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Ferramentas de Análise

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Apresentação em tema: "Ferramentas de Análise"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas de Análise
Estratégica Aula 9

2 O ambiente da empresa está em constante evolução, é preciso acompanhar as mudanças.
Analise SWOT

3 Preciso desenvolver um plano estratégico .
Por onde devo começar? Qual deve ser o primeiro passo?

4 Estas questões podem interferir no meu planejamento?
Quais as influências Externas e Internas? Mercado Governo Economia Pessoas Capital Organização Adm. Infraestrutura Microambiente Macro ambiente Estas questões podem interferir no meu planejamento?

5 Análise da matriz: SWOT PFOA FOFA
Como identificar e trabalhar em seu planejamento as questões do microambiente e do macro ambiente? Análise da matriz: SWOT PFOA FOFA

6 Weaknesses (Fraquezas) Opportunities (Oportunidades)
Conceito: É uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma empresa podendo. A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. Strengths (forças) Weaknesses (Fraquezas) Opportunities (Oportunidades) Threats (Ameaças )

7 Potencialidades Fraquezas Oportunidades Ameaças Forças Oportunidades
Nomenclaturas também utilizadas no Brasil Potencialidades Fraquezas Oportunidades Ameaças “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças “ (SUN TZU, 500 a.C.)

8 QUAL É MINHA PRINCIPAL VANTAGEM COMPETITIVA?
Passos para sua execução da análise: 1) Aponte os pontos fortes da organização; 2) Descreva os pontos que precisam ser transformados; 3) Encontre as oportunidades que podem ser aproveitadas no mercado; 4) Faça uma lista das ameaças existentes no mercado. QUAL É MINHA PRINCIPAL VANTAGEM COMPETITIVA? QUAL É MINHA PRINCIPAL DESVANTAGEM COMPETITIVA?

9 Exemplos SWOT

10 Análise de riscos e oportunidades e identificação de fatores críticos de sucesso.
Auxiliar na hora de planejar os passos do presente e do futuro da companhia. Objetivo é identificar os assuntos chave e facilitar uma abordagem estratégica. Planejamento de uma solução para um determinado problema Serve para analisar as Forças e Fraquezas (aspectos internos), bem como as Oportunidades e Ameaças (aspectos externos) de uma organização.

11 Análise do cenário encontrado
A análise Swot ajuda a ter clareza do negócio, possibilitando que se identifiquem quais pontos fortes explorar e quais pontos a trabalhar no âmbito de toda a gestão empresarial. Essa ferramenta ajuda a determinar a posição atual da empresa e antecipar o futuro, visando as oportunidades e precavendo as ameaças.

12 Referencia AVA Conteúdo 06 Conteúdo 07 Conteúdo 08
CERTO, Samuel et al. Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégias. São Paulo: Pearson Education, 2010. HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica: competitividade e globalização. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. AVA Conteúdo 06 Conteúdo 07 Conteúdo 08

13 Matriz BCG

14 Matriz BCG A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group em Seu objetivo é suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de “vida do produto”. Os produtos devem ser posicionados na matriz e classificados de acordo com cada quadrante. Tem como principal objetivo auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores estratégicos.

15 Matriz BCG

16 Matriz BCG ciclo de vida do produto

17 O ciclo de vida do produto e sua relação com a Matriz BCG.

18 NESTE CASO, COMO UTILIZAR A MATRIZ BCG?

19 Matriz Ansoff

20 A Matriz de Ansoff, também conhecida como Matriz Produto/Mercado, é um modelo utilizado para determinar oportunidades de crescimento de unidades de negócio de uma organização. A matriz de crescimento Ansoff é uma ferramenta de planejamento de marketing que ajuda as empresas a determinar sua estratégia de crescimento do mercado. Segundo Igor Ansoff, as organizações precisam “quebrar com os padrões do passado e tradições” para encontrar novos caminhos de crescimento. Novos perfis de funcionários Novas técnicas Novos fornecedores Novos materiais e uma cultura de inovação.

21 - ou se estenda o mesmo serviço para mercados diferentes;
- ou se coloque serviços diferentes para o mesmo mercado, Vai ficar parado aí?

22 Sobre essas duas dimensões, quatro estratégias podem ser formadas:
Matriz Ansoff Sobre essas duas dimensões, quatro estratégias podem ser formadas: Penetração de mercado: a empresa foca na mudança de clientes ocasionais para clientes regulares e de clientes regulares para usuários intensivos do produto; Desenvolvimento de mercado: a empresa tenta conquistar clientes da concorrência, introduzir produtos existentes em mercados externos ou introduzir novas marcas no mercado; Desenvolvimento de produtos: a empresa busca vender outros produtos a clientes

23 Exemplo em texto: Uma pequena indústria de chocolates do RJ começou fabricando ovos de Páscoa e, quando passou a produzir trufas, constatou que a diversificação de produtos era um bom diferencial para seu negócio. A empresa percebeu que o seu principal produto era sazonal – só vendia bem na Páscoa. Atenta à demanda de seus clientes a indústria observou que existia boa parte de consumidores com intolerância ao glúten e à lactose. Com um pequeno investimento ela passou a fabricar trufas – sem esses ingredientes – e a vendê-las a um público-alvo diferente, caracterizando assim uma diversificação na sua linha de produtos. Nesse caso houve uma extensão de linha de produtos, os quais passaram a atender às necessidades especiais de um nicho de mercado, mas mantendo o foco em chocolate.

24 Referencia CERTO, Samuel et al. Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégias. São Paulo: Pearson, (Capítulos QUATRO e CINCO) HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica: competitividade e globalização. São Paulo: Thomson, (Capítulos SEIS, DEZ e ONZE) MINTZBERG, Henry et al. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.


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