A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARTILHA DE BOAS PRÁTICAS 2017

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARTILHA DE BOAS PRÁTICAS 2017"— Transcrição da apresentação:

1

2 PARTILHA DE BOAS PRÁTICAS 2017

3 JUSTIFICATIVA: A palavra Vocação deriva se do Latim, vocare = chamado, entende-se o mistério do chamado divino e da resposta humana. A história de cada pessoa inicia-se com o chamado à vida, primeira vocação, chamado a existência, ser homem e ser mulher. Cada ser humano sente-se envolvido no mistério de ser pessoa escolhida para a existência. Desde o princípio fomos acolhidos por alguém que cuidou e cuida de nós. O chamado à vida é, portanto, nossa primeira vocação, a vocação fundamental.

4 JUSTIFICATIVA: A resposta ao chamado de Deus remete às pessoas a dar um sentido verdadeiro a sua existência. Implica uma abertura dialética para consigo mesmo, com os outros, com a natureza e o transcendente. Pois, vocação é o chamado de Deus que tem como intenção a realização plena da pessoa humana. É um chamado para fazer algo, para cumprir uma missão, para ser feliz. Enfim, a Semana Vocacional é esse período fecundo e propício para todos aprenderem com Maria e Champagnat a cuidar da vocação, da vida e despertar para uma vocação específica.

5 OBJETIVO GERAL Proporcionar no Brasil Marista reflexão, mobilização, sensibilização e fortalecimento da Animação Vocacional com o intuito de comprometer mais pessoas com a construção de uma Cultura Vocacional.

6 OBJETIVOS ESPECIFICOS
Sensibilizar as unidades e comunidades maristas para a construção da cultural vocacional; Tornar visível a vocação e a presença dos Irmãos e Leigos/as Maristas junto aos jovens para incentivá-los na elaboração de seu projeto de vida; Mobilizar as unidades maristas em vista de uma reflexão vocacional, fortalecendo a interface entre o pedagógico e o pastoral.

7 PARTILHA DE BOAS PRÁTICAS:
O êxito da Semana Vocacional Marista dependerá da criatividade e do envolvimento da unidade e da comunidade nas ações propostas e realizadas. É importante que sejam envolvidos os diversos públicos, nos diferentes projetos. Propõem-se algumas atividades que poderão ser úteis aos nossos trabalhos.

8 SONORIZAÇÃO E AMBIENTAÇÃO
De acordo com o tema da semana, pode-se fazer uso da vinheta e músicas durante os intervalos de aulas. Também a ambientação, com bandeiras, painéis, fotos, cartazes, banners, faixas com frases, camisetas, velas, imagens e outros, é de fundamental importância para dar a tonalidade da semana.

9 ATIVIDADES AO AR LIVRE GINCANA / TORNEIO /CAÇA AO TESOURO...
Através desse estilo de atividades, é possível integrar adolescentes, jovens e adultos (pais, professores, catequistas,...) dos mais diferentes grupos, e envolver toda a comunidade. Pode-se incentivar a vivência de valores, tais como: importância da contribuição individual para o grupo; sentido de equipe; solidariedade; sabedoria para vencer com humildade; aceitação da derrota momentânea como um apelo à busca de uma qualidade maior.

10 DESAFIOS: Maratona, caminhada, passeio ciclístico...
É próprio da adolescência e juventude o querer superar desafios. Com essas atividades, é possível aproximar- se deles e propor uma série de ações que podem estar relacionadas ao conhecimento pessoal e do meio em que vivem.

11 PROGRAMAS - ENTREVISTAS
Através desses meios, pode-se adentrar em uma área de desafios, pois atingem um número muito significativo de pessoas. Convém preparar bem os detalhes, como perguntas e respostas, dados a serem apresentados, imagens e músicas, possíveis efeitos, entre outros.

12 ACAMPAMENTO Acampar, além de ser prazeroso, é uma importante atividade para crianças, adolescentes e jovens, no seu desenvolvimento físico e social. Quando bem orientado, podem-se atingir alguns objetivos, tais como: relaxamento, integração, desafios, cooperativismo, novas amizades, solidariedade, respeito à natureza...

13 CAMPANHAS Promover uma campanha é tentar fazer a diferença, chamar a atenção de comunidades para uma temática importante e orientar os líderes de opinião para possíveis soluções. A campanha coloca um problema em agenda, define soluções para o mesmo, e cria suportes para a sua resolução. Ela precisa reunir o esforço de pessoas e organizações para fazer a diferença. É nesses espaços que se desenvolve o protagonismo juvenil.

14 ÁUDIOS E VÍDEOS Com o uso de diferentes filmes e músicas, pode-se estender o olhar além do entretenimento: estimular debates, favorecer a compreensão das mensagens, despertar para valores, incentivar o diálogo, favorecer o desenvolvimento do senso crítico.

15 SEMINÁRIOS Debater assuntos pertinentes da atualidade, como:
Redes sociais e seus impactos; Política; Ética ; Cuidado com a Casa Comum (meio ambiente); Juventudes e violência...!

16 “Animamos movimentos apostólicos nos quais os jovens podem encontrar clima que facilite sua resposta ao chamado do Senhor”. (Constituições, nº 93.2)

17 Contamos com o sua presença efetiva e afetiva nesta nobre missão de tornar Jesus Cristo conhecido, amado e seguido, com o intuito de construirmos uma Cultura Vocacional nos ambientes que atuamos.


Carregar ppt "PARTILHA DE BOAS PRÁTICAS 2017"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google