A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dislipidemia Turma A - Integral

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dislipidemia Turma A - Integral"— Transcrição da apresentação:

1 Dislipidemia Turma A - Integral
O indivíduo no ambiente hospitalar e o uso de medicamentos e outras tecnologias em saúde Turma A - Integral Camila Holanda da Silva       Nº USP:   Fernanda Ramaglia Honda   Nº USP: Guilherme Akira Enokihara  Nº USP: Heloísa Gomes Diniz              Nº USP:

2 Anteriormente... Diagnóstico de dislipidemia
Início do tratamento: Sinvastatina 40 mg Interrupção do tratamento devido à efeitos adversos Intervenção farmacêutica: Sinvastatina 20 mg Acompanhamento do farmacêutico Perda do emprego: abandono do tratamento

3 Consequências da interrupção do tratamento
Perda do emprego Abandono do tratamento  Procura de emprego Mal estar Hospital

4 hospital Pronto socorro do hospital Consulta com um médico
Levantamento do histórico familiar e conversa com Sr. José sobre os sintomas  Exames como d-dímero, gasometria arterial e arteriografia pulmonar Diagnóstico de tromboembolismo pulmonar Hospitalização

5 Tromboembolismo pulmonar
O que é? Sintomas A embolia pulmonar é causada pela obstrução das artérias dos pulmões por coágulos (trombos ou êmbolos) que, na maior parte das vezes, se formam nas veias profundas das pernas ou da pélvis e são liberados na circulação sanguínea. Apesar de mais raros, também existem casos de embolias gordurosas provocadas por traumas ou fraturas, de embolias aéreas (bolhas de ar) e de líquido amniótico. 1) Dor torácica de início repentino ou que vai aumentando de intensidade; 2) Falta de ar; 3) Aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração; 4) Palidez; 5) Ansiedade; 6) Tontura.

6 Prescrição médica Médico prescreve Varfarina 5mg (Marevan) e Sinvastatina 20 mg; Cronofarmacologia: 1) Sinvastatina: administrar à noite; 2) Varfarina: administrar no final da tarde (por volta das 17h).

7 Equipe multiprofissional e intervenção farmacêutica
Análise da prescrição: Sinvastatina potencializa o efeito da Varfarina Possíveis sangramentos Intervenção farmacêutica: solicitação de diminuição da dose, devido ao risco de interação Aumento do INR (Razão Normalizada Internacional)  Médico prescreve Varfarina 2,5 mg

8 Distribuição do medicamento: sistema de dose unitária
Prescrição médica Enfermagem envia cópia da prescrição Farmácia analisa o pedido, quantifica, separa, prepara e acondiciona Enfermagem recebe e administra

9 Distribuição do medicamento: sistema de dose unitária
VANTAGENS - Erro de medicação; - Perdas; - Custo; - Adaptação a informatização; - Tempo de dispensação. DESVANTAGENS - Custo de implementação; - Recursos humanos; - Dificuldade inicial de controle de estoque.

10 Medicamento em falta Varfarina 2,5 mg em falta no hospital;
Farmacêutico recorre à troca; Como no estoque havia muito de outro medicamento que estava em falta num outro hospital foi possível realizar a troca.

11 Para Evitar essa situação...
Gestão de estoque; Programação e controle;  - Controle manual (inventário e informatizado) Aquisição;   Gerenciamento de resíduos.

12 Alta do paciente Conversa entre a equipe multiprofissional: profissionais de medicina, farmácia, enfermagem e nutrição; Recomendação do farmacêutico para que o Sr. José volte a tomar Sinvastatina e continue tomando Varfarina; Orientações de como os medicamentos devem ser armazenados, em qual hora devem ser tomados, possíveis interações, possíveis efeitos adversos e posologia dos medicamentos; Recomendação de todos os profissionais para que o paciente volte a seguir o tratamento na UBS e que continue o acompanhamento farmacoterapêutico.

13 Referências https://drauziovarella.com.br/letras/e/embolia-pulmonar/
Vasconcelos ACP et al. Sistema de Distribuição Coletiva de medicamentos: Uma análise de caso sob a ótica da eficiência. Rev. Bras. Farm. 93(4): , 2012.


Carregar ppt "Dislipidemia Turma A - Integral"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google