A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O termo pós-moderno se aplica a um grupo de intelectuais, entre eles alguns filósofos. que têm como ponto comum a crítica ao projeto da modernidade, entendido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O termo pós-moderno se aplica a um grupo de intelectuais, entre eles alguns filósofos. que têm como ponto comum a crítica ao projeto da modernidade, entendido."— Transcrição da apresentação:

1 O termo pós-moderno se aplica a um grupo de intelectuais, entre eles alguns filósofos. que têm como ponto comum a crítica ao projeto da modernidade, entendido como o projeto de emancipação humano- social através do desenvolvimento da razão. Esses pensadores partem da constatação dos desastres sociais e ambientais aos quais a sociedade contemporânea chegou: miséria, desigualdades sociais extremas, catástrofes ambientais, guerras, dominação dos países economicamente desenvolvidos sobre os demais e a situação de barbárie que se verifica em algumas regiões do planeta. Filosofia Pós-Moderna

2 Com a falência do socialismo como modelo alternativo ao sistema capitalista, o mundo teria se curvado à onipotência do status quo, sem qualquer perspectiva de transformação. De uma forma geral, esse é o quadro herdado pelos filósofos da pós-modernidade. Assim, o termo pós-moderno designa : fim do projeto da modernidade, ou seja, a desesperança historicamente constatada de que a razão técnico-científica favoreça a emancipação humana. Sem essa perspectiva de uma transformação social radical, a filosofia pós-moderna passou a analisar os diversos aspectos da vida social, principalmente aqueles em que se verifica maior racionalização rumo ao controle dos indivíduos, denunciando as formas de opressão que os acompanham em sua vida cotidiana

3 Podemos dizer, portanto, que os filósofos pós-modernos desenvolvem uma visão fragmentada da vida cotidiana e dos indivíduos também fragmentados. Uma visão preocupada em captar as singularidades, as particularidades e as diversidades do real. Seu mérito seria a valorização das pluralidades culturais, pelo respeito à diferença do outro. Um traço que está presente em filósofos pós-modernos é a debilitação das esperanças que um dia dominaram o mundo moderno de compreensão e de transformação conjunta da vida social. Diante das frustrações históricas, restou a sensação de que chegamos a um ponto em que o controle da economia global está fora de nosso alcance e, diante disso, os grandes projetos emancipatórios, como o do socialismo marxista, perderam o sentido que um dia tiveram para orientar as iniciativas coletivas.


Carregar ppt "O termo pós-moderno se aplica a um grupo de intelectuais, entre eles alguns filósofos. que têm como ponto comum a crítica ao projeto da modernidade, entendido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google