A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aulas Multimídias – Santa Cecília

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aulas Multimídias – Santa Cecília"— Transcrição da apresentação:

1 Aulas Multimídias – Santa Cecília
Profº Rafael Rodrigues Física - 1ºano EM

2 GRAVITAÇÃO UNIVERSAL É o estudo das forças de atração entre massas (forças de campo gravitacional) e dos movimentos de corpos submetidos a essas forças.

3 Um pouco de História Séc. II d.C – Cláudio Ptolomeu de Alexandria; (romano, nascido no Egito) Geocentrismo = os planetas giram em órbitas circulares concêntricas, em torno da Terra. Planetas conhecidos: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno – Nicolau Copérnico (polônes) Heliocentrismo = Os planetas giram em órbitas circulares concêntricas, em torno d0 Sol.

4 Sistema Planetário de Ptolomeu

5 Sistema Planetário de Copérnico

6 Um pouco de História 1564 - 1642 – Galileu Galilei (italiano)
Confirmou as ideias de Copérnico; Aprimorou as lunetas, para melhor observção dos astros, com isso descobriu: os anéis de Saturno, os satélites de Júpiter, manchas solares e detalhes da Lua; Criou mapas celestes de rara precisão.

7 Um pouco de História 1571 - 1630 – Johannes Kepler (alemão)
Discípulo de Tycho Brahe; Elaborou um trabalho científico, tendo o sol como referência, provando através de três leis, matematicamente as relações entre os períodos, posições, velocidades e trajetórias dos planetas;

8 1ª Lei de Kepler – Lei das Órbitas
Todos os planetas se movem em órbitas elípticas, com o Sol ocupando um dos focos. Raio médio

9 2ª Lei de Kepler – Lei das Áreas
A linha imaginária que liga um planeta até o Sol varre áreas iguais em iguais intervalos de tempo. ΔS1 > ΔS2 Vperiélio > Vafélio Do afélio para o periélio: Movimento acelerado Do periélio para o afélio : Movimento retardado OBS: a velocidade areolar é constante Va = A1/Δt1 = A2/Δt2

10

11 3ª Lei de Kepler – Lei dos Períodos
Para todo os planetas, o quadrado de seu período de revolução é diretamente proporcional ao cubo do raio médio de sua órbita. Para os planetas do sistema solar, temos:

12 Exemplo 01 (Cesgranrio) O raio médio da órbita de Marte em torno do Sol é aproximadamente quatro vezes maior do que o raio médio da órbita de Mercúrio em torno do Sol. Assim, a razão entre os períodos de revolução, T1 e T2, de Marte e de Mercúrio, respectivamente, vale aproximadamente: a) T1/T2 = 1/4 b) T1/T2 = 1/2 c) T1/T2 = 2 d) T1/T2 = 4 e) T1/T2 = 8

13 Exemplo 02 Dois satélites de um planeta têm períodos de revolução 32 dias e 256 dias, respectivamente. Se o raio da órbita do primeiro satélite vale 1 unidade então o raio da órbita do segundo será: a) 4 unidades b) 8 unidades. c) 16 unidades d) 64 unidades. e) 128 unidades.

14 Lei da Gravitação Universal de Newton
Apoiado nos trabalhos de Galileu e Kepler, começou-se a acreditar que os movimentos dos corpos na Terra e dos corpos celestes (planetas) obedeciam a leis universais. Elaborou a base teórica que deu origem à Lei da Gravitação Universal: “Matéria atrai matéria na razão direta do produto das massas e na razão inversa do quadrado da distância”

15 Lei da Gravitação Universal
G = Constante Gravitacional Universal G = 6, N.m²/kg² (Esse valor corresponde a força gravitacional existente entre duas massas de 1 kg distanciadas por 1 m.)

16 Exemplo 01 Calcule o valor da força de atração gravitacional entre o Sol e a Terra. Massa do Sol = 2, kg Massa da Terra = 6, kg Distância Sol-Terra (centro a centro) = 1,5 x 1011 kg Constante Gravitacional Universal = 6, N.m²/kg²


Carregar ppt "Aulas Multimídias – Santa Cecília"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google