A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria da Burocracia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria da Burocracia."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria da Burocracia

2 Max Weber Sociólogo alemão;
Maximilian Carl Emil Weber – Sociólogo alemão; Professor: universidades de Friburgo e Heidelberg; 1940 – tradução de alguns dos seus livros. The Protestant Ethic and the Spirit of Capitaliysm – A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo; The Theory os Social and Economic Organization – A Teoria da Organização Social e Econômica

3 Teoria da Burocracia - Origens
A fragilidade e a parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas; A necessidade de um modelo de organização racional; O crescente tamanho e complexibilidade das empresas; O ressurgimento da Sociologia da Burocracia.

4 Teoria da Burocracia Tipos de Autoridade
Característica Legitimação Tradicional Não é racional. Poder é herdado ou delegado. Baseado no “senhor”. Tradição, hábitos, usos e costumes. Carismática Não é racional, nem herdada, nem delegável. Baseada no carisma. Características pessoais e carismáticas do líder. Racional Racional, legal, impessoal, formal. Baseada no mérito. Justiça da lei. Promulgação e regulamentação de normas legais previamente definidas.

5 Teoria da Burocracia Tipos de Sociedade
Característica Legitimação Tradicional Patriarcal e patrimonial. Conservadorismo. Clã, tribo, família. Carismática Centrada numa pessoa, mística e arbitrária. Revolucionária. Partidos políticos, nações em revolução. Racional Racionalidade de meios e objetivos. Estados modernos, grandes empresas.

6 Teoria da Burocracia Fatores para o desenvolvimento
Desenvolvimento da economia monetária; Crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas do Estado Moderno; A superioridade técnica do modelo burocrático – em termos de eficiência.

7 Teoria da Burocracia - Características
Base da Burocracia Caráter legal das normas; Caráter formal das comunicações; Divisão do trabalho; Impessoalidade nas relações; Hierarquização da autoridade; Rotinas e procedimentos; Competência técnica e meritocracia; Especialização da administração; Profissionalização; Previsibilidade do funcionamento. Consequências Previsibilidade do comportamento humano; Padronização do desempenho dos participantes. Objetivo Máxima eficiência da organização.

8 Teoria da Burocracia - Vantagens
racionalidade; Precisão na definição do cargo e na operação; Rapidez nas decisões; Univocidade de interpretação; Uniformidade de rotinas e procedimentos; Continuidade da organização; Redução do atrito entre as pessoas; Constância; Confiabilidade; benefício para as pessoas.

9 Teoria da Burocracia - Disfunções
Internalização das normas; Excesso de formalismo e papelório; Resistência a mudanças; Despersonalização do relacionamento; Categorização do relacionamento; Superconformidade; Exibição de sinais de autoridade; Dificuldades com o cliente. Imprevisibilidade do funcionamento.

10 Teoria da Burocracia - Críticas
Excessivo racionalismo; Mecanicismo; Conservantismo; Abordagem de sistema fechado; Abordagem descritiva e explicativa; Críticas multivariadas: organização informal, tipos de autoridade, conflito interno; Terceiro pilar da Teoria Tradicional;

11 Taylor – meios e métodos científicos para realizar o trabalho rotineiro das organizações – gerência;
Fayol – estudava as funções de direção; Weber – características da burocracia – organização, considerada como um todo.

12 na estrutura organizacional.
Teoria da Burocracia Ênfase na estrutura organizacional. Concepção do Homem organizacional – ser isolado que reage como ocupante de cargo – incentivos materiais e salariais. Resultados Almejados máxima eficiência.

13 Teoria da Burocracia Conceito popular
A empresa burocrática é visualizada como uma organização onde o papelório se multiplica e se avoluma impedindo as soluções rápidas e eficientes.


Carregar ppt "Teoria da Burocracia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google