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PublicouRodrigo Canela Regueira Alterado mais de 6 anos atrás
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Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:
compreender as principais teorias de Platão e Aristóteles acerca da política; reconhecer quais são as boas e más formas de governo para esses dois filósofos.
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Resposta: Segundo Platão, o bom governo era composto por poucos governantes, que seriam os melhores, os mais bem preparados para governar. Eles deveriam passar por várias disciplinas e estudar com afinco a Filosofia, sendo guiados pelo bom uso da razão. Com esse questionamento, os alunos serão levados a pensar sobre o que é uma boa forma de governo, tema muito presente nas teorias políticas da Antiguidade. Mais tarde, eles poderão confrontar suas respostas à pergunta com o pensamento de Platão.
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Segundo Platão, o bom governo era composto por poucos governantes, que seriam os melhores, os mais bem preparados para governar. Resposta: Segundo Platão, o bom governo era composto por poucos governantes, que seriam os melhores, os mais bem preparados para governar. Eles deveriam passar por várias disciplinas e estudar com afinco a Filosofia, sendo guiados pelo bom uso da razão. Com esse questionamento, os alunos serão levados a pensar sobre o que é uma boa forma de governo, tema muito presente nas teorias políticas da Antiguidade. Mais tarde, eles poderão confrontar suas respostas à pergunta com o pensamento de Platão.
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Eles deveriam passar por várias disciplinas e estudar com afinco a Filosofia, sendo guiados pelo bom uso da razão. Resposta: Segundo Platão, o bom governo era composto por poucos governantes, que seriam os melhores, os mais bem preparados para governar. Eles deveriam passar por várias disciplinas e estudar com afinco a Filosofia, sendo guiados pelo bom uso da razão. Com esse questionamento, os alunos serão levados a pensar sobre o que é uma boa forma de governo, tema muito presente nas teorias políticas da Antiguidade. Mais tarde, eles poderão confrontar suas respostas à pergunta com o pensamento de Platão.
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Resposta: Segundo Aristóteles, “o homem é um animal político”, ou seja, para esse filósofo, a política é uma tendência natural dos seres humanos. Com essa pergunta, os alunos deverão pensar sobre o lugar que a política ocupa na vida humana. Mais tarde, eles poderão confrontar suas próprias ideias sobre o assunto com o pensamento de Aristóteles.
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Segundo Aristóteles, “o homem é um animal político”, ou seja, para esse filósofo, a política é uma tendência natural dos seres humanos. Resposta: Segundo Aristóteles, “o homem é um animal político”, ou seja, para esse filósofo, a política é uma tendência natural dos seres humanos. Com essa pergunta, os alunos deverão pensar sobre o lugar que a política ocupa na vida humana. Mais tarde, eles poderão confrontar suas próprias ideias sobre o assunto com o pensamento de Aristóteles.
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Criaram a democracia, regime em que os cidadãos exerciam cargos públicos e davam suas opiniões sobre o que era melhor para a pólis. Mencionar que os gregos inauguraram uma forma de exercício de poder, baseada em leis, que teve grande influência na organização das sociedades ocidentais. Ressaltar, ainda, que eles criaram a democracia, regime em que os cidadãos exerciam cargos públicos e davam suas opiniões sobre o que era melhor para a pólis.
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O modelo ideal de pólis, para Platão, previa um lugar para cada cidadão. Esse lugar seria definido com base em um processo educativo, o que será visto no slide a seguir. No decorrer desse processo, o desenvolvimento dos cidadãos em cada uma das disciplinas estudadas determinaria a classe da qual eles fariam parte.
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O modelo ideal de pólis, para Platão, previa um lugar para cada cidadão. Esse lugar seria definido com base em um processo educativo. No decorrer desse processo, o desenvolvimento dos cidadãos em cada uma das disciplinas estudadas determinaria a classe da qual eles fariam parte. O modelo ideal de pólis, para Platão, previa um lugar para cada cidadão. Esse lugar seria definido com base em um processo educativo, o que será visto no slide a seguir. No decorrer desse processo, o desenvolvimento dos cidadãos em cada uma das disciplinas estudadas determinaria a classe da qual eles fariam parte.
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O processo educativo que Platão descreveu no diálogo A República dividia-se em etapas.
Quem não se destacava na primeira fase destinava-se à classe produtora, formada pelos agricultores, comerciantes e artesãos. Quem se destacasse na primeira fase, mas não se destacasse na segunda, formaria a classe guerreira, responsável pela defesa da cidade. Quem se destacasse na segunda fase, mas não na terceira, pertenceria à classe dos magistrados. E, por fim, quem também se destacasse na terceira fase, marcada pelo estudo da Filosofia, poderia ocupar o cargo de governante.
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Explicar que o governo platônico poderia ser exercido por um só ou por uma elite, mas nunca poderia ser democrático. Afinal, segundo Platão, só os melhores poderiam governar, sendo a sua superioridade demonstrada pelo caráter e pelo conhecimento de Filosofia.
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Platão refletiu sobre o autogoverno, ou seja, aquele que os indivíduos deveriam exercer sobre si mesmos. Comparou-o com o governo da pólis, estabelecendo correspondência entre as classes sociais e os diferentes aspectos da alma humana: Os produtores representavam a alma apetitiva, cujos desejos promoviam a sobrevivência do corpo, mas deveriam ser submetidos à moderação. Os guerreiros representavam a alma irascível, responsável pela autodefesa. Os magistrados e governantes representavam a alma racional, capaz de conhecer a verdade e de se aproximar do mundo inteligível. Nesse contexto, a alma racional deveria conduzir a alma irascível, e ambas deveriam controlar a apetitiva. Essa hierarquia seria correspondente à que o filósofo propôs ao Estado, visando alcançar o Bem supremo. Nesse contexto, a alma racional deveria conduzir a alma irascível, e ambas deveriam controlar a apetitiva.
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Destacar que, para Aristóteles, a organização política era uma tendência natural do homem. Por isso, a definição aristotélica de homem como animal político, ou seja, um ser naturalmente voltado à busca da justiça, da felicidade e do bem comum. Para Aristóteles, a pólis seria uma associação de homens livres capaz de garantir-lhes a sobrevivência e uma vida ética e feliz.
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Explicar que Aristóteles valorizava muito as leis escritas, compreendendo o Estado como um conjunto formado pelos cidadãos e pelo governo, regido por leis capazes de promover a virtude e o bem comum. Ao contrário de Platão, ele aceitava um governo exercido por muitos, pois, ao invés de esperar alguém altamente virtuoso para exercer o poder, acreditava que a soma das virtudes dos cidadãos poderia garantir o bom governo da pólis.
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Embora divergissem em alguns pontos, Platão e Aristóteles abordaram temas comuns. Por exemplo, as formas de governo e sua degeneração, dependendo da natureza e dos interesses dos governantes. Este slide apresenta a degeneração sucessiva do governo ideal platônico; e o próximo apresenta a degeneração de cada uma das formas de governo aceitas por Aristóteles.
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Explicar a diferença entre politeia e democracia: politeia era um governo de muitos, que considerava o bem comum; enquanto a democracia também era um governo de muitos, mas que considerava só o bem dos pobres.
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