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PublicouRaul Gabeira Dinis Alterado mais de 7 anos atrás
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Afonso Fleury (org) Maria Tereza Leme Fleury (org) Grupo: Aline Ayumi Kawahira Amanda Turano Angelieri Carolina Iamamoto Santos João Lucas da Cruz Schoba
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Têm sua origem em países emergentes; Empresas que cresceram em mercados protecionistas; Utilizam recursos e mão-de-obra baratos; São atrasados em gestão de negócios; Operam em ambientes turbulentos.
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1997 a 2005 – Israel, México, Brasil – países que mais investiram. Outros destaques: Índia e China. Não há literatura especializada – todas são voltadas para os early movers (Estados Unidos, países escandinavos, Japão, Coréia, etc.)
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Competição feroz entre os players globais Os early movers estão focados na revisão da arquitetura organizacional Governos intervencionistas Parâmetros de moderação do comércio internacional estão sendo consolidados Desafio: diferenças culturais
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Literatura sobre o tema ainda está em construção Hoje, há três enfoques: Negócios Internacionais Teoria Subsidiária Gestão de Operações Internacionais
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Teóricos e correntes de pensamento: John Dunning (1950) Estudo da racionalidade econômica do movimento das empresas Motivações: exploração das vantagens competitivas de outros países; ou internalizar transações que seriam caras se feitas pelo mecanismo de mercado.
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Raymon Vernon(1997) Estudo à luz dos aspectos comportamentais A internacionalização proporciona aprendizagem organizacional, que guarda em si o mais importante papel
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Michael Porter (1986) Competitividade e posicionamento competitivo Edith Penrose (1990) Base para internacionalização são recursos e competências desenvolvidas e dominadas pela empresa
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Processo de decisão racional econômico Dunning: Paradigma eclético – 3 vantagens competitivas: De propriedade: ativos tangíveis e intangíveis De localização: localidade onde vai ser implantada a operação internacional De internalização: transferência de ativos entre países
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Processo de aprendizagem “A internacionalização da empresa é um processo composto de um conjunto de passos sequenciais fortemente dependentes do conhecimento adquirido com a experiência” Vernon: decisões relativas à internacionalização não tem uma única causa - racionalidade limitada Escola de Uppsala: processos de internacionalização – lenta e gradual Noções de evolução e aprendizagem Fatores culturais Late movers: postura gradualista, países próximos e estratégia em aprendizagem e gestão de conhecimento
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Estratégia competitiva Internacionalização a partir da movimentação dos concorrentes Estudos sobre late movers: posicionamento estratégico monitoramento das competidoras alianças e parcerias foco nas core companies arquitetura organizacional
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Correntes principais: econômica e comportamental Portfólio de recursos Físico Financeiro Intangível Organizacional Recursos humanos
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Estratégia x Papel da subsidiária Estratégia sugere maior grau de liberdade. Três categorias no Brasil Braço Operacional; Relativamente Autônomo; Centro de Competências.
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Produção ou Manufatura Internacional (Manufacturing Renaissance) – Japão - 1980 Abordagem em função da Produção – de baixo para cima: “estratégia e estrutura da empresa são aquelas que otimizam a performance da função Produção”
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Cinco tipos de fábricas, segundo Ferdows (1997): Offshore (maquiladoras); servidoras; posto avançado; contribuidoras; Líder Multinacionais tradicionais e retardatárias – diferentes estratégias e estruturas
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Birkinshaw e Morrison “abordagem claramente de cima para baixo e parece se concentrar nas subsidiárias de países desenvolvidos apenas” Ferdows “diversidade das redes de produção nas plantas de produção de baixo custo”
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Late movers – adquirindo ou implementando novos meios de produção e devem começar a processo de configuração em redes firmemente conectados Complexidade dos processos de internacionalização possibilita analisar esse campo através de diferentes óticas e leituras. http://www.youtube.com/watch?v=aU3stl QIfKA
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