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FILOSOFIA POLÍTICA: DA ANTIGUIDADE AO RENASCIMENTO

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Apresentação em tema: "FILOSOFIA POLÍTICA: DA ANTIGUIDADE AO RENASCIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFIA POLÍTICA: DA ANTIGUIDADE AO RENASCIMENTO
PROF. GABRIEL D’AVILA

2 PÓLIS IDEAL POLÍTICA RELATIVO A PÓLIS GREGA ORGANIZAÇÃO DOS CIDADÃOS
DEMOCRACIA REPRESENTATIVA PARTICIPATIVA PLATÃO ENTENDIA QUE A DEMOCRACIA ATENIENSE ERA CORRUPTA HAVIA MANIPULAÇÃO QUE BENEFICIAVA ALGUNS EM DETRIMENTO DA MAIORIA DEFENDIA UM MODELO IDEAL DE PÓLIS DETERMINADO PELA NATUREZA DE CADA INDIVÍDUO

3 PÓLIS IDEAL PAIDEIA: PROCESSO EDUCATIVO PRIMEIRA ETAPA (PRODUTORES)
ALMA APETITIVA (ATENDIA AS NECESSIDADES DE SOBREVIVÊNCIA DO CORPO) SEGUNDA ETAPA (GUERREIROS) ALMA IRASCÍVEL (ATENDIA AS NECESSIDADES DE DEFESA DA SOCIEDADE) TERCEIRA ETAPA (GOVERNANTES;FILÓSOFOS) ALMA RACIONAL (OS CAPAZES DE CONHECER AS VERDADES UNIVERSAIS POR MEIO DA RAZÃO) POLITEIA PLATÃO AFIMAVA A NECESSIDADE DE RESPEITAR A HIERARQUIA SOCIAL O IDEAL DESSA SOCIEDADE ERA FUNDADA NO BEM COMUM E JUSTIÇA PODERIA SER UMA MONARQUIA OU ARISTOCRACIA DEVERIA ESTAR ACIMA DA LEI

4 ANIMAL POLÍTICO ARISTÓTELES DEFENDIA QUE TODOS SE SUBMETESSEM A LEIS
ORGANIZAÇÃO HIERÁRQUICA DA AUTORIDADE NA PÓLIS GOVERNO FORMADO PELOS CIDADÃOS RESPONSÁVEIS POR PROMOVER A VIRTUDE E O BEM COMUM RELATIVAS A JUSTIÇA JUSTIÇA DISTRIBUTIVA DAR A CADA UM AQUILO QUE LHE FOSSE DEVIDO JUSTIÇA PARTICIPATIVA ORGANIZAÇÃO DO PODER DE MANEIRA QUE TODOS OS IGUAIS (CIDADÃOS) EXERCECEM IGUALMENTE O GOVERNO DEFENDIA A DEMOCRACIA SOMA PARCIAL DAS VIRTUDES BUSCA DO BEM COMUM ACIMA DAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS ENTENDIA QUE O SER HUMANO É UM ANIMAL POLÍTICO VOLTADO A JUSTIÇA, BEM COMUM E FELICIDADE FUNDAÇÃO DO ESTADO

5 CIDADE DE DEUS E CIDADE DOS HOMENS
UNIÃO DE IDEAIS ROMANOS (BOM GOVERNO) E CRISTÃOS (FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE) PENSAMENTO DE AGOSTINHO LUTA ENTRE O REINO DE DEUS E O REINO DO MUNDO VIDA ETERNA AOS BONS CASTIGO ETERNO AOS MAUS ORDENAÇÃO DO AMOR COISAS MATERIAIS (PARA A SOBREVIVÊNCIA) SERES HUMANOS (PELA SEMELHANÇA) DEUS (CONSAGRAÇÃO DO SER)

6 CIDADE DE DEUS E CIDADE DOS HOMENS
CIDADE DE DEUS: JERUSALÉM (PAZ) REPRESENTADA PELA IGREJA AÇÕES E GOVERNOS HUMANOS VOLTADAS PARA A GLÓRIA DE DEUS DESPREZO DE SI USO DOS BENS MATERIAIS PARA REALIZAR A JORNADA PARA A PAZ ETERNA

7 CIDADE DE DEUS E CIDADE DOS HOMENS
CIDADE DOS HOMENS: BABILÔNIA (CONFUSÃO) REPRESENTADA PELOS REINADOS TERRENOS AÇÕES E GOVERNOS HUMANOS VOLTADAS PARA FINS TERRENOS AMOR A SI E DESPREZO DE DEUS DESEJAM A PAZ TERRENA PARA USUFRUÍREM OS BENS DESSE MUNDO

8 DIREITO DIVINO DE GOVERNAR
PODER DE DEUS ATRIBUÍDO AO REI REPRESENTANTE DE DEUS DEVERIA ZELAR PELO BEM-ESTAR TERRENO E SALVAÇÃO DOS SÚDITOS OS TIRANOS ERAM VISTOS COMO PUNIÇÃO PELOS PECADOS DOS SÚDITOS SOCIEDADE RIGIDAMENTE HIERARQUIZADA CONSIDERADA NATURAL POIS ERA ESTABELECIDA POR DEUS OBEDIÊNCIA CONDUZIA A SALVAÇÃO MANUTENÇÃO DA ORDEM SOCIAL O REI DEVERIA PRESTAR CONTAS A DEUS POR TER OU NÃO PROMOVIDO A VIRTUDE ENTRE OS SÚDITOS

9 DIREITO DIVINO DE GOVERNAR
TOMÁS DE AQUINO ENTENDIA OS CIDADÃOS DEVIAM PARTICIPAR DO GOVERNO E QUE TODOS DEVIAM SE CONFORMAR A VIRTUDE E A RAZÃO AS LEIS DEVIAM GUIAR E REGULAR AS AÇÕES HUMANAS PARA IMPEDIR A INIQUIDADE DIFERENTES TIPOS DE LEIS LEI DIVINA (PRINCIPAL) FUNDAMENTO DE TODAS AS LEIS QUE GUIA O SER HUMANO PARA A SALVAÇÃO LEI NATURAL CONSERVAÇÃO DA VIDA E DA COMUNIDADE VOLTADA PARA O BEM COMUM REGRAS MORAIS LEIS HUMANAS BASEADA NA LEI NATURAL E VOLTADA PARA O BEM COMUM CRIADA PELA COMUNIDADE OU SEU REPRESENTANTE

10 TOMÁS DE AQUINO TOMÁS DE AQUINO ENTENDIA QUE AS PUNIÇÕES E AS RECOMPENSAS ERAM NATURAIS MANUTENÇÃO DA ORDEM DIVINA O ESTADO NÃO DEVERIA SE SUBMETER A IGREJA O ESTADO COMO INSTITUIÇÃO NATURAL VOLTADA PARA O BEM COMUM A IGREJA COMO INSTITUIÇÃO SOBRENATURAL CONTUDO O ESTADO DEVERIA SE INSPIRAR NA IGREJA PARA APERFEIÇOAR-SE A TIRANIA ERA NÃO DEVERIA SER ACEITA E OS SÚDITOS TINHAM O DIREITO DE MUDAR O GOVERNO QUANDO POSSÍVEL O PENSAMENTO DE TOMÁS DE AQUINO CONCILIA RAZÃO, FÉ, FILOSOFIA E TEOLOGIA TENTATIVA DE HARMONIZAÇÃO ENTRE O PODER TEMPORAL (HUMANO E MUNDANO) COM O ESPIRITUAL (DIVINO E ETÉREO)

11 MAQUIAVEL CONTEXTO DO RENASCIMENTO CULTURAL
OPOSIÇÃO AOS VALORES MEDIEVAIS IDEALISTAS MAQUIAVEL OPUNHA-SE A POLÍTICA IDEALIZADA E BUSCAVA FALAR SOBRE A POLÍTICA REAL NEGAVA QUE A NATUREZA HUMANA BUSCAVA O BEM COMUM VIRTU ENTENDIA QUE A VERDADEIRA FINALIDADE DE DA POLÍTICA É A CONQUISTA E MANUTENÇÃO DO PODER O PRÍNCIPE DEVIA USAR DE TODOS OS MEIOS PARA MANTER SEU PODER CONVENIÊNCIA ENTRE O PODER TIRÂNICO E A MORAL DO PRÍNCIPE PORTANTO ELE PODERIA SIMULAR E DISSIMULAR, DESDE QUE MANTIVESSE A ORDEM SOCIAL E O BEM DO POVO “OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS”


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