A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Max Weber e a Teoria das Organizações 4ª aula Introdução à Administração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Max Weber e a Teoria das Organizações 4ª aula Introdução à Administração."— Transcrição da apresentação:

1 Max Weber e a Teoria das Organizações 4ª aula Introdução à Administração

2 Principais Características do Tipo Ideal de Burocracia Conceito – Qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseie em leis racionais. Principais Características: – Formalidade: Burocracias são essencialmente sistemas de normas – decisões baseadas em critérios impessoais; – Impessoalidade: A obediência é devida aos cargos, não aos ocupantes; – Profissionalismo: As burocracias funcionam como sistemas de subsistência para os funcionários.

3 Etzioni – Tipologia de Poder, Obediência e Organização Tipo de PoderTipo de Contrato Psicológico Tipo de Organização Poder Coercitivo: baseia-se em punições. Alienatório: Obediência sem questionamento. Coercitiva: objetivo é controlar o comportamento. Poder manipulativo: baseia-se em recompensas. Calculista: obediência interesseira. Utilitária: objetivo é obter resultados por meio de barganha com os funcionários. Poder normativo: baseia-se em crenças e símbolos. Moral: disciplina interior. Normativa: Objetivo é realizar missão ou tarefa em que os participantes acreditam.

4 Classificação das Organizações segundo o Tipo de Beneficiário BeneficiárioExemplo Os próprios membros da organização Clubes, associações, cooperativas Proprietários ou dirigentesEmpresas de forma geral ClientesHospitais, agencias sociais e universidades Sociedade em geralOrganizações do Estado e do governo Modelo de Peter Blau e Richard Scott

5 Disfunções da Burocracia segundo Perrow DisfunçãoCaracterísticas ParticularismoDefender os interesses de grupos externos, por motivos de convicção, amizade ou interesse material. Satisfação de Interesses PessoaisContratar parentes, fazer negócios com empresas da família Excesso de regrasMultiplicidade de regras e exigências para a realização de atividades Hierarquia e individualismoA hierarquia realça vaidades e estimula a luta pelo poder MecanismoBurocracias são sistemas de cargos limitados, que colocam pessoas em situações alienantes

6 Disfunções segundo Roth DisfunçãoCaracterísticas MecanicismoPapéis limitados, com responsabilidades limitadas e autonomia reduzida. IndividualismoIncentiva o conflito entre pessoas que desejam funções hierárquicas superiores. Interrupção no fluxo de informaçãoMuitos níveis hierárquicos levam à lentidão do fluxo de informação e dos demais processos organizacionais. Desestímulo à inovaçãoAs pessoas que têm poder são perigosas e nunca se sabem como reagem. A média gerência não quer despertar talentos. Indefinição de responsabilidadeNúmero de pessoas subordinadas como critério de avaliação do cargo.

7 Disfunções Segundo Merton Crítica ao modelo weberiano com ênfase na negligência ao peso do fator humano: – Valorização excessiva dos regulamentos; – Excesso de formalidade; – Resistência a mudanças – Despersonalização das relações humanas; – Hierarquização dos processos decisórios; – Exibição de sinais de autoridade; – Dificuldades no atendimento dos clientes.

8 Disfunções da Burocracia Reflexões resultantes do trabalho de Weber: – As organizações são realmente como Weber retratou em seu tipo ideal? – Será a burocracia tão cheia de vantagens como ele a fez parecer? Porquê o tom pejorativo que usamos para burocracia? – Até que ponto o controle é mais efetivo que as possibilidades de desvio de conduta?


Carregar ppt "Max Weber e a Teoria das Organizações 4ª aula Introdução à Administração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google