A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 8 SOCIOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 8 SOCIOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 8 SOCIOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO
Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli

2 Sociologia da Administração: origens, objetivos e finalidades:
Sociologia aplicada Sociologia da Administração: origens, objetivos e finalidades: Conceito: A Sociologia da Administração é um dos ramos da Sociologia. É reconhecida também por outros títulos – Sociologia do Trabalho, da Indústria, da Empresa e das Organizações

3 A Sociologia significa:
Sociologia aplicada A Sociologia significa: O estudo sistemático das relações sociais e dos fenômenos relacionados a formação de grupos e associações. Estudar e compreender as características gerais e comuns a todas as classes de fenômenos sociais ocorrentes; Entender o ambiente humanos e suas inter- relações. Descrever e explicar o comportamento social – global e local.

4 Compete a Sociologia da Administração:
Sociologia aplicada Assim, A Sociologia da Administração estuda “aquele setor de comportamento social determinado pela produção industrial de bens.” (p.16) Compete a Sociologia da Administração: O estudo sistemático das relações sociais de interação entre indivíduos e grupos relacionados com a função econômica da produção e da distribuição de bens e serviços necessários à sociedade.

5 O objeto central da Sociologia da ADM são as relações industriais.
Sociologia aplicada Objeto: O objeto central da Sociologia da ADM são as relações industriais. Tradicionalmente, a Sociologia da ADM : “estuda as relações entre a técnica e o trabalho industrial; o grau de mecanização e a forma de retribuição; a vontade, o interesse e a satisfação no trabalho, os estímulos de produção e o clima da empresa.” (p.17) Isto é, A forma como se dá a relação entre os subsistemas: Como se dá a interação entre o subsistema econômico com outros subsistemas.

6 Sociologia aplicada A maneira como estão estruturados – papéis de trabalho e ajustamento das pessoas a esses papéis. Os diversos tipos de papéis profissionais que atuam num mesmo espaço de trabalho. Análise de comportamento interno – como as pessoas reagem em relação as regras e normas. Estuda as causas, a desenvolvimento e as leis e a possibilidade de regulamentação dos conflitos empresariais e industriais. Preocupa-se com a unidade e integração das empresas industriais, com as tensões conflitos no interior da mesma.

7 O objetivo é o ponto de partida para a análise das organizações.
Sociologia aplicada Objetivos e Fins: O objetivo é o ponto de partida para a análise das organizações. O que guia as decisões da empresa? Objetivo – é aquilo que se deseja e é algo alcançável. Fins – é algo que se realiza continuamente. Exemplos – pag 17. É importante entender o que uma organização e como classificamos de acordo com a sua natureza!

8 Pode surgir de forma planejada ou espontânea.
Sociologia aplicada O que é uma organização? São formações sociais internas diferenciadas, possuem, de maneira consciente, fins e objetivos específicos e estão ordenadas de forma racional, pelo menos intencionalmente, tendo em vista o cumprimento desses fins e objetivos. Pode surgir de forma planejada ou espontânea. Os estudos da organização interessa à análise sociológica: Por se tratar de formações sociais que comporta as diferenças e hierarquias; Por terem, de maneira consciente, fins e objetivos específicos;

9 A Natureza das Organizações:
Sociologia aplicada Por estarem configuradas, de forma racional e visarem ao cumprimento dos objetivos e fins. A Natureza das Organizações: As organizações se classificam de acordo com o padrão dominante de consentimento. É o que permite com que se estabeleça as relações entre indivíduos que exercem o poder e os subordinados. Tipos de Organizações:

10 Organização Coercitiva:
Sociologia aplicada Organização Coercitiva: A coerção é o principal meio de controle sobre os membros dos níveis inferiores, resultando daí elevada alienação dos mesmos em relação a entidade. Principal meio de controle – é a força. Objetivo - disciplina. O nível de coerção é variável – depende do público assistido e métodos aplicados no cotidiano da instituição. Exemplos – clínicas psiquiátricas, prisões, casa de semi-liberdade, internatos, campo de concentração.

11 Organizações Utilitárias ou Normativas:
Sociologia aplicada Organizações Utilitárias ou Normativas: As organizações utilitárias são aquelas que o principal meio de controle é a recompensa. O que direciona os membros é a participação calculista. Exemplos: Fábricas, minas, bancos, companhias de seguros, repartições governamentais, organizações de pesquisa, escritório de advocacia, etc...

12 Classificação e Objetivos das Organizações:
Sociologia aplicada Classificação e Objetivos das Organizações: Classificação das Organizações: De forma geral, a SPO – ADM classifica as organizações de duas formas: Propriedades públicas; Propriedades privadas. Com base na função – empresarial, religiosa, educacional, serviços. A distinção se dá também pelo material com que trabalha o pessoal técnico: objetivos físicos ou indivíduos.

13 Sociologia aplicada De acordo com Hughes encontramos 5 tipos básicos de organizações na sociedade moderna: a) a associação voluntária de iguais. Ex: clubes, associações ou igrejas. b) o modelo militar – que destaca a hierarquia, autoridade e posições fixas. Ex: Forças Armadas. c) o modelo filantrópico – que conta com uma diretora leiga, um quadro itinerante de profissionais e os clientes atendidos. Ex: Universidades e hospitais. d) modelo de corporação – acionistas, diretoria, gerentes e pessoal. Ex: empresas e indústrias. e) negócio de família – pessoas de uma mesma família que tem uma empresa de fins lucrativos.

14 Organizações Formais:
Sociologia aplicada Organizações Formais: Blau e Scott (1970), classificam as organizações sociais em 4 tipos, segundo seus objetivos. Associações de Benefício Mútuo: São aquelas que os sócios são os principais beneficiados. Ex: sindicatos, partidos políticos, clubes, seitas religiosas e associações profissionais. Firmas Comerciais: São aqueles cujos principais beneficiários devem ser seus proprietários. Ex: indústria, empresa, loja, banco companhias de seguro.

15 Organizações de Serviços:
Sociologia aplicada Organizações de Serviços: São aquelas cujos beneficiários é a parte do público que tem contato direto com elas, com quem e para quem seus membros trabalham. Sua função é servir seus clientes. Ex: hospitais, escolas, clínicas de saúde, serviço social. Organização para o Bem-Estar Público: São aquelas que tem como beneficiário o público em geral. Ex: departamento de Estado, polícia, posto de saúde, etc...

16 O Papel das Organizações nas Sociedades Modernas:
Sociologia aplicada O Papel das Organizações nas Sociedades Modernas: A empresa hoje, por sua importância econômica, assume cinco níveis de relacionamento: Com seus consumidores; Com os trabalhadores em geral; Com a comunidade onde, fisicamente, se situa; Com o governo (como representante global); Com as outras empresas.


Carregar ppt "AULA 8 SOCIOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google