A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

#CORRERIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "#CORRERIA."— Transcrição da apresentação:

1 #CORRERIA

2 #CORRERIA Objetivo: - Monitorar e contribuir para o andamento do projeto coletivo. Metodologias: - Análise Fofa - Construção de Portfólio/Memorial

3 #CORRERIA Organização do dia 9h - Dinâmica 9h30 - Explicação do dia
9h40 – Como foram as visitas aos territórios 9h50 – Apresentação da metodologia de avaliação ANALISE FOFA 10h30 – Divisão por consultores (3 salas): Apresentação do que vem sendo feito nos territórios 10h50 – Divisão por territórios (na mesma sala)/Tarefa: realização da análise 12h - Almoço 13h30 – Dinâmica 14h00 – Montagem do memorial/portfólio  14h50 – #gratidão/ficaadica

4 VISITAS AOS TERRITÓRIOS
Os grupos ainda tinham dificuldade para preencher as planilhas de check list, cronograma e orçamento; Várias ações vem sendo realizadas; Os jovens estavam dispostos a fazerem as ações, mas na hora de planejamento e organização nem todo mundo se responsabilizava. Sentimos que alguns jovens não sabiam dizer qual é o objetivo do projeto coletivo; São poucos encontros do grupo. Isso é insuficiente para os multiplicadores repassarem as informações;

5 VISITAS AOS TERRITÓRIOS
Muitas tarefas além da realização do projeto coletivo como viagens e participação em eventos; Rotatividade de jovens nos grupos; Os grupos precisam melhorar a comunicação interna; Pouquíssimos jovens tinha o hábito de anotar. Obs: vale dizer que nossa percepção é bastante limitada porque passamos pouco tempo com os grupos.

6 “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças ” (SUN TZU, 500 a.C.)

7 A sigla SWOT quer dizer:
Strengths (Forças) Weaknesses (Fraquezas) Opportunities (Oportunidades) Threats (Ameaças)

8 Metodologia bastante usada no âmbito empresarial, é uma ferramenta simples e eficaz para a realização de análises visando a gestão e o planejamento estratégico. Devido sua simplicidade e abrangência metodológica pode ser utilizada para fazer qualquer tipo de análise de cenário ou ambiente. Essa metodologia de análise e proposição de mudanças baseada no cruzamento de quatro variáveis (o ambiente interno e externo, os aspectos positivos e os aspectos negativos)

9 OPORTUNIDADES são os pontos positivos externos, que podem favorecer a situação cultural e social do projeto e que devem ser consideradas; FORÇAS são os pontos positivos internos, aquilo que tem de próprio e de melhor e que deve ser FORTALECIDO, CONSOLIDADO, POTENCIALIZADO; AMEAÇAS são os pontos negativos externos, que podem impactar internamente e que devem ser neutralizadas. FRAQUEZAS são os pontos negativos internos, aquilo que tem de problemas a enfrentar e que devem ser ELIMINADOS, SUPERADOS; A importância de se planejar “COM” e não “PARA” SWOT (FOFA)

10 EXERCITANDO Aplicando essa metodologia da análise SWOT, então, vamos considerar que nosso projeto tem: 02 FATORES INTERNOS 1) Forças: definiremos a lista com forças identificadas (sua equipe é diferenciada? o que esse projeto tem de inovador? quais ações são diferenciadas? etc). O QUE VOCÊS TEM DE MAIS FORTE? O QUE O PROJETO TRAZ DE BENEFÍCIO? 2) Fraquezas: defina a lista com as fraquezas (localização geográfica? Rede? As pessoas estão engajadas? etc). O QUE INTERFERE OU PREJUDICA O ANDAMENTO DO PROJETO?

11 EXERCITANDO Aplicando essa metodologia da análise SWOT, então, vamos considerar que nosso projeto tem: 02 FATORES EXTERNOS 1) Oportunidades: defina a lista com as oportunidades. QUAIS FORÇAS EXTERNAS QUE INFLUENCIAM POSITIVAMENTE O PROJETO? (rede, município, etc) 2) Ameaças: defina a lista com as ameaças identificadas no mercado (iniciativas concorrentes, instiga medo, etc).QUAIS FORÇAS EXTERNAS QUE INFLUENCIAM NEGATIVAMENTE?

12

13 Portfólio/Memorial Conjunto de material gráfico utilizado em apresentações que reúne fotografias e descrição das atividades realizadas pelo grupo (Núcleo Jovem de Comunicação) com destaque para o Projeto Coletivo. É um relato de memórias!

14 Objetivos Apresentar para possíveis parceiros e financiadores a experiência que o grupo tem para realizar ações no território. Deixar um registro do que já foi produzindo para outros jovens que queiram reproduzir aquilo que o grupo já fez. Colaborar para a produção de relatórios finais

15 Apresentação do grupo Um texto que apresenta quem as pessoas do grupo e o qual é o trabalho que vem sendo realizado pelo grupo no território. Vocês já fizeram isso! Podem aproveitar o texto que escreveram para o item #quem somos? do Canvas.

16 Contatos Telefone Endereço Site/Blog/Facebook Outros

17 Imagens É importante lembra que muitas vezes uma imagem vale mais do que mil palavras. Mas, para isso, é importante escolher as melhores imagens. Dicas: Imagens que mostram o processo acontecendo de forma clara. Exemplo: fotos da reunião com a comunidade. Imagens que mostram os produtos finais. Exemplo: o graffiti pronto na parede.

18 Descrição das atividades
Importante dizer o que está acontecendo nas imagens. Tipo dar legendas para as fotos. É bom dizer quando e onde as atividades aconteceram, bem como quem esteve presente e o que motivou a realização daquela ação. Embora uma imagem valha mais do que mil palavras, não economize nas informações. Uns 400 caracteres “já está bom demais da conta”. Não precisa passar disso!

19 Exercício coletivo: o que podemos dizer dessa foto?

20

21

22

23

24

25 Onde podemos montar nosso portfólio digital?
WordPress (Plataforma do PEP) – Wix – Canva – Prezi – Issuu –

26 WordPress

27 Wix

28 Canva

29 Prezi

30 Issuu

31 DE AGORA EM DIANTE #GRATIDÃO/FICAADICA Contatos e parcerias <3
Quem passou por aqui? Quem nos ajudou? Com quem podemos contar?


Carregar ppt "#CORRERIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google