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Faculdades de Ciências Sociais e Humanas Sociologia das Organizações

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Apresentação em tema: "Faculdades de Ciências Sociais e Humanas Sociologia das Organizações"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdades de Ciências Sociais e Humanas Sociologia das Organizações
Departamento de Sociologia - Ano Lectivo 2009/ 2010 Sociologia das Organizações Teoria da Burocracia Mónica Nunes Maria das Dores Policarpo João Feijão

2 “A burocracia é uma forma de organização humana e que se baseia na racionalidade instrumental, isto é, na adequação dos meios aos objectivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objectivos.” O que é burocracia? A racionalidade é um instrumento para chegar à eficiência Max Weber

3 Max Weber Burocracia Tipo de Poder

4 Max Weber e a Burocracia
3 tipos de sociedade Tradicional Carismática Legal, Racional ou Burocrática

5 Conceitos Weberianos Autoridade Burocracia Poder Legitimidade
Dominação Autoridade

6 Legal, Racional ou Burocrática
Para Weber existem três tipos de Autoridade Legítima : 3 tipos de Autoridade Tradicional Carismática Legal, Racional ou Burocrática

7 Características da Burocracia
(Max Weber) A Burocracia é baseada em: 1. Caráter legal das normas e regulamentos 2. Caráter formal das comunicações. 3. Caráter racional e divisão do trabalho. 4. Impessoalidade nas relações. 5. Hierarquia de autoridade. 6. Rotinas e procedimentos estandardizados 7. Competência técnica e meritocracia 8. Especialização da administração 9. Profissionalização dos participantes 10. Completa previsibilidade do funcionamento Consequências previstas: Previsibilidade do comportamento Humano Padronização do desempenho dos participantes Objectivo:  Máxima eficiência da organização

8 Vantagens da Burocracia (Max Weber)
Racionalidade 2. Precisão 3. Rapidez nas decisões 4. Univocidade de interpretação 5. Uniformidade de rotinas e procedimentos 6. Continuidade da organização 7. Redução da fricção entre as pessoas 8. Constância 9. Subordinação dos mais novos aos mais antigos 10. Confiabilidade 11. Benefícios sob o prisma das pessoas na organização

9 FRAGILIDADE DA ESTRUTURA BUROCRÁTICA
Dilemas da Burocracia Pressões de forças exteriores para encorajar o burocrata a seguir normas diferentes das da organização. Compromisso dos subordinados com as regras burocráticas tende gradualmente a enfraquecer. FRAGILIDADE DA ESTRUTURA BUROCRÁTICA

10 Imprevisibilidade do funcionamento
Disfunções da Burocracia: 1. Interiorização das normas 2. Excesso de formalismo e papelada 3. Resistência a mudanças 4. Despersonalização do relacionamento 5. Categorização das decisões 6. Super-conformidade às rotinas e procedimentos 7. Exibição de sinais de autoridade 8. Dificuldades com clientes Robert K. Merton Imprevisibilidade do funcionamento

11 Modelo Burocrático de Robert K. Merton
Pág 27

12 Modelo Burocrático de Selznick
Contrariamente a Weber, Philip Selznick demonstrou a possibilidade de adaptção da burocracia às: Exigências externas dos clientes Exigências internas dos participantes Estudo sobre Tennessee Valley Authority (T.V.A)

13 Conclusões de Selznick
Organização Burocrática é uma estrutura social adaptativa Dentro da organização formal desenvolve-se uma estrutura informal A estrutura informal torna-se paralela e indispensável ao sistema formal A Burocracia deve ser analisada sob o ponto de vista estrutural e funcional (deve reflectir os aspectos do comportamento organizacional interno) As tensões e os dilemas são resolvidos através das limitações ambientais e alternativas de comportamento

14 Ideologia Cooptação Conclusões de Selznick (cont.)
Para atingir os seus objectivos, a Organização utiliza dois mecanismos de defesa: Ideologia Cooptação

15 Conclusões de Selznick (cont.)
“Da mesma forma que Merton, Selznick demonstra que as consequências não previstas provêm de problemas ligados à organização informal.” (Chiavenatto: 29) “(…) Para Selznick a burocracia não é rígida nem estática, como afirmava Weber, mas adaptativa e dinâmica, interagindo intensamente com o ambiente externo e adaptando-se a ele.” (Chiavenatto: 29)

16 Modelo Burocrático de Selznick
Pág 30

17 Ciclo da supervisão fechada
Alvin Gouldner e os graus de burocratização FASE 1 FASE 2 O controlo com pouco frequência do comportamento dos operários Regras formais ignoradas Infracções raramente punidas 4, Pouca pressão para produzir 5. Atitude favorável e positiva (dos operários) em relação à fábrica Implantação de relatórios e controlo da produção (diários e semanais)  trabalho suplementar dos supervisores Corte dos favores pessoais Ciclo da supervisão fechada

18 Ciclo da supervisão fechada
Supervisão fechada sobre o operário Supervisor percebe o operário não motivado Supervisão mais fechada para aumentar o rendimento Apatia do operário reduz o rendimento Supervisor percebe o operário ainda mais desmotivado

19 Conclusões de Gouldner
A hipótese central de Gouldner é a de que a supervisão fechada destrói as relações entre superiores e subordinados e viola as regras informais do grupo. Identificação das funções das regras burocráticas Identificação de três tipos de comportamento burocrático: 1. Burocracia fingida 2. Burocracia representativa 3. Burocracia punitiva

20 Conclusões de Gouldner (cont.)
 Identificação das consequências imprevistas comuns a todos os modelos burocráticos  Para Gouldner não há um tipo único de burocracia, mas vários que oscilam entre os excessivamente burocratizados e os pouco burocratizados

21 Modelo Burocrático de Gouldner
Pág 35

22 Teoria da Burocracia: uma apreciação crítica….
racionalismo da burocracia Burocracia super-racionalizada Não leva em conta a natureza organizacional Argumentos defensivos da burocracia por parte de Charles Perrow Referir ideias de Katz e Kahn cit. Pag 37 Vantagens da burocracia são exageradas

23 Burocracia: uma apreciação crítica… (cont.) Dimensões da burocracia
Grau variável de burocratização Divisão do trabalho Sistema de regras Hierarquia de autoridade O grau variável de burocratização e determinado pela medição das dimensões da burocracia, as quais ele vai buscar cruzando os diversos modelos burocraticos . Existe portanto um continuum entre as duas dimensões: Excessiva burocratização rígidez e inflexibilidade Burocratização insuficiente desorganização e indisciplina Sistema de procedimentos Impessoalidade nas relações interpessoais Promoção e selecção baseados na competência técnica

24 Oposições à Burocracia:
Warren G. Bennis Não tem em conta o crescimento pessoal e o desenvolvimento da personalidade das pessoas Desenvolve a conformidade e o “pensamento de grupo” Não considera a “organização informal” Sistema de controle e de autoridade irremediavelmente ultrapassado Não tem um adequado processo jurídico Não possui meios adequados para resolver diferenças e conflitos entre classes, principalmente entre grupos funcionais Comunicações bloqueadas ou distorcidas devido às divisões hierárquicas Não pode assimilar o influxo de novas tecnologias ou cientistas que ingressam na organização Pode modificar a personalidade do homem e condicioná-lo BUROCRACIA

25 2. Adaptação ao ambiente externo
Bennis defende ainda que, para sobreviver, a organização burocrática deve consumar tarefas secundárias: 1. Manter o sistema interno e integrar o “lado humano da empresa” (organização informal) 2. Adaptação ao ambiente externo

26 Ameaças à burocracia (Bennis)
Transformações rápidas e inesperadas do ambiente Aumento de tamanho (o acréscimo das actividades da organização não é suficiente para sustentar o seu crescimento) Inovação da tecnologia (maior integração entre actividades e pessoas altamente especializadas e de competência muito diferentes) Mudanças radicais no comportamento administrativo

27  Para Chavienato, a teoria da Burocracia caracteriza-se por uma abordagem descritiva e explicativa
As componentes descritiva e explicativa proporcionam um conhecimento mais profundo sobre o objecto de estudo e uma ampla flexibilidade e versatilidade na solução dos problemas. Possibilitam ainda que o administrador compreenda a situação e verifique qual a melhor forma para lidar com a organização.

28 Conflito interno na organização é considerado altamente indesejável
Críticas à perspectiva burocrática de Weber Embora reconheça a importância da estrutura informal, Weber não a inclui no seu tipo ideal de burocracia As distinções de Weber entre tipos de autoridade são consideradas exageradas Conflito interno na organização é considerado altamente indesejável É o que Merton pretende mostrar, ao estudar as disfunções da burocracia, que a forma burocrática tem influência na personalidade dos seus membros e estimula uma aderência às norma e regulamentos.

29 Burocracia: uma apreciação crítica… (cont.)
Características: Especialização do processo das tarefas Padronização do desempenho da função Uniformidade das práticas institucionalizadas Garantia da centralização através da não duplicação da função “TEORIA DA MAQUINA” Fayol Weber Taylor

30 Burocracia: uma apreciação crítica… (cont.)
fRAQUEZAS da “TEORIA MÁQUINA” Pouca importância do intercâmbio do sistema com o seu ambiente e negligência das influências do meio Limitações na concepção de muitos tipos de intercâmbio com o ambiente Pouca atenção aos subsistemas de organização (com dinâmicas diferenciadas Negligência à organização informal dentro da organização formal Organização concebida como rígida e estática Em suma, o modelo weberiano da burocracia é mecanicista aproximando-se mais do modelo de Fayol do que dos modelos de Merton, Selznick e Gouldner que se desenvolveram estudos a partir dele

31 Posição da Teoria da Burocracia dentro da Teoria das Organizações
Para alguns autores, o modelo burocrático constitui um terceiro pilar da Teoria Tradicional da Organização, ao lado do “Taylorismo” e da obra de Fayol e Gulick (Teoria Clássica) Pode dizer-se que Weber é considerado o precursor do estruturalismo, estando mais identificado com a organização formal Contudo, existem diferenças entre a Teoria Burocrática de Weber e a Teoria Clássica: Teoria Clássica Teoria Weberiana Alocação de autoridade e responsabilidade; número de níveis hierárquicos Grandes esquemas de organização Abordagem predominantemente dedutiva Weber é essencialmente indutivo Moderna organização industrial Teoria geral da organização social e económica Normativa e prescritiva Descritiva e explicativa


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