A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Clínica Ampliada e Projeto Terapêutico Singular

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Clínica Ampliada e Projeto Terapêutico Singular"— Transcrição da apresentação:

1 Clínica Ampliada e Projeto Terapêutico Singular
IESCS V

2 Humanizasus O Humanizasus, como também é conhecida a Política Nacional de Humanização foi criada em 2003 e aposta na inclusão de trabalhadores, gestores e usuários na produção e gestão de cuidado e dos processos de trabalho.

3 Humanizasus PNH traz diretrizes: Acolhimento Ambiência
Clínica ampliada e compartilhada Valorização do trabalhador Defesa dos direitos dos usuários Gestão participativa

4 Clínica Ampliada A clínica ampliada é uma das diretrizes que a Política Nacional de Humanização propõe para qualificar o modo de se fazer saúde. Ampliar a clínica é aumentar a autonomia do usuário, do serviço de saúde, da família e da comunidade. É integrar a equipe de trabalhadores da saúde de diferentes áreas na busca de um cuidado e tratamento de acordo com cada caso, com a criação de vínculo com o usuário.

5 Clínica Ampliada A vulnerabilidade e o risco do indivíduo são considerados e o diagnóstico é feito não só pelo saber dos especialistas clínicos, mas também leva em conta a história de quem está sendo cuidado.

6 Clínica Ampliada A clínica ampliada é realizada através da escuta do usuário e da estimulação da autonomia e singularidade.

7 Projeto Terapêutico Singular
O Projeto Terapêutico Singular é um dispositivo da chamada Clínica Ampliada, uma das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH).

8 Projeto Terapêutico Singular
É um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, com apoio matricial se necessário.

9 Projeto Terapêutico Singular
Previsto na Portaria nº2.488 de 2011

10 Projeto Terapêutico Singular
Geralmente é dedicado a situações mais complexas. Portanto, é uma reunião de toda a equipe em que todas as opiniões são importantes para ajudar a entender o Sujeito com alguma demanda de cuidado em saúde e, consequentemente, para definição de propostas de ações.

11 Projeto Terapêutico Singular
O projeto busca a singularidade (a diferença) como elemento central de articulação (lembrando que os diagnósticos tendem a igualar os sujeitos e minimizar as diferenças: hipertensos, diabéticos, etc.). Pode ser feito para grupos ou famílias e não só para indivíduos.

12 Projeto Terapêutico Singular
O PTS contém quatro momentos: O diagnóstico Definição de metas Divisão de responsabilidades Reavaliação

13 Projeto Terapêutico Singular
O diagnóstico: que deverá conter uma avaliação orgânica, psicológica e social, que possibilite uma conclusão a respeito dos riscos e da vulnerabilidade do usuário. Anamnese do caso em questão. Todos os profissionais da equipe devem participar para expor suas hipóteses.

14 Projeto Terapêutico Singular
Definição de metas: uma vez que a equipe fez os diagnósticos, ela faz propostas de curto, médio e longo prazo, que serão negociadas com o Sujeito pelo membro da equipe que tiver um vínculo melhor.

15 Projeto Terapêutico Singular
Divisão de responsabilidades: é importante definir as tarefas de cada um com clareza, inclusive a do sujeito que terá suas responsabilidades terapêuticas.

16 Projeto Terapêutico Singular
Reavaliação: momento de reconhecimento de falhas e conquistas.

17 Projeto Terapêutico Singular
SUJEITO Definição de Hipóteses Diagnósticas SUJEITO SUJEITO SUJEITO (Re)Avaliação da Situação Pactuação (situação singular) Individual ou coletiva Definição de metas SUJEITO Divisão de responsabilidades

18 Projeto Terapêutico Singular
Utilização de ferramentas que auxiliam a elaboração do PTS.

19 Projeto Terapêutico Singular

20 Projeto Terapêutico Singular

21 Projeto Terapêutico Singular

22 Projeto Terapêutico Singular
BRASIL. Ministério da saúde. Cartilha da PNH. Clínica Ampliada, equipe de referência e projeto terapêutico singular. 2º edição. Série B. Textos Básicos de Saúde. Brasília- DF, 2007.


Carregar ppt "Clínica Ampliada e Projeto Terapêutico Singular"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google