidades. Profissional de saúde deve ser apto a mensurar as habilidades funcionais de forma que os usuários de seus serviços compreendam.

14 Status Funcional “Comportamentos do cotidiano necessários para manter as atividades de vida diária e engloba as áreas física, cognitiva e social, e é de importância fundamental para determinação de resultados de intervenções de saúde do idoso.” ( Iezzoni, 1994) “As medidas funcionais são fortes preditores de consequências de hospitalizações: declínio funcional, tempo de internação, institucionalização e morte...” ( Davis et al, 1995)

15 Capacidade Funcional: “Indica a habilidade do paciente de desempenhar trabalho e é tradicionalmente medida comparando o pico de capacidade de exercício do paciente com o pico esperado para sua idade e gênero”. (Wilson, Hanamanthu, Chomsky e Davis, 1999)

16 Avaliação Funcional “ Uma tentativa sistematizada de mensurar objetivamente os níveis nos quais uma pessoa está funcionando numa variedade de áreas tais quais integridade física, qualidade da auto- manutenção, qualidade no desempenho dos papéis, estado intelectual, atividades sociais, atitude em relação a si mesmo, e o estado emocional “Lawton, 1971

17 Avaliação Funcional “É um método para descrever habilidades e atividades em ordem de mensurar o uso individual de uma variedade de habilidades incluídas no desempenho de tarefas necessárias na vida diária, nos compromissos vocacionais, nas interações sociais, nas atividades de lazer, e outros comportamentos requeridos.”Granger, 1984

18 O Modelo da World Health Organization, 1980 Impairment  Disability  Handicap Deficiência  Incapacidade  Desvantagem Déficit  Limitação  Incapacidade

19 Testes de Avaliação das Atividade de Vida Diária/Estado Funcional ( adultos e idosos) 1957  PULSES, Moskowitz e McCann 1963  Katz ADL Index, Katz, Ford, Moskowitz et al. 1965  Barthel Self Care Index, Mahoney e Barthel 1969  Self -Maintaining Instrumental Activities of Daily Living, Lawton e Brady 1975  The OARS Methodology, Pfeiffer 1985  Instruments of Daily Living, Filenbaun 1986  Functional Status Index, Jette et al. 1989  Duke Activity Status Index, Hlatky et al. 1990  Functional Independence Measurement, Granger et.al.

20 Testes disponíveis em português - adultos e idosos ( já publicada a adaptação) 1. HAQ: Health Assessment Questionaire ( mais usado em reumatologia) Avalia incapacidade física e estado global da saúde (Ferraz et al, 1990) 2. FIM/ MIF: Severidade da incapacidade ( Laíns, 1991) 3. OARS: Dificuldades/ dependência nas AVD’s ( Ramos, 1993

21 O que deve compor uma Avaliação Funcional? Avaliações específicas das seguintes dimensões: Biológica ( condições gerais de saúde, ADM, Força, Sensibilidade, etc.) Psicológica (humor, volição, memória, e habilidade de aprendizagem) Social ( disponibilidade, capacidade e atitudes de cuidadores, aspectos finaceiros, etc.) Ambiental ( barreiras arquitetônicas, qualidades de enriquecimento e privação ambiental, necessidade de equipamentos de auto-ajuda, etc.)


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