A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ABORDAGEM ESTRUTURALISTA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ABORDAGEM ESTRUTURALISTA"— Transcrição da apresentação:

1 ABORDAGEM ESTRUTURALISTA
Teoria da Burocracia Ênfase na estrutura Abordagem Estruturalista Teoria Estruturalista Ênfase na estrutura, nas pessoas e no ambiente

2 (Dicionário Houaiss, 2001) Uso pejorativo do termo!
O QUE É BUROCRACIA? “corpo de funcionários enquanto estrutura ineficiente, inoperante, morosa na solução de questões, falta de iniciativa e de flexibilidade, indiferente às necessidades das pessoas e à opinião pública, tendente a complicar trâmites e a ampliar sua área de influência e seu poder, com conseqüente emperramento ou asfixia das funções organizacionais que são a sua razão mesma de ser” (Dicionário Houaiss, 2001) Uso pejorativo do termo! 1.sistema de execução da atividade pública, esp. da administração, por meio de um corpo complexo de funcionários lotados em órgãos, secretarias, departamentos etc., com cargos bem definidos, selecionados e treinados com base em qualificações técnicas e profissionais, os quais se pautam por um regulamento fixo, determinada rotina e uma hierarquia com linhas de autoridade e responsabilidade bem demarcadas, gozando de estabilidade no emprego 2.o corpo de funcionários que faz funcionar tal sistema; a classe dos burocratas”

3 Todos os grupos sociais são organizações?
NÃO! Dois tipos de grupos sociais: Grupos sociais primários – São grupos informais em que predominam as relações pessoais. Ex.: famílias, grupo de amigos, vizinhos, grupo profissionais do tipo voluntários. Grupos sociais secundários – São grupos formais, assim chamados porque com eles as pessoas têm relações regidas por regulamentos explícitos. As organizações formais baseiam-se em normas explícitas que criam direitos e obrigações para seus integrantes. Ex.: Estado, empresas.

4 Todos as organizações formais são: BUROCRACIAS!
A palavra burocracia identifica as organizações que se baseiam em regulamentos. Há uma razão extremamente importante para entender o que é a burocracia: a sociedade organizacional é, também uma sociedade burocratizada. Todas as organizações com as quais VOCÊ está ligado de alguma forma são burocracias, regidas por regulamentos que criam direitos e obrigações. A burocracia é um estágio na evolução das organizações.

5 O que é burocracia? A burocracia é uma forma de organização humana e que se baseia na racionalidade instrumental, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.

6 Max Weber e a Burocracia
Este cientista nasceu em 1864, na Prússia; Faleceu em 1920, deixando inúmeras obras incompletas; Entre 1930 e meados dos anos 40, teve seus trabalhos traduzidos e projetados no cenário internacional. - Economia e Sociedade - A ética protestante e o espírito do capitalismo

7 Max Weber e a Burocracia Três tipos de sociedade segundo Weber:
Sociedade Tradicional: predomina as características patriarcais e patrimonialistas, como a família, o clã, a sociedade medieval, etc. Sociedade Carismática: predomina as características místicas, arbitrárias e personalísticas, como os grupos revolucionários, etc. Sociedade Legal, racional, ou burocrática: predominam normas impessoais e racionalidade dos meios e dos fins, como nas grandes empresas, exército, etc.)

8 Max Weber e a Burocracia Três tipos de autoridade segundo Weber:
Autoridade Tradicional: Os subordinados aceitam ordens dos superiores porque desde cedo eles se encontraram nesta situação. Exemplos: domínio patriarcal do chefe de família, do chefe do clã, o despotismo real, etc. Esta autoridade pode ser transmitida de geração em geração, é extremamente conservadora e não é racional. A legitimação do poder na dominação tradicional vem da crença no passado eterno, na justiça e na maneira tradicional de agir.

9 Max Weber e a Burocracia Três tipos de autoridade segundo Weber:
Autoridade Carismática: Os subordinados aceitam ordens dos superiores porque se identificam com a personalidade e liderança desses. São pessoas que se destacam por seu carisma como: Gandhi, Kennedy, Getúlio Vargas, capitães de indústria, como Matarazzo, Ford etc. O poder carismático não tem base racional, é instável e por vezes adquire características revolucionárias. Não é delegado nem recebido como herança, ao contrário do tradicional.

10 Max Weber e a Burocracia Três tipos de autoridade segundo Weber:
Autoridade Legal, Racional ou Burocrática Os subordinados aceitam ordens dos superiores porque concordam com um conjunto de preceitos ou normas que consideram legítimos e dos quais deriva o comando. A autoridade é técnica, meritocrática e administrativa. As leis podem ser promulgadas e regulamentadas livremente por procedimentos formais e corretos. A legitimidade do poder racional e legal se baseia em normas legais racionalmente definidas. O aparato administrativo nesta dominação é a burocracia.

11 Origens da Teoria da Burocracia
A Teoria da Burocracia foi desenvolvida na Administração a partir da década de 1940, devido aos seguintes aspectos: a fragilidade e parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas a necessidade de um modelo de organização racional o crescimento de tamanho e complexidade das empresas o ressurgimento da Sociologia da Burocracia (a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber).

12 Características da Burocracia
(Max Weber) 1. Caráter legal das normas e regulamentos 2. Caráter formal das comunicações. 3. Caráter racional e divisão do trabalho. 4. Impessoalidade nas relações. 5. Hierarquia de autoridade. 6. Rotinas e procedimentos estandardizados 7. Competência técnica e meritocracia 8. Especialização da administração que é separada da propriedade. 9. Profissionalização dos participantes 10. Completa previsibilidade do funcionamento

13 Características da Burocracia
(Max Weber) 1. Caráter legal das normas e regulamentos A burocracia é uma organização ligada por normas e regulamentos previamente estabelecidos. 2. Caráter formal das comunicações A burocracia é uma organização ligada por comunicações escritas. Todas as ações e procedimentos são feitos por escrito para proporcionar comprovação e documentação adequadas. 3. Caráter Racional e Divisão do Trabalho A burocracia é uma organização que se caracteriza por uma sistemática divisão do trabalho a qual atende a uma racionalidade, isto é, ela é adequada aos objetivos a serem atingidos.

14 Características da Burocracia
(Max Weber) 4. Impessoalidade nas Relações A administração da burocracia é realizada sem considerar as pessoas como pessoas, mas como ocupantes de cargos e de funções 5. Hierarquia da Autoridade A burocracia é uma organização que estabelece os cargos segundo o princípio da hierarquia. Cada cargo inferior recebe supervisão de um superior. 6. Rotinas e Procedimentos Estandardizados A burocracia é uma organização que fixa as regras e normas técnicas para o desempenho de cada cargo. O ocupante de um cargo – o funcionário – não pode fazer o que quiser, mas o que a burocracia impõe que ele faça.

15 Características da Burocracia
(Max Weber) 7. Competência Técnica e Meritocracia A burocracia é uma organização na qual a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica e não em preferências pessoais. 8. Especialização da Administração A burocracia é uma organização que se baseia na separação entre a propriedade e a administração. Os membros do corpo administrativo devem estar completamente separados da propriedade dos meios de produção. Surgem os burocratas.

16 Características da Burocracia
(Max Weber) 9. Profissionalização dos participantes A burocracia é uma organização que se caracteriza pela profissionalização dos seus participantes. Cada funcionário da burocracia é um profissional porque: É um especialista É assalariado É ocupante de cargo É nomeado por superior hierárquico Seu mandato é por tempo indeterminado Segue carreira dentro da organização Não possui a propriedade dos meios de produção

17 Características da Burocracia
(Max Weber) 10. Completa Previsibilidade do Funcionamento A consequência desejada da burocracia é a previsibilidade do comportamento dos seus membros. O modelo burocrático de Weber parte da pressuposição de que o comportamento dos membros da organização é perfeitamente previsível: todos os funcionários deverão comportar-se de acordo com as normas e regulamentos da organização, a fim de que esta atinja a máxima eficiência possível.

18 Tipo Ideal de Burocracia (Max Weber)
Formalidade As burocracias são essencialmente sistemas de normas. A figura da autoridade é definida pela lei, que tem como objetivo a racionalidade das decisões baseadas em critérios impessoais. Impessoalidade As pessoas são ocupantes de cargos ou posições formais. A obediência é devida aos cargos, não aos ocupantes. Profissionalismo As burocracias são formadas por funcionários, os quais são remunerados obtendo os meios para sua sobrevivência.

19 Racionalidade Burocrática Racionalidade Funcional
= Racionalidade Funcional Para Weber a racionalidade é adequar os meios aos fins, isto é, eficiência. A racionalidade deve ser funcional, ser conquistada pela elaboração de regras que servem para dirigir, partindo do topo, todo comportamento para se conseguir a eficiência. Mannheim chamou a esta racionalidade de funcional. Na racionalidade funcional não se aprecia propriamente a qualidade intrínseca das ações, mas o seu maior ou menor concurso, numa série de outros, para atingir um fim preestabelecido, independentemente do conteúdo que possam ter as ações.

20 Vantagens da Burocracia (Max Weber)
1. Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização. 2. Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres. 3. Rapidez nas decisões, pois cada um conhece o que deve ser feito e por quem e as ordens e papéis tramitam através de canais preestabelecidos. 4. Univocidade de interpretação garantida pela regulamentação específica e escrita. Por outro lado, a informação é discreta, pois é fornecida apenas a quem deve recebê-la.

21 Vantagens da Burocracia (Max Weber)
5. Uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronização, redução de custos e erros, pois as rotinas são definidas por escrito. 6. Continuidade da organização através da substituição do pessoal que é afastado. Além disso, os critérios de seleção e escolha do pessoal baseiam-se na capacidade e na competência técnica. 7. Redução do atrito entre as pessoas, pois cada funcionário conhece o que é exigido dele e quais os limites entre suas responsabilidades e as dos outros. 8. Constância, pois os mesmos tipos de decisão devem ser tomados nas mesmas circunstâncias.

22 Vantagens da Burocracia (Max Weber)
9. Confiabilidade, pois o negócio é conduzido através de regras conhecidas, e os casos similares são metodicamente tratados dentro da mesma maneira sistemática. As decisões são previsíveis e o processo decisório, por ser despersonalizado no sentido de excluir sentimentos irracionais, como amor, raiva, elimina a discriminação pessoal. 10. Benefícios para as pessoas na organização, pois a hierarquia é formalizada, o trabalho é dividido entre as pessoas de maneira ordenada, as pessoas são treinadas para se tornarem especialistas, podendo encarreirar-se na organização em função de seu mérito pessoal e competência técnica.

23 Disfunções da Burocracia
São as conseqüências imprevistas que levam às imperfeições do funcionamento da burocracia. A burocracia não leva em consideração as relações informais que existe em todas organizações humanas e nem a variabilidade humana que interfere no desempenho de suas atividades.

24 Disfunções da Burocracia
(Merton) Segundo Merton, a burocracia tem estas disfunções: 1. Internalização das Regras e Apego aos Regulamentos: tendência de as regras deixarem de ser meios e passarem a figurar como o próprio objetivo. 2. Excesso de formalismo e de Papelório: fruto da necessidade de documentar e formalizar todas as comunicações 3. Resistência a Mudanças: o funcionário dentro da burocracia tende a se acostumar a uma completa estabilidade e repetição daquilo que faz.

25 Disfunções da Burocracia
(Merton) 4. Despersonalização do Relacionamento: A burocracia tem como característica a impessoalidade entre os funcionários levando a uma diminuição das relações personalizadas entre os membros da organização 5. Categorização como Base do Processo Decisorial: Por se assentar em uma rígida burocratização, na burocracia as decisões serão tomadas por aqueles que possuem a mais elevada categoria hierárquica

26 Disfunções da Burocracia
(Merton) 6. Superconformidade às Rotinas e aos Procedimentos: Provoca uma profunda limitação na liberdade e espontaneidade pessoal do funcionário. 7. Exibição de Sinais de Autoridade: Por enfatizar a hierarquia de autoridade, na burocracia torna-se necessário um sistema capaz de indicar, aos olhos de todos, quem detém o poder. 8. Dificuldade no Atendimento a Clientes e Conflitos com o Público: Decorrente do fato de o funcionário estar totalmente voltado para dentro da organização. Clientes são atendidos de forma padronizada.


Carregar ppt "ABORDAGEM ESTRUTURALISTA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google