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Afonso Fleury (org) Maria Tereza Leme Fleury (org) Grupo: Aline Ayumi Kawahira Amanda Turano Angelieri Carolina Iamamoto Santos João Lucas da Cruz Schoba.

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1 Afonso Fleury (org) Maria Tereza Leme Fleury (org) Grupo: Aline Ayumi Kawahira Amanda Turano Angelieri Carolina Iamamoto Santos João Lucas da Cruz Schoba

2  Têm sua origem em países emergentes;  Empresas que cresceram em mercados protecionistas;  Utilizam recursos e mão-de-obra baratos;  São atrasados em gestão de negócios;  Operam em ambientes turbulentos.

3  1997 a 2005 – Israel, México, Brasil – países que mais investiram. Outros destaques: Índia e China.  Não há literatura especializada – todas são voltadas para os early movers (Estados Unidos, países escandinavos, Japão, Coréia, etc.)

4  Competição feroz entre os players globais  Os early movers estão focados na revisão da arquitetura organizacional  Governos intervencionistas  Parâmetros de moderação do comércio internacional estão sendo consolidados  Desafio: diferenças culturais

5  Literatura sobre o tema ainda está em construção  Hoje, há três enfoques: Negócios Internacionais Teoria Subsidiária Gestão de Operações Internacionais

6 Teóricos e correntes de pensamento:  John Dunning (1950) Estudo da racionalidade econômica do movimento das empresas Motivações: exploração das vantagens competitivas de outros países; ou internalizar transações que seriam caras se feitas pelo mecanismo de mercado.

7  Raymon Vernon(1997) Estudo à luz dos aspectos comportamentais A internacionalização proporciona aprendizagem organizacional, que guarda em si o mais importante papel

8  Michael Porter (1986) Competitividade e posicionamento competitivo  Edith Penrose (1990) Base para internacionalização são recursos e competências desenvolvidas e dominadas pela empresa

9  Processo de decisão racional econômico Dunning: Paradigma eclético – 3 vantagens competitivas: De propriedade: ativos tangíveis e intangíveis De localização: localidade onde vai ser implantada a operação internacional De internalização: transferência de ativos entre países

10  Processo de aprendizagem “A internacionalização da empresa é um processo composto de um conjunto de passos sequenciais fortemente dependentes do conhecimento adquirido com a experiência” Vernon: decisões relativas à internacionalização não tem uma única causa - racionalidade limitada Escola de Uppsala: processos de internacionalização – lenta e gradual  Noções de evolução e aprendizagem  Fatores culturais Late movers: postura gradualista, países próximos e estratégia em aprendizagem e gestão de conhecimento

11  Estratégia competitiva Internacionalização a partir da movimentação dos concorrentes Estudos sobre late movers:  posicionamento estratégico  monitoramento das competidoras  alianças e parcerias  foco nas core companies  arquitetura organizacional

12  Correntes principais: econômica e comportamental  Portfólio de recursos Físico Financeiro Intangível Organizacional Recursos humanos

13  Estratégia x Papel da subsidiária Estratégia sugere maior grau de liberdade.  Três categorias no Brasil Braço Operacional; Relativamente Autônomo; Centro de Competências.

14  Produção ou Manufatura Internacional (Manufacturing Renaissance) – Japão - 1980  Abordagem em função da Produção – de baixo para cima: “estratégia e estrutura da empresa são aquelas que otimizam a performance da função Produção”

15  Cinco tipos de fábricas, segundo Ferdows (1997): Offshore (maquiladoras); servidoras; posto avançado; contribuidoras; Líder  Multinacionais tradicionais e retardatárias – diferentes estratégias e estruturas

16  Birkinshaw e Morrison “abordagem claramente de cima para baixo e parece se concentrar nas subsidiárias de países desenvolvidos apenas”  Ferdows “diversidade das redes de produção nas plantas de produção de baixo custo”

17  Late movers – adquirindo ou implementando novos meios de produção e devem começar a processo de configuração em redes firmemente conectados  Complexidade dos processos de internacionalização possibilita analisar esse campo através de diferentes óticas e leituras. http://www.youtube.com/watch?v=aU3stl QIfKA


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