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Síntese da unidade 4.

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Apresentação em tema: "Síntese da unidade 4."— Transcrição da apresentação:

1 Síntese da unidade 4

2 Medida velha/Corrente tradicional Medida nova/Corrente clássica
Influências da lírica camoniana (Século XVI) Medida velha/Corrente tradicional Medida nova/Corrente clássica TEMAS Influência dos temas da poesia trovadoresca. tópicos de circunstância; a saudade, o sofrimento amoroso, a beleza da mulher, o ambiente pastoril; Temas autobiográficos e filosóficos – o desconcerto do mundo; o desengano e o Amor. FORMAS Métrica: redondilha maior redondilha menor Vilancete Cantiga Esparsa Endecha Influência greco-latina (Renascimento) e petrarquista (Petrarca). O amor platónico e as suas contradições; a saudade; A mulher amada e os efeitos sobre a Eu; A morte da amada e o desconcerto sentimental, a natureza (Locus amoenus) e a sua profunda relação com o Eu; Temas autobiográficos e filosóficos – o desconcerto do mundo e a mudança. Métrica: verso decassílabo Soneto

3 Formas da medida velha Formas: medida velha e medida nova
Vilancete: poema constituído por um mote, de dois ou três versos, e por voltas, de sete, sendo o último a repetição, com ou sem variante, do verso final do mote. Cantiga: poema composto por um mote de quatro ou cinco versos e glosas de oito, nove ou dez versos, com a repetição total ou parcial do último verso do mote no final de cada volta. Esparsa: composição de uma única estrofe, que varia entre oito e dezasseis versos. Endecha: poema formado por um número variável de estrofes (quadras ou oitavas), com versos de cinco ou seis sílabas.

4 (dolce stil nuovo italiano)
Formas: medida velha e medida nova Formas da medida nova (dolce stil nuovo italiano) Soneto: poema constituído por duas quadras e dois tercetos de versos decassilábicos, geralmente de esquema rimático abba/abba, nas quadras, e cde/cde ou cde/dce ou cdc/dcd, nos tercetos; a estrutura interna desta forma poética tende a aplicar a «chave de ouro», ou seja, a chave do significado do soneto (normalmente um pensamento elevado), no segundo terceto.

5 Temas predominantes da lírica camoniana
Síntese da unidade 4 Temas predominantes da lírica camoniana A representação da amada. A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor. A representação da natureza. A reflexão sobre a vida pessoal. O desconcerto do mundo. A mudança.

6 A representação da amada
Temas predominantes da lírica camoniana A representação da amada Retrato realista Imagem da mulher retirada da vida quotidiana; heroínas apaixonadas, alegres, prontas a lutar pelos seus interesses e sentimentos. Ex.: «Leva na cabeça o pote» (p. 170) Mulher petrarquista Modelo feminino de cabelos loiros, pele branca e beleza serena, impalpável; abstrata; inacessível; símbolo de harmonia e perfeição, a beleza física está em equilíbrio com a beleza interior. Modelo feminino com características psicológicas muito marcantes: brandura, piedade, gravidade, modéstia, bondade e serenidade. Ex.: «Um mover d’ olhos, brando e piadoso» (p. 178) Leonardo da Vinci, Senhora com arminho, c (pormenor).

7 A experiência amorosa e a reflexão sobre o amor
Temas predominantes da lírica camoniana A experiência amorosa e a reflexão sobre o amor BINÓMIO CONTRADITÓRIO Amor espiritual e carnal, correspondente a dois tipos de mulher: A IDEAL A SENSUAL Amor físico/carnal Amor platónico/espiritual Quando o sujeito deseja o objeto amado, surge a torturante contradição interior. A mulher ideal é objeto de culto, intocável e distante. Ex.: «Tanto de meu estado me acho incerto» (p. 182)

8 A representação da natureza
Temas predominantes da lírica camoniana A representação da natureza

9 A representação da natureza ENCANTAMENTO SENSORIAL DO HOMEM
Temas predominantes da lírica camoniana A representação da natureza Locus amoenus - paisagem ideal (campo fresco e verdejante, com vasto arvoredo e flores floridas, pássaros e doces odores) conducente ao amor, ao encantamento sensorial e espiritual do Homem. ENCANTAMENTO SENSORIAL DO HOMEM ENCANTAMENTO ESPIRITUAL DO HOMEM Personificação da natureza. Reflexo do estado de alma do poeta. Ex.: «Alegres campos, verdes arvoredos» (p. 185)

10 A reflexão sobre a vida pessoal
Temas predominantes da lírica camoniana A reflexão sobre a vida pessoal A poesia camoniana mantém um diálogo com a biografia do poeta. Camões apresenta o Destino e as suas próprias ações como responsáveis pelo seu infortúnio. Reflexão sobre as causas do sofrimento atual (proveniente dos erros cometidos e do amor fracassado). Retrato de Luís de Camões, de autor desconhecido, primeira metade do século XVII. Ex.: «Erros meus, má fortuna, amor ardente» (p. 188)

11 O desconcerto do mundo Temas predominantes da lírica camoniana
O mundo é um «desconcerto», no qual os prémios e castigos estão distribuídos desencontradamente. Crescente interesse dos homens por valores materiais. Sofrimento pessoal do poeta por ser vítima de um Destino fatal e cruel. Ex.: «Os bons vi sempre passar» (p. 191) Hieronymus Bosh, O jardim das delícias: Inferno (tríptico, painel lateral direito),

12 A mudança Temas predominantes da lírica camoniana
Contraposição entre a mudança do tempo e a constância da própria alma. Oposição entre o passado contente e o presente infeliz. A mudança opera-se sempre do bem para o mal. Mário Cesariny, Sem título, 1949. Ex.: «Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades» (p. 196)


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