A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Presidente Bossa Nova

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Presidente Bossa Nova"— Transcrição da apresentação:

1 O Presidente Bossa Nova
JK O Presidente Bossa Nova

2 Governo Juscelino Kubitschek , o nacional desenvolvimentismo (1956 a 1960)
Período da Presidência de Juscelino Kubitschek definido em uma única palavra: DESENVOLVIMENTISMO. Início do período de luta pela sonhada modernidade. Política desenvolvimentista – uma visível aceleração histórica (“50 anos em 5”). Mudanças de costumes e mentalidade.

3

4 O período entre ditaduras (1946 a 1964) – Relembrando o contexto
Contexto Mundial: Guerra Fria: Nacionalismo X Nacionalismo; Democracia X Ditadura; Capitalismo X Comunismo; Governo Dutra (1946 a 1950): Favorecera o imperialismo e um padrão norte-americano de vida social. Governo Vargas (1951 a 1954): Voltou ao poder pelo voto popular e apoio dos comunistas que lutaram pelo nacionalismo econômico, cujo símbolo máximo foi a criação da Petrobrás.

5 Nacionalistas "Entreguistas" Divisão da sociedade
Estado deveria intervir na economia, investindo em áreas estratégicas (petróleo, siderurgica, transportes...) Limitação e controle da entrada de capital estrangeiro "Entreguistas" A economia deveria caminhar sem a interferência do Estado O capital estrangeiro é condição para o progresso do Brasil.

6 Governo Juscelino Kubitschek , o nacional desenvolvimentismo (1956 a 1960)
Prosperidade econômica + tranqüilidade política (comparado aos períodos anteriores) “50 anos em 5” 1957 – Bossa Nova – Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinícius); 1958 – Teatro de Arena – Eles não usam Black-tie de Gianfrancesco Guarnieri; Plano de Metas:energia,transporte, indústria, educação e alimentação → voltado sobretudo para a industrialização acelerada e obras de infra-estrutura; Industrialização desenvolveu-se atrelada ao capital estrangeiro; Multinacionais; Construção de Brasília;

7 Ser industrializado não é mesma coisa que ser desenvolvido.
Concentração de renda. Mecanização do campo – êxodo rural. Achatamento salarial. Aumento da divida externa. Alta inflação.

8 A Bossa Nova “Não tomamos a bossa nova como ‘reflexo’ do desenvolvimento capitalista da era JK, como muitas vezes é vista, mas como uma das formas possíveis de interpelação artistico-cultural deste processo” (Napolitano,p.68) Não houve unanimidade sobre a bossa nova. A Bossa ganhou uma “audiência” mais sofisticada. A publicidade aproveitando do boom do consumo utlizou da Bossa Nova devido ao seus ouvintes (consumidores) mais abastados.

9 A Bossa Nova Entre 1959 e 1962 – A Bossa Nova consagrou-se.
Vendagem de discos. Novo status sociocultural que ela proporcionou à música popular brasileira. Após 1959 – interesse americano: Qualidade musical. Novo ritmo chave do latin jazz.

10 Bossa Nova Chega de saudade – João Gilberto
O barquinho – Wanda de Sá e Roberto menescal Garota de Ipanema –João Gilberto e Tom Jobim

11 A Bossa Nova – a crítica Copia do Jazz.
Cantar “garota de Ipanema”, o “amor, o sorriso e a flor”, o “barquinho” dentre outras era o mais bestial sinal de alienação. O “olhar Zona Sul” das letras da Bossa Nova, de costas viradas para os morros e sertões ocupados pela zmais humilde, inquietava os intelectuais de esquerda.

12 A Bossa Nova “Nasceu” uma Bossa Nova por volta de 1960 e 1961 engajada. Zelão Opinião – Nara leão

13 O Cinema Novo – “Uma idéia na cabeça e uma câmera na mão”
Entre 1960 e 1962 – um grupo de jovens cineastas, entre eles Glauber Rocha, Arnaldo Jabor, Ruy Guerra alem do veterano Nelson pereira dos Santos, preconizava a necessidade de um cinema ousado, que falasse do Brasil sem copiar os padrões hollywoodianos.

14 O Cinema Novo Duas fases: Até o golpe de 1964: Pós o Golpe de 1964:
Temática: Meio rural. Obras: Vidas secas (Nelson Pereira dos Santos), Deus e o Diabo na terra do Sol (Glauber Rocha) e Os Fuzis (Ruy Guerra). Pós o Golpe de 1964: Temática: Classe Média. Obras:O Desafio (Paulo Cesar Saraceni), São Paulo, sociedade anônima (Luiz Sergio Person) e Terra em Transe (Glauber Rocha)

15 Glauber Rocha Cinema novo – primeira fase Cinema novo – segunda fase
Cinema novo – segunda fase

16

17 O Cinema Novo e a Bossa Nova
Semelhanças: “Alcançaram” a classe média. Exportação. Diferenças: Temática e a “continidade”.

18 A continuidade da Bossa
Mentindo - Angela Maria. Não me diga adeus – Elizeth Cardoso e Elza Soares Dindi – Claudia Telles

19 O Governo Goulart (1961 a 1964) – as reformas de base
Impossibilitado de assumir – As Forças Armadas vetaram a posse de Jango: Alegaram risco de esquerdização no Brasil – Jango era herdeiro do varguismo e líder da estrutura sindical; Ministros militares solicitaram ao congresso que aprovasse a manutenção do presidente interino (Ranieri Mazzilli) – Congresso rejeitou pedido → CRISE POLÍTICA; Alguns militares eram favoráveis a manutenção da legalidade, ou seja, a posse de Jango;

20 O Governo Jango Setores democráticos e de esquerda articularam para garantir o respeito da constituição: Leonel Brizola – a Voz da Legalidade; Solução encontrada para o impasse: Implantação do parlamentarismo (emenda constitucional em 2 de setembro de 1961) – de modo experimental até ser realmente aprovado em um plebiscito que seria realizado em 1965;

21 Governo Jango 1961 a 1963 – Parlamentarismo (frágil) no Brasil:
Rápida sucesso de três primeiros-ministros: Tancredo Neves (PSD); Brochado da Rocha (PSD); Hermes Lima (PSB); Impossível qualquer continuidade administrativa → Aprofundamento dos problemas econômicos e da crise política; Jango tentou ampliar sua base de apoio popular; Plebiscito antecipado para 1963: 9 milhões de votos para NÃO ao parlamentarismo contra 2 milhões favoráveis (SIM);

22 Governo Jango Governo “REAL” de Jango:
Montou seu ministério com algumas figuras notáveis da vida política e intelectual brasileira (como Celso Furtado e San Thiago Dantas); Plano Trienal: Objetivos centrais: Combate à inflação e a retomada do crescimento industrial; Reformas de Base: Agrária, tributária, financeira e administrativa;

23 Governo Jango Falta de apoio externo (capitais) e interno (setores mais conservadores); Sem o apoio das elites econômicas Jango buscou apoio nos sindicatos; Jango cada vez mais se torna “refém” do apoio popular – radicalização de seu discurso; Pressão de sua base popular: Ligas camponesas no nordeste (Francisco Julião); Surgimento da Confederação Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGT); 1964 – Comício das reformas de Base na Central do Brasil; 1964 – Marcha da Família com Deus pela Liberdade – Resposta da elite e das classes conservadoras ao comício de Jango; 1964 – Golpe militar;


Carregar ppt "O Presidente Bossa Nova"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google