A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Não sendo povos homogêneos, mas marcados pela pluralidade, os indígenas se diferem em várias línguas e práticas que, portanto, já faziam parte da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Não sendo povos homogêneos, mas marcados pela pluralidade, os indígenas se diferem em várias línguas e práticas que, portanto, já faziam parte da."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Não sendo povos homogêneos, mas marcados pela pluralidade, os indígenas se diferem em várias línguas e práticas que, portanto, já faziam parte da população do nosso território. Até o século XVI, eles foram os principais ocupantes desse vasto conjunto de terras e paisagens.

4 História dos Índios Em 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, estima-se que havia por aqui cerca de 6 milhões de índios. Passados os tempos de matança, escravismo e catequização forçada. Nos anos 50, segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, a população indígena brasileira estava entre e habitantes. Atualmente há cerca de índios no Brasil. Contando os que vivem em centros urbanos, ultrapassam os No total, quase 12% do território nacional, pertence aos índios. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, havia em torno de línguas indígenas. Atualmente existem apenas 170. O pior é que cerca de 35% dos 210 povos com culturas diferentes têm menos de 200 pessoas.

5 Cultura indígena O esforço das autoridades para manter a diversidade cultural entre os índios pode evitar o desaparecimento de muita coisa interessante. Um quarto de todas as drogas prescritas pela medicina ocidental vem das plantas das florestas, e três quartos foram colhidos a partir de informações de povos indígenas

6

7

8 Aos negros Para explicar a introdução do negro no Brasil, basta mencionar: • O lucro obtido com o tráfico de escravos; • A escravidão dos índios não atendia aos interesses dos colonizadores; • A população nativa apresentava baixa densidade demográfica; • O aprisionamento de índios gerava guerras constantes com as tribos. Por mais de 300 anos o continente africano foi a origem da maior parte da mão de obra que estabeleceu raízes do que hoje conhecemos como Brasil. Significa que quase tudo o que se construiu no nosso país teve participação de africanos e seus descendentes

9 A contribuição cultural negra.
Os negros foram de fundamental importância para a formação da cultura e do povo brasileiro. Na língua brasileira existem diversas palavras provenientes da língua africana. Os negros africanos também trouxeram para o Brasil animais e plantas que aqui não havia, como, por exemplo, dendê, galinha d’angola, entre outros. Além disso, os negros também influenciaram na dança, na música, nos instrumentos, entre outros aspectos da cultura brasileira, como, por exemplo, a capoeira, berimbau, etc. Muitos vocábulos que nós usamos freqüentemente vieram desses idiomas. Quer exemplos? "Bagunça", "curinga", "moleque", "dengo", "gangorra", "cachimbo", "fubá", "macaco", "quitanda" "acarajé", "gogó", "jabá" ... E tem mais: "cachaça", "dendê", "fuxico", "berimbau", "quitute", cuíca", "cangaço", "quiabo", "senzala", "corcunda", "batucada", "zabumba", "bafafá" e "axé". Para quem não sabe, "bafafá" significa confusão. E "axé" é uma saudação com votos de paz e felicidade. "

10

11 OS PORTUGUESES.

12

13

14

15

16 Miscigenação no Brasil É devido à miscigenação no Brasil que é possível dizer que nosso país possui uma identidade cultural muito variada.

17


Carregar ppt "Não sendo povos homogêneos, mas marcados pela pluralidade, os indígenas se diferem em várias línguas e práticas que, portanto, já faziam parte da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google