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TENÓRIO, Fernando G. Gestão de ONGs: principais funções.

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Apresentação em tema: "TENÓRIO, Fernando G. Gestão de ONGs: principais funções."— Transcrição da apresentação:

1 TENÓRIO, Fernando G. Gestão de ONGs: principais funções.
10/6/2017 TENÓRIO, Fernando G. Gestão de ONGs: principais funções. O desafio da Gestão Gerenciar >> interpretar objetivos e alocar recursos para atingir determinada finalidade. Orientar a dinâmica da organização. Ação >> avaliação >> eficácia / eficiência efetividade 1 1

2 Possibilidades de desempenho de gerenciar: Eficaz e eficiente;
10/6/2017 Possibilidades de desempenho de gerenciar: Eficaz e eficiente; Eficaz, mas ineficiente; Eficiente, mas ineficaz; Ineficaz e ineficiente. Funções gerenciais Planejamento Organização Direção Controle 2 2

3 Planejar controlar organizar Dirigir
10/6/2017 Planejar controlar organizar Dirigir 3 3

4 Níveis organizacionais
10/6/2017 Níveis organizacionais Ato de gerenciar: Estratégico – análise e planejamento da organização como um todo pelos dirigentes. Tático – nível gerencial / decisões específicas para cada parte da organização (diretores, chefes de departamento, etc). Operacional – atividades executadas para o cumprimento dos objetivos da organização. 4 4

5 Função PLANEJAMENTO O que é planejamento?
10/6/2017 Função PLANEJAMENTO O que é planejamento? processo de estabelecer antecipadamente a finalidade da organização, escolher objetivos e prever as atividades e os recursos necessários para atingi-los. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO TÁTICO PLANEJAMENTO OPERACIONAL 5 5

6 Planejamento estratégico
10/6/2017 Planejamento estratégico Visão mais ampla e global. Análise de contexto. Buscar alternativas de ação. Envolve todas as pessoas e setores da organização. Etapas do planejamento estratégico Definição da missão Análise do contexto externo Análise do contexto interno Definição de objetivos Definição de estratégias Redação e elaboração do plano 6 6

7 Planejamento tático e operacional
10/6/2017 Planejamento tático e operacional É onde são discutidos e explicitados objetivos e estratégias para cada atividade e setor dentro da organização. Planejamento estratégico >> Plano Planejamento tático >> Programa Planejamento operacional >> Projeto Atividades 7 7

8 Estrutura dos programas e projetos
10/6/2017 Estrutura dos programas e projetos O que fazer? Apresentação Por que fazer? Justificativa Para que fazer? Objetivos Como fazer? Metodologia Quando? Cronograma Quanto? Orçamento Como controlar? Avaliação 8 8

9 10/6/2017 Função ORGANIZAÇÃO Capacidade de agrupar pessoas, definindo atribuições, responsabilidades e relações entre indivíduos e grupos, de modo a alcançar os objetivos. Definir: Quem toma as decisões; Quem deve realizar as atividades; Quem deve avaliar; Relações entre os diferentes membros. 9 9

10 Documentos que definem numa organização a divisão do trabalho
10/6/2017 Documentos que definem numa organização a divisão do trabalho ESTATUTO Documento legal que estabelece a missão da organização (identificando os dirigentes, competências, forma de eleição, mecanismo de tomada de decisão, etc) >> assembléia geral; conselho fiscal; conselho consultivo (presta assessoria política a diretoria) e junta executiva (órgão colegiado constituido pelo diretor executivo e chefes de departamento. 10 10

11 10/6/2017 ORGANOGRAMA Representa graficamente a divisão do trabalho na organização, tanto no sentido horizontal (definindo áreas de atuação) como no sentido vertical (definindo os níveis hierárquicos). Divisão horizontal >> critérios de departamentalização por: função; segmento social e localidade; projetos. Estrutura matricial >> conjuga a estrutura por projetos com a funcional (pág. 67). 11 11

12 Quanto a forma de tomar decisões: INDIVIDUAL / COLETIVA
10/6/2017 Quanto a forma de tomar decisões: INDIVIDUAL / COLETIVA CENTRALIZADA / DESCENTRALIZADA Qual o grau de descentralização ideal a ser adotado? Depende do tamanho da organização, da dispersão geográfica, da confiança depositada nas pessoas, do grau de comprometimento, etc. 12 12

13 Matriz de análise do grau de centralização
10/6/2017 Matriz de análise do grau de centralização VARIÁVEIS: decisões e decisores Níveis de decisão: estratégico / tático operacional 13 13

14 Passos para a construção da matriz
10/6/2017 Passos para a construção da matriz Levantamento de todas as unidades e profissionais Identificação do nível hierárquico Rol de decisões tomadas Classificação da decisão segundo o nível (estratégico, tático ou operacional) Identificação de decisores Análise da matriz (verificando se para cada decisão foi identificado um decisor) Análise do grau de centralização ou de descentralização. (Pág. 74 e 75) 14 14

15 Elaborar rotinas e procedimentos.
10/6/2017 Normatização Descrever como, quando e quem vai executar determinadas atividades e tarefas. Elaborar rotinas e procedimentos. Descrição de cargos Relação de tarefas de mesma natureza e complexidade atribuído a uma ou mais pessoas. 15 15

16 10/6/2017 Função DIREÇÃO Conduzir ou motivar pessoas a executarem suas tarefas a fim de alcançar os objetivos organizacionais. COORDENAÇÃO Instrumentos úteis ao coordenador: cronograma / matriz institucional múltipla / reuniões periódicas. LIDERANÇA Cooperação / comprometimento 16 16

17 Processo decisório >> Político e Técnico
10/6/2017 Qualidades do líder: Organizacional; Interpessoal; Qualidades pessoais: autoconhecimento / iniciativa / coragem / persistência / integridade / capacidade de liderança e de se adaptar a diferentes situações. Processo decisório >> Político e Técnico Exigência de tomada de decisões para visualizar a realização dos objetivos traçados. 17 17

18 DECISÕES: estratégicas / táticas / operacionais
10/6/2017 Decisão >>> tomada de decisões para viabilizar a realização dos objetivos traçados. DECISÕES: estratégicas / táticas / operacionais DECISÕES: programadas / rotineiras não programadas >> eventuais / lidam com o desconhecido Identificar problemas; Identificar alternativas; Analisar repercussões de cada uma; Escolher a melhor opção. 18 18

19 10/6/2017 Função de CONTROLE Compara as ações planejadas com os resultados obtidos (ações corretivas). Análise / ex ante Acompanhamento / monitoramento Avaliação / ex post / de resultado 19 19

20 Níveis de controle Estratégico – acompanha o desempenho da organização
10/6/2017 Níveis de controle Estratégico – acompanha o desempenho da organização Tático – concretiza as ações / decisões tomadas no nível estratégico Operacional – efetuado sobre as ações e estratégias. 20 20

21 Fases de controle Estabelecimento de padrões de desempenho
10/6/2017 Fases de controle Estabelecimento de padrões de desempenho Objetivo – Indicador – Padrão (qualidade / quantidade / tempo / custo) Mensuração de resultados Ser útil, precisa, anual, econômica. Instrumentos de mensuração: observação direta, contato pessoal, relatórios orais e escritos, gráficos e tabelas, métodos automáticos (software), teste com amostras, etc. 21 21

22 Comparação entre o desempenho real e o padrão estabelecido
10/6/2017 Comparação entre o desempenho real e o padrão estabelecido Desempenho = Desempenho # Desempenho esperado ambicioso – objetivos que ultrapassam a capacidade de realização Desempenho esperado tímido – os níveis de desempenho fixados estão aquém das possibilidades de realização da organização. Adoção de ações corretivas MEDIDAS >> precisão CORRETIVAS >> rapidez / adaptável 22 22

23 Possibilidades para uma organização
10/6/2017 Possibilidades para uma organização Nada fazer (desempenho =) Modificar o indicador de desempenho esperado (desempenho ambicioso ou tímido) Atuar sobre o processo de execução das atividades (correção das falhas) Alterar o sistema de mensuração >> pode ser avaliado a necessidade de mudar / corrigir o próprio instrumento ou fonte de mensuração. 23 23

24 Métodos e técnicas de controle
10/6/2017 Métodos e técnicas de controle Processual Controle orçamentário (ex ante / processual / ex post) Avaliação de desempenho Eficiência / eficácia / efetividade Avaliação de desempenho da organização Avaliação de desempenho das pessoas 24 24

25 Avaliação de desempenho das pessoas
10/6/2017 Avaliação de desempenho das pessoas Identificar necessidade de treinamento: ação corretiva (melhorar) e não para promoção (melhorar as condições de trabalho). Avaliação de desempenho pessoal: negociação de desempenho / análise da capacitação profissional e condições de trabalho / acompanhamento do desempenho / avaliação do desempenho. 25 25

26 Dificuldade da tarefa de controlar os recursos humanos
10/6/2017 Dificuldade da tarefa de controlar os recursos humanos Singularidade da avaliação Quais os padrões para aferição? Instrumentos quantitativos e qualitativos Informatização do controle >> uso de software 26 26


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