A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teorias de Negócios Internacionais I Economica e Comportamental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teorias de Negócios Internacionais I Economica e Comportamental"— Transcrição da apresentação:

1 Teorias de Negócios Internacionais I Economica e Comportamental

2 Teorias Economicas

3 Por que as nações fazem comércio ?
Mercantilismo: Crença de que a prosperidade nacional resulta de uma balança comercial positiva – maximização das exportações e a minimização das importações. Princípio da vantagem absoluta: Um país deve fabricar somente aqueles produtos em que detém vantagem absoluta ou em que utilizará menos recursos do que qualquer outro.

4 Uma tonelada de tecido trigo França Alemanha Exemplos de vantagem absoluta (custo com mão de obra em dias de produção por tonelada)

5 Por que as nações fazem comércio: teorias clássicas
Princípio da vantagem comparativa: É proveitoso para dois países comercializarem entre si, mesmo que um deles tenha vantagem absoluta na produção de todos os produtos; o que importa não é o custo absoluto de produção, mas a razão entre a facilidade com que ambos podem produzir.

6 Uma tonelada de tecido trigo França Alemanha Exemplos de vantagem absoluta (custo com mão de obra em dias de produção por tonelada)

7 Conceitos fundamentais
Vantagem comparativa Características superiores de um país que lhe dão benefícios únicos na competição global – derivados de recursos naturais ou de políticas nacionais deliberadas. Vantagem competitiva Vantagens ou competências possuídas por empresas – derivadas de custos, tamanho ou inovação que são difíceis de ser replicadas ou imitadas por competidores.

8 Exemplos de vantagem nacional comparativa
Mão de obra abundante e de baixo custo na China. Grande número de trabalhadores da área de TI na Índia. Grandes reservas de bauxita na Austrália. Grande número de terras produtivas nos Estados Unidos. Petróleo na Arábia Saudita.

9 Exemplos de vantagem competitiva da empresa
A Dell na gestão da cadeia global de suprimentos. A habilidade da Procter & Gamble em marketing. A liderança da Samsung em TVs de tela plana. A liderança da Apple no design de telefones celulares e tocadores de música.

10 Teoria do Custo de Transação
Autor: Williamson (1971, 1975) A Empresa vira multinacional, pois o custo de fazer negócios com parceiros no exterior é proibitivo Ou o risco é muito grande Ex: Cambio Informações de mercado Tecnologia

11 Teorias clássicas: teoria do ciclo de produto internacional
Teoria do ciclo de produto internacional: Cada produto e suas respectivas tecnologias de manufatura passam por três etapas de evolução: introdução, crescimento e maturidade: pense em carros e TVs. Na etapa de introdução, o país que inventou o produto desfruta de um monopólio temporário, tanto na fabricação quanto na exportação. Conforme a produção se torna mais padronizada, outros países entrarão no mercado global. Quando o produto atinge a maturidade, o país original se tornará um importador do produto. Aplicabilidade para economia global comtemporânea: hoje, o ciclo desde a inovação até a maturidade é muito mais curto, tornando-se difícil para o país inovador manter sua liderança em um produto específico.

12 Explanações baseadas no IDE: paradigma eclético de Dunning Paradigma OLI
Três condições determinantes da internacionalização de uma empresa via IDE: Ownership - Vantagens específicas de propriedade – conhecimento, habilidades, capacidades, relacionamentos ou ativos físicos que formam a base da vantagem competitiva de uma empresa - tamanho da organização, experiência, mão-de- obra, capital, competência gerencial, capacidade de inovação, expertise em marketing. Location - Vantagens específicas de localização – vantagens associadas com o país no qual a multinacional recebe investimento, incluindo recursos naturais, mão de obra barata ou especializada e capital barato, tamanho do mercado. 3. Internalization - Vantagens de internalização – controle derivado da internacionalização da fabricação, distribuição ou outras atividades da cadeia de valor com base no exterior.

13 Explanações baseadas no IDE: paradigma eclético de Dunning
Resource Seeking: Consiste na exploração, a custos menores, de recursos naturais disponíveis em outros países; Market Seeking: Consiste na exploração de novos mercados; Efficiency Seeking: Consiste na minimização de custos a partir de economias de escala e racionalização da produção, além de outras vantagens advindas da localização; Strategic Asset Seeking: Consiste na busca de um conjunto estruturado de competências adquiridos através de canais de distribuição e ativos estratégicos voltados à inovação.

14

15

16

17

18

19 Teorias Comportamentais

20 Teoria da Escola de Uppsala I
(Johanson and Valhne, 1977, 1990) Modelo Comportamental Baseado em três pressupostos A falta de conhecimento é o maior obstáculo na internacionalização O conhecimento adquirido através da experiência é considerado o mais importante na internacionalização A empresa se internacionaliza investindo os recursos de maneira gradual. Trata-se de um processo de aprendizagem. Prof. Felipe Borini

21 Teoria da Escola de Uppsala II
As empresas tendem a se projetar primeiro nos mercados mais conhecidos, mais próximos geograficamente e culturalmente (proximidade na língua, nos níveis de educação, de mercado, instituições, desenvolvimento industrial) Empresas com maior experiência optam por formas de atuação que implicam em maior comprometimento de recursos e em assumir maiores riscos Prof. Felipe Borini

22 Estratégias de Internacionalização Risco Comprometimento Complexidade Gradualismo
Exportação Licenciamento Franquias Alianças Multinacional

23 Distância Psicológica

24 Distância Psicológica
O que é? “a distância entre o mercado doméstico e estrangeiro resultante da percepção e do entendimento da existência de diferenças culturais e negociais entre os mesmos” (Evans, Treagolg e Mavondo, 200b)

25 O que influencia na Distância Psíquica?
Blocos Comerciais Experiência da empresa em mercados estrangeiros Experiência em Mercados Similares Ter comercializado com aquele país Planejamento Idade Nível de Instrução Idioma Vivência no exterior Experiência em negociações internacionais

26 A empresa Lamartine é uma franquia paulista de consultas médicas à preços populares. A empresa iniciou suas operações em 2013 no Brasil e, nos últimos anos, aproveitou a crise e cresceu. Sim, a crise forçou a várias famílias o abandono dos planos de saúde. O negócio da Lamartine vem preencher a carência para aqueles que não tem plano de saúde e não tem como esperar pelo serviço público. O sucesso da Lamartine impulsionou seu crescimento interno e externo. No plano interno, a Lamartine cresceu por meio do sistema de franchising para mais de 15 Estados. Em geral seus franqueados são médicos ou cooperativas de médicos. No plano internacional, a Lamartine iniciou seu movimento agora, no início de A empresa acaba de abrir uma filial própria em Angola. O país não tem esse tipo de serviço. É um mercado totalmente novo e desconhecido para seu dono e board diretor da Lamartine. Os desafio é grande, mas igualmente grande é a oportunidade. Analisando a situação acima e sabendo que a Lamartine já tomou e implementou essa decisão de internacionalização Com base na teoria comportamental, o que você recomendaria daqui em diante para a Lamartine em virtude do modo de entrada escolhido e do país escolhido? Com base na teoria econômica, qual(is) possível(is) motivação(ões) para a Lamartine ter escolhido Angola? Como, o paradigma OLI explica o movimento?


Carregar ppt "Teorias de Negócios Internacionais I Economica e Comportamental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google