A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Durante a colonização do Brasil, houve intenso contato entre a cultura do conquistador português e as culturas dos povos indígenas e dos africanos escravizados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Durante a colonização do Brasil, houve intenso contato entre a cultura do conquistador português e as culturas dos povos indígenas e dos africanos escravizados."— Transcrição da apresentação:

1

2 Durante a colonização do Brasil, houve intenso contato entre a cultura do conquistador português e as culturas dos povos indígenas e dos africanos escravizados. Em decorrência desse fato, ocorreram modificações tanto na cultura dos europeus- que assimilaram muitos traços culturais dos outros povos-quanto na dos indígenas e africanos, que foram subjulgados e perderam muitas de suas características culturais.

3 Desse processo de contato e mudança resultou a cultura brasileira. Quando seres humanos de grupos diferentes entram em contato direto e contínuo, geralmente ocorrem mudanças culturais, pois se verifica a transmissão de traços culturais de uma sociedade para outra. Alguns traços são rejeitados, outros são aceitos e incorporados, quase sempre com mudanças significativas,á cultura resultante.

4 Esse processo de mudança cultural provocada pelo contato entre dois ou mais grupos culturamente distintos, e no qual um desses grupos assimila aspectos da cultura de outro grupo é tradicionalmente conhecido como aculturação. Entretanto em 1970, alguns cientistas sociais, como o antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro, questionam a conceituação.

5 Na verdade, diziam eles, a adoção de traços culturais de um grupo por outro geralmente envolve desigualdades ou assimetrias, como ocorre, por exemplo, com a relação entre iguais, mas de uma relação de dominação. Essa dominação, argumenta o antropólogo Felipe Lindoso, pode ser de tal forma intensa que não deixa ao subordinado nenhuma alternativa senão aculturar-se.

6 QUILOMBOA E QUILOMBOLAS: -Em abril de 2008, realizou-se na comunidade Quilombola Piquete, em São Paulo, o 12º Encontro de Jongueiros. Cerca de 900 pessoas estiveram presentes, representando dezenove grupos de Jongo. - O Jongo é um gênero musical que reúne música e dança de tradição africana. Nasceu no século XIX entre os negros bantos que trabalhavam como escravos nas fazendas de café do Vale da Paraíba.

7 MARGINALIDADE CULTURAL: - Quando duas culturas entram em contato e uma delas se impõe á outra pela força, geralmente ocorrem- além da aculturação- conflitos emocionais nos indivíduos que pertencem á cultura dominada. - Aqueles que não conseguem se integrar totalmente a nenhuma das culturas que os rodeia ficam á margem da sociedade.

8 A esse fenômeno dá-se o nome de marginalidade cultural. A marginalidade cultural pode ocorrer quando a cultura de um grupo é degradada e destruída por um grupo dominante. A situação dos povos indígenas Kaingang e outros, é resultante dessa relação desigual, assimétrica, entre uma cultura do dominador ( que nesse caso, incluía armas de fogo e bebidas alcoólicas) e a cultura do dominado.

9


Carregar ppt "Durante a colonização do Brasil, houve intenso contato entre a cultura do conquistador português e as culturas dos povos indígenas e dos africanos escravizados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google