A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O povo brasileiro Por Marina Mesquita Camisasca

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O povo brasileiro Por Marina Mesquita Camisasca"— Transcrição da apresentação:

1 O povo brasileiro Por Marina Mesquita Camisasca
Revisado por Elaine Campos e Castro

2 As fotos apresentam alguns brasileiros. Observe-as
As fotos apresentam alguns brasileiros. Observe-as. Analise as características físicas do povo brasileiro. Cabelos, olhos, traços e formato do rosto, lábios, narizes... Eles são semelhantes ou diferentes?

3 Leia o trecho da letra da música a seguir
Leia o trecho da letra da música a seguir. Ele se refere à formação do Brasil. Canta Brasil As selvas te deram nas noites teus ritmos bárbaros E os negros trouxeram de longe reservas de pranto Os brancos falaram de amor em suas canções E dessa mistura de vozes nasceu teu canto Brasil... Agora, responda: Pela canção, quais foram os elementos que se misturaram para formar o Brasil? Isso explicaria as diferenças nas pessoas que você analisou anteriormente?

4 Leia atentamente os textos
O português “foi misturando-se gostosamente com mulheres de cor logo ao primeiro contato e multiplicando-se em filhos mestiços.” A miscigenação “foi para o português vantagem na sua obra de conquista e colonização dos trópicos. Vantagem para a sua melhor adaptação, senão biológica, social.” Gilberto Freire; Casa e Grande e Senzala Texto 2 “Desses excessos de vida sensual ficaram traços indeléveis no caráter brasileiro...No Brasil a tristeza sucedeu à intensa vida sexual do colono, desviado para as perversões eróticas...” Paulo Prado; Retrato do Brasil

5 Atividade Os textos falam sobre a miscigenação ocorrida no Brasil colônia entre portugueses, índios e negros. A opinião dos autores é diferente. O que o autor do texto 1 acha da miscigenação? E do texto 2? E você?

6 Conclusão A sociedade brasileira é composta de pessoas muito diferentes, que misturam elementos indígenas, europeus (portugueses) e negros. Essa mistura, que ocorreu desde o Brasil colônia, proporcionou a formação de um povo variado, o brasileiro.

7 Indeléveis: que não se pode delir; que não se dissipa; indestrutível.
Perversões: 1. Ato ou efeito de perverter(-se). 2. Corrupção, desmoralização, depravação. 3. Alteração, transtorno. 4. Desvio ou perturbação de uma função normal, sobretudo no terreno psíquico.


Carregar ppt "O povo brasileiro Por Marina Mesquita Camisasca"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google