A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO Análise SWOT.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO Análise SWOT."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO Análise SWOT

2 “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”.
Planejamento “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Lewis Carrol, Alice no país das maravilhas. O planejamento estratégico auxilia na definição de objetivos e estratégias para alcançar os objetivos da organização. Estratégia é o caminho que te leva de A para B. A B

3 Planejamento O ponto B é o ‘lugar’ aonde você quer chegar em meses ou anos. A estratégia é o caminho. A estratégia B Diagnóstico e prognóstico Na área da administração, o diagnóstico remete para a identificação de um determinado problema em questão, enquanto que o prognóstico consiste na previsão do que poderá acontecer se a organização adotar as medidas elaboradas.

4 Análise SWOT A técnica de análise SWOT foi elaborada pela equipe do norte-americano Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford entre as décadas de 1960 e É baseado no livro “A arte da guerra”, de Sun Tzu (500 a.c, China). “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças.” “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”.

5 SWOT é a sigla dos termos ingleses (com tradução):
Planejamento Para fazer um diagnóstico do trabalho realizado pela organização, a proposta é utilizarmos a análise SWOT (que também pode ser “aportuguesada” para análise FOFA). SWOT é a sigla dos termos ingleses (com tradução): STRENGTHS FORÇAS WEAKNESSES FRAQUEZAS OPORTUNITIES OPORTUNIDADES THREATS AMEAÇAS

6

7 Análise de cenário da organização:
Strengths (forças) - vantagens internas da organização em relação aos concorrentes. Ex.: qualidade dos serviços oferecidos, boa representatividade, bom relacionamento com os associados e empresas etc. Weaknesses (fraquezas) - desvantagens internas da organização em relação aos concorrentes. Ex.: má imagem, instalações inadequadas, mal atendimento às demandas dos associados etc. Opportunities (oportunidades) – aspectos externos positivos que podem potencializar a vantagem competitiva da organização. Ex.: mudanças no cenário político, má imagem das organizações concorrentes etc.; Threats (ameaças) - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da organização. Ex.: falta de credibilidade, perda de associados etc.

8 Desta forma, você consegue enxergar melhor como está a sua organização.

9 Questões importantes As informações devem ser recentes e isentas.
As fontes devem ser idôneas e desprovidas de vieses ideológicos. Todos os participantes devem conhecer os conceitos envolvidos. Pode ser desejável incluir as visões de pessoas de fora a organização. Os conceitos da análise SWOT/FOFA não devem ser considerados em termos absolutos (tudo depende do ambiente): - uma oportunidade também pode ser uma ameaça. - um ponto forte pode ser um ponto fraco em outro contexto e vice-versa.

10 Tarefas principais São quatro as tarefas principais: 1- Avaliação de Forças e Fraquezas 2- Equiparação de Forças e Oportunidades 3- Conversão de Fraquezas em Forças e de Ameaças em Oportunidades 4- Desqualificação das Fraquezas e Ameaças que não podem ser transformadas

11 Exemplo No momento atual a atividade sindical tem sofrido vários ataques advindos de segmentos do empresariado e do governo, em função do interesse destes em minar a força e a importância dos trabalhos desenvolvidos pelos sindicatos. Tomando como exemplo a área sindical como um todo, temos o possível cenário:

12 Exemplo Com base neste exemplo é necessário:
Potencializar as Forças (fortalecer o que faz de bom) Eliminar as Fraquezas e, se possível, transformá-las em Forças (capacitando os dirigentes; melhorando a estrutura e atuando de forma mais consistente junto à base) Acompanhar as oportunidades para que sejam melhor aproveitadas Melhorar as ameaças e, se possível, transformá-las em oportunidades (buscar eleger mais representantes dos trabalhadores; se apropriar das leis e atuar de forma mais consistente; divulgar melhor as suas conquistas)

13 Façam vocês De acordo com o gráfico de análise FOFA, identifiquem quais são as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de sua organização. Junte sua equipe e pessoas de confiança e façam junto este exercício. Este trabalho irá dar-lhes uma “fotografia” de pontos positivos e a melhorar de sua organização.

14 Plano de ação Otimizar as forças (pontos positivos);
De posse desse diagnóstico, projetar os próximos passos, que é estabelecer ações para: Otimizar as forças (pontos positivos); Minimizar as fraquezas (pontos negativos); Aproveitar as oportunidades (visão de futuro); Impedir as ameaças (medidas de proteção).

15 Plano de ação Perguntas básicas: O que? Como? Quando? Onde? Porque?
Quem? Quanto?

16 Plano de ação

17 Plano de ação/exemplo O que? Onde? Por que? Como? Quem? Quando?
Quanto? 1 Atividades (palestras) para aumentar o número de associados Palestras com temas de interessa da categoria Na sede do sindicato Fortalecer as ações do sindicato Mostrar o trabalho desenvolvido pelo sindicato Ampliar a representatividade da instituição junto aos trabalhadores da categoria Através de panfletos e no corpo a corpo, convidar os trabalhadores para palestras e atividades na sede do sindicato Presidente e membros da diretoria (definir quem fará o convite, quem falará o que na palestra, por quanto tempo e definir recursos técnicos necessários) Última sexta- feira de cada mês, durante três meses Despesas com café, água, bolachas, projetor, palestrante etc. (quantificar cada item) 2 3

18 Aconselhamos os sindicatos a realizarem um planejamento estratégico, visando olhar com mais propriedade para o presente e o futuro das organizações. O recurso demonstrado aqui – análise SWOT/FOFA – é somente um dos instrumentos que podem ser utilizados para este fim. Este é um trabalho inicial de fácil assimilação para que vocês se preparem para voos maiores nos sindicatos onde atuam. Com organização e conhecimentos podemos ir mais longe na defesa da classe trabalhadora.

19 O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes.
Peter Drucker


Carregar ppt "PLANEJAMENTO Análise SWOT."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google