A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria da burocracia Por : Max Weber.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria da burocracia Por : Max Weber."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria da burocracia Por : Max Weber

2 Max Weber foi um intelectual, jurista e economista alemão considerado um dos fundadores da Sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. Nascimento : 21 de abril de 1864 Morte : 14 de junho de 1920 ( aos 56 anos)

3

4 Origem da Teoria da Burocracia
- Fragilidade e parcialidade da Teoria clássica e da Teoria das Relações Humanas. - A necessidade de um modelo de organização racional. - O crescente tamanho e complexidade das empresas. - O ressurgimento da Sociologia da Burocracia,a Partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber.

5 A teoria burocrática é uma espécie de organização humana baseada na racionalidade, ou seja, os meios devem ser analisados e estabelecidos de maneira totalmente formal e impessoal, a fim de alcançarem os fins pretendidos.

6 Para Weber, a ideia de burocracia está ligada ao conceito de autoridade. Segundo ele, existem três formas de autoridade: Autoridade tradicional: baseada em tradições e costumes e práticas passadas de uma cultura. Pode ser encontrada principalmente nas sociedades antigas, nesse caso, a legitimidade da autoridade é assegurada pelas tradições religiosas, crenças e costumes sociais. Acredita-se que ela é sagrada. Autoridade carismática: baseada nas características físicas e/ou de personalidade do líder em questão. A autoridade carismática tem como desvantagens o fato de poder ser passageira, uma vez que se segura no reconhecimento por parte do grupo e por não deixar sucessores certos.

7 Autoridade racional-legal: é aquela garantida por regras e normas oriundas de um regulamento que é, por sua vez, reconhecido e aceito pelo grupo. Aqui, deve-se seguir os comandos da pessoa que ocupa o cargo, a autoridade está no cargo e não na pessoa que o exerce. Weber acreditava que a autoridade racional-legal era a mais adequada para o ambiente corporativo, uma vez que não é personalista como as outras duas formas.

8 Características da Burocracia
Autoridade Hierarquia e divisão do trabalho Formalidade no atos e comunicações Especialização dos funcionários Impessoalidade nas relações

9 Vantagens Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento. Rapidez nas decisões, Pois, cada um sabe o que deve ser feito. Confiabilidade, pois o negócio é conduzido de acordo com regras conhecidas. As decisões são previsíveis e o processo decisório elimina a descriminação pessoal

10 Desvantagens Excesso de formalismo e papelório Resistência as mudanças
Despersonalização do relacionamento Superconformidade

11

12 Nomes: Daniele Santos, Yago Alves Cescon, Gleison


Carregar ppt "Teoria da burocracia Por : Max Weber."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google