A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 5 Imagens da Organização Cap

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 5 Imagens da Organização Cap"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 5 Imagens da Organização Cap
Aula 5 Imagens da Organização Cap. 4 As organizações como cérebros: aprendizagem e auto-organização Gestão Ambiental Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

2 As organizações como cérebro
Processadores de informações Capacidade para aprender Sistemas holográficos Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

3 As organizações como cérebro
Sistemas de informação Sistemas de comunicação Sistemas de tomada de decisões Processadores de informações Inteligência de redes Organizações virtuais Operações “just in time” Comércio eletrônico “As redes de computadores são capazes de tornar realidade possibilidades organizacionais que, há apenas algumas décadas, não passavam de um sonho”. Herbert Simon Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

4 As organizações como cérebro Organizações que aprendem
Aprender a aprender Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

5 As organizações como cérebro
Organizações que aprendem Aprendizado de circuito único e de circuito duplo Perceber / monitorar o ambiente █ aprendizagem de circuito único █ aprendizagem de circuito duplo Comparar as informações sobre o ambiente com as normas operacionais Questionar se as normas são adequadas Iniciar ação adequada Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

6 As organizações como cérebro Organizações que aprendem
Sistemas de retroalimentação (feedback) positivo e negativo + ∞ Aceleração infinita Ciclos de retroalimentação positiva Feedback positivo Equilíbrio Ciclos de retroalimentação negativa Feedback negativo - ∞ Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

7 As organizações como cérebro
Aprender a aprender (1923 – 2013) Reg Revans

8 As organizações como cérebro Organizações que aprendem
Perscrutar e antecipar mudanças “linhas de ruptura” “ações de uma organização capaz de aprender mudam o ambiente em que ela existe” (p. 106). Questionamento, desafio e mudanças das normas vigentes “O desafio consiste em garantir que as dimensões estratégicas e operacionais estejam sincronizadas” (p. 107). Gerenciar o caos criativo ↔ erro válido Encorajar a organização emergente “visão, normas, valores, limites ou ‘pontos de referência’ são diretrizes para o comportamento” (p.109) Cultivar a habilidade para desafiar normas “Ringi” : processo que suscita o desacordo para criar consenso. Estabelecer limites para viabilizar uma estrutura emergente “Deixar claro o que não fazer” (p. 114) Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

9 As organizações como cérebro Organizações como sistemas holográficos
Qualidades do todo se desdobram nas partes; Capacidade de se auto-organizar e se regenerar Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

10 As organizações como cérebro Princípios da organização holográfica
Construir o “todo” nas “partes” Princípio 2: A importância da redundância Organização Holográfica Princípio 5: Aprender a aprender Princípio 4: “Especificações mínimas” Princípio 3: Requisito da variedade Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

11 Limitações e Vantagens da metáfora do cérebro
Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo Limitações e Vantagens da metáfora do cérebro Metáfora prescritiva e normativa: diretrizes para a criação de organizações capazes de aprender Informática = evolução da inteligência: redes de interação Novo princípio de auto-organização *liderança difusa; hierarquia, estrutura e desenvolvimento estratégico = fenômenos emergentes Estimula a lidar com paradoxos (abertura para o novo) Conflitos entre requisitos de aprendizado organizacional e realidades de poder e controle *exige mudança de mentalidade e de estrutura de poder Metáfora pode se tornar uma ideologia *aprender por aprender?


Carregar ppt "Aula 5 Imagens da Organização Cap"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google