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Aedes aegypti Conhecer para Combater

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Apresentação em tema: "Aedes aegypti Conhecer para Combater"— Transcrição da apresentação:

1 Aedes aegypti Conhecer para Combater

2 Cidadão: indivíduo que goza de direitos e deveres civis e políticos num país.
Cidadania: qualidade ou condição de um cidadão. Mini Houaiss, Dicionário da Língua Portuguesa

3 O indivíduo aí em cima NÃO é um cidadão!

4 Ações desenvolvidas para controle do Aedes aegypti: inspeção de imóveis; pontos estratégicos; imóveis especiais; educação em saúde. Inspeção de Imóveis 4 4

5 5

6 Educação em Saúde 6

7 O que é Dengue? Ainda Mata!
É uma doença infecciosa causada por vírus, transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Existem quatro subtipos do vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Além da dengue, o Aedes aegypti pode transmitir as doenças chikungunya e zika.

8 ILUSTRAÇÕES DE VÍRUS ZYKA DENGUE CHIKUNGUNYA

9 De onde veio o Aedes aegypti ?

10 Onde tem Aedes aegypti ? Segundo a Organização Mundial de Saúde, 100 milhões de pessoas contraem dengue no mundo, por ano. Cerca de são hospitalizadas e pessoas vão a óbito.

11 O mosquito é “esperto”! O Aedes aegypti chegou em nosso país há
mais de 330 anos. Em 1957 o Aedes aegypti foi considerado “expulso” do Brasil, e “voltou” em 1967, transmitindo dengue várias vezes... Por isso, está ficando cada vez mais adaptado ao nosso ambiente, além de mais resistente aos inseticidas, o que confirma a necessidade de combatê-lo através da eliminação de criadouros.

12 Fliti, a barata (Fernando Gonsales)

13 Ações realizadas quando há casos positivos de dengue, chikungunya e zyka
Bloqueio mecânico: É feito visando a eliminação mecânica de criadouros e aplicação de larvicida; desse modo, tem-se certeza que não restará nenhuma forma imatura do mosquito (ovo, larva e pupa). Busca ativa: Ao mesmo tempo em que é feito o bloqueio mecânico, faz-se uma entrevista com os moradores, buscando mais casos suspeitos de dengue nas residências visitadas. Bloqueio químico: Após o término do bloqueio mecânico, passa-se para o bloqueio químico, que é a nebulização com inseticida organofosforado (malation) nas mesmas residências, visando eliminar mosquitos contaminados. Obs.: Esses bloqueios são feitos nas faces da quadra onde reside a pessoa com caso positivo, mais oito quadras ao redor ou próximas, podendo ser ampliados em caso de se achar suspeitos na busca ativa.

14 Como é o mosquito? É preto, rajado de branco, menor que um pernilongo comum, e silencioso; Somente a fêmea pica, durante o dia, de 5 até 20 pessoas por dia; Vôo: 100 a 200m na horizontal e 2m ou mais na vertical; normalmente fica onde nasce, 95% das infestações são em residências. Vive cerca de 30 dias e precisa de água parada para nascer. Põe seus ovos na superfície acima da água, ou no seco, e prefere superfícies escuras ou sombreadas. Os ovos podem permanecer no seco até quase dois anos. Coloca 100 ovos de cada vez, 3 vezes, espalhando-os em vários recipientes.

15 Como ele nasce? Após sair do ovo, o mosquito se desenvolve por transformações (metamorfose). OVO > (dois dias) LARVA > (quatro dias) PUPA > (dois dias) ADULTO

16 OVOS LARVAS PUPAS

17 Então, como é que se pega? O mosquito pega o vírus ao picar alguém doente. Após cinco ou seis dias, esse mosquito infectado pode transmitir o vírus a outra pessoa.

18 Principais Sintomas da Dengue
Febre alta; Dor de cabeça; Dor no corpo; Dor no fundo dos olhos; Enjôo e vômitos; Cansaço; Não sente fome; Manchas vermelhas na pele; Diarréia. Atenção! Ao sentir dois ou três sintomas, procure a unidade de saúde!

19 Dengue Hemorrágica Ocorre quando se pega dengue pela 2ª vez, ou seja, de um tipo de virus diferente da 1ª vez. Além dos sintomas já citados, quem contrai apresenta hemorragia interna e: • Dores abdominais, fortes e contínuas; • Pele pálida, fria e úmida; • Sangramento pelo nariz, boca e gengivas; • Sonolência, agitação e confusão mental; • Sede excessiva e boca seca; • Dificuldade respiratória; • Pulso rápido e fraco; • Perda de consciência.

20 DENGUE HEMORRÁGICA

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22 ATENÇÃO!!! Dengue ainda mata e qualquer um pode pegar.
Sentindo febre alta mais um ou dois sintomas, procure um médico. Não tome medicamentos sem orientação médica, principalmente remédios à base de Ácido Acetil Salicílico (AAS). E não esqueça! Além da dengue, o Aedes aegypti agora está transmitindo chikungunya e zika vírus!

23 Chikungunya Outra doença infecciosa causada por vírus,
também transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Doença aguda, apresenta sintomas semelhantes aos da dengue, sendo alguns de duração mais prolongada. Sintoma que pode diferenciar da dengue é a dor articular intensa e bem definida, principalmente em tornozelos, punhos e mãos; além de conjuntivite.

24 Zika O Aedes aegypti fêmea também transmite o zika.
Esse quadro clínico se caracteriza por: febre baixa, dor de cabeça, dor nas articulações e muscular, manchas vermelhas; é autolimitado e dura de 4 a 7 dias.

25 Febre Amarela Urbana O Aedes aegypti fêmea também transmite a febre
amarela urbana. Sendo que a transmissão em área silvestre ocorre por meio de mosquitos do gênero Haemagogus.

26 Sintomas Seu quadro clínico caracteriza-se por: febre
alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

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28 O que Fazer?? Para controlar a dengue, chikungunya e zika vírus, e eliminar o risco de contrair essas doenças, é importante seguir as orientações passadas. Lembramos que é de competência do Coordenador Pedagógico e da Direção administrar e orientar quanto aos criadouros encontrados do Aedes aegypti, vetor dessas doenças, preservando o ambiente livre de insetos. Porém, cada aluno e funcionário pode e deve fazer a sua parte, sem esperar os outros. Veja como:

29 Pneus Entulhos e lixo Piscinas Calhas Pratos de Planta Bebedouro de animais Lajes Garrafas

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32 AÇÕES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS PELA ESCOLA
A escola pode promover diversas ações, desde que envolvam toda a comunidade escolar: alunos, professores e funcionários. Algumas sugestões retiradas do livro “Técnicas de Ensino- Aprendizagem Aplicadas à Educação em Saúde”(FUNASA de Goiânia, 1999): Entrevista: com médicos da rede pública, epidemiologistas, autoridades no assunto. Debate: sobre a melhor forma de controlar a dengue, chikungunya e zika vírus; dificuldades da população colocar em prática o que é ensinado; outros assuntos, sempre mediado por um professor de Biologia. Estudo de caso; resolução de problema.

33 OUTRAS SUGESTÕES Gincana; caminhada; passeata; mutirão; feira de ciências; teatro(fantoches ou vivo); seminário de temas; oficina pedagógica; pesquisa;dinâmicas de grupo. Trata-se apenas de algumas sugestões. As mesmas podem ser adaptadas à realidade escolar. O Coordenador Pedagógico, junto com os professores, pode desenvolver outras atividades e utilizar outras técnicas.

34 TRANSDISCIPLINARIDADE
Português: redações, leituras de textos jornalísticos, confecção de folhetos informativos(com análise anterior de outros já prontos), etc. Matemática: confecção e interpretação de gráficos e tabelas referentes a dados epidemiológicos; solução de problemas envolvendo nº de suspeitos da dengue, chikungunya e zika vírus ou de casos oficiais. Biologia: ciclo de vida do mosquito, bem como seu habitat, ecologia, morfologia, classificação taxonômica, etc. Relação entre zika vírus e microcefalia; e entre as três doenças e síndrome de Guillain Barret. Química: principais aspectos do uso indiscriminado de inseticida e larvicida; resistência. Técnicas caseiras são eficazes?

35 TRANSDISCIPLINARIDADE
Física: estudo do alcance de vôo do mosquito e suas implicações em uma epidemia. Geografia: localização, em mapas, da dengue, chikungunya e zika vírus nos países tropicais e a causa da sua ampliação para países europeus e América do Norte. História: relacionar a chegada do Aedes aegypti ao Brasil com o momento histórico da época; o mesmo pode ser feito quando houve o combate por Oswaldo Cruz, as erradicações e reinfestações. Inglês: trabalhar textos em inglês; associar com os textos a infestação em regiões dos Estados Unidos(junto com Geografia). Filosofia: por que doenças de fácil prevenção, como a dengue, chikungunya e zika vírus acometem principalmente países subdesenvolvidos como o Brasil? Ou você ainda acha que o nosso país está em desenvolvimento?

36 SENSIBILIZAÇÃO Além de informar e prevenir a população quanto aos riscos da dengue, o que precisamos realmente é fazer com que a sociedade passe da teoria à prática, com a aquisição do hábito de eliminação de criadouros. Porém só conseguiremos isso com a sensibilização, usando argumentos que convençam as pessoas.

37 Secretaria Municipal de Saúde Centro de Controle de Zoonoses
Obrigado! Secretaria Municipal de Saúde Centro de Controle de Zoonoses Márcio José Sérgio Ermida Orientador Pedagógico - CCZ


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