A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Período da Presidência de Juscelino Kubitschek definido em uma única palavra: DESENVOLVIMENTISMO. Início do período de luta pela sonhada modernidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Período da Presidência de Juscelino Kubitschek definido em uma única palavra: DESENVOLVIMENTISMO. Início do período de luta pela sonhada modernidade."— Transcrição da apresentação:

1

2 Período da Presidência de Juscelino Kubitschek definido em uma única palavra: DESENVOLVIMENTISMO. Início do período de luta pela sonhada modernidade. Política desenvolvimentista – uma visível aceleração histórica (50 anos em 5). Mudanças de costumes e mentalidade.

3

4 Contexto Mundial: Guerra Fria: Nacionalismo X Nacionalismo; Democracia X Ditadura; Capitalismo X Comunismo; Governo Dutra (1946 a 1950): Favorecera o imperialismo e um padrão norte- americano de vida social. Governo Vargas (1951 a 1954): Voltou ao poder pelo voto popular e apoio dos comunistas que lutaram pelo nacionalismo econômico, cujo símbolo máximo foi a criação da Petrobrás.

5 Nacionalistas Estado deveria intervir na economia, investindo em áreas estratégicas (petróleo, siderurgica, transportes...) Limitação e controle da entrada de capital estrangeiro "Entreguistas" A economia deveria caminhar sem a interferência do Estado O capital estrangeiro é condição para o progresso do Brasil.

6 Prosperidade econômica + tranqüilidade política (comparado aos períodos anteriores) 50 anos em – Bossa Nova – Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinícius); 1958 – Teatro de Arena – Eles não usam Black-tie de Gianfrancesco Guarnieri; Plano de Metas: energia,transporte, indústria, educação e alimentação voltado sobretudo para a industrialização acelerada e obras de infra-estrutura; Industrialização desenvolveu-se atrelada ao capital estrangeiro; Multinacionais; Construção de Brasília;

7 Concentração de renda. Mecanização do campo – êxodo rural. Achatamento salarial. Aumento da divida externa. Alta inflação.

8 Não tomamos a bossa nova como reflexo do desenvolvimento capitalista da era JK, como muitas vezes é vista, mas como uma das formas possíveis de interpelação artistico- cultural deste processo (Napolitano,p.68) Não houve unanimidade sobre a bossa nova. A Bossa ganhou uma audiência mais sofisticada. A publicidade aproveitando do boom do consumo utlizou da Bossa Nova devido ao seus ouvintes (consumidores) mais abastados.

9 Entre 1959 e 1962 – A Bossa Nova consagrou-se. Vendagem de discos. Novo status sociocultural que ela proporcionou à música popular brasileira. Após 1959 – interesse americano: Qualidade musical. Novo ritmo chave do latin jazz.

10 Chega de saudade – João Gilberto 8UjONoaI4&feature=related 8UjONoaI4&feature=related O barquinho – Wanda de Sá e Roberto menescal 9k 9k Garota de Ipanema –João Gilberto e Tom Jobim nmM&feature=related nmM&feature=related

11 Copia do Jazz. Cantar garota de Ipanema, o amor, o sorriso e a flor, o barquinho dentre outras era o mais bestial sinal de alienação. O olhar Zona Sul das letras da Bossa Nova, de costas viradas para os morros e sertões ocupados pela zmais humilde, inquietava os intelectuais de esquerda.

12 Nasceu uma Bossa Nova por volta de 1960 e 1961 engajada. Zelão ots ots Opinião – Nara leão 65lQZE 65lQZE

13 Entre 1960 e 1962 – um grupo de jovens cineastas, entre eles Glauber Rocha, Arnaldo Jabor, Ruy Guerra alem do veterano Nelson pereira dos Santos, preconizava a necessidade de um cinema ousado, que falasse do Brasil sem copiar os padrões hollywoodianos.

14 Duas fases: Até o golpe de 1964: Temática: Meio rural. Obras: Vidas secas (Nelson Pereira dos Santos), Deus e o Diabo na terra do Sol (Glauber Rocha) e Os Fuzis (Ruy Guerra). Pós o Golpe de 1964: Temática: Classe Média. Obras:O Desafio (Paulo Cesar Saraceni), São Paulo, sociedade anônima (Luiz Sergio Person) e Terra em Transe (Glauber Rocha)

15 Cinema novo – primeira fase h_z8 h_z8 Cinema novo – segunda fase HGBkI&feature=related HGBkI&feature=related

16

17 Semelhanças: Alcançaram a classe média. Exportação. Diferenças: Temática e a continidade.

18 Mentindo - Angela Maria. yp0 yp0 Não me diga adeus – Elizeth Cardoso e Elza Soares SZqRA SZqRA Dindi – Claudia Telles DvohE&feature=related DvohE&feature=related

19 Impossibilitado de assumir – As Forças Armadas vetaram a posse de Jango: Alegaram risco de esquerdização no Brasil – Jango era herdeiro do varguismo e líder da estrutura sindical; Ministros militares solicitaram ao congresso que aprovasse a manutenção do presidente interino (Ranieri Mazzilli) – Congresso rejeitou pedido CRISE POLÍTICA; Alguns militares eram favoráveis a manutenção da legalidade, ou seja, a posse de Jango;

20 Setores democráticos e de esquerda articularam para garantir o respeito da constituição: Leonel Brizola – a Voz da Legalidade ; Solução encontrada para o impasse: Implantação do parlamentarismo (emenda constitucional em 2 de setembro de 1961) – de modo experimental até ser realmente aprovado em um plebiscito que seria realizado em 1965;

21 1961 a 1963 – Parlamentarismo (frágil) no Brasil: Rápida sucesso de três primeiros-ministros: Tancredo Neves (PSD); Brochado da Rocha (PSD); Hermes Lima (PSB); Impossível qualquer continuidade administrativa Aprofundamento dos problemas econômicos e da crise política; Jango tentou ampliar sua base de apoio popular; Plebiscito antecipado para 1963: 9 milhões de votos para NÃO ao parlamentarismo contra 2 milhões favoráveis (SIM);

22 Governo REAL de Jango: Montou seu ministério com algumas figuras notáveis da vida política e intelectual brasileira (como Celso Furtado e San Thiago Dantas); Plano Trienal: Objetivos centrais: Combate à inflação e a retomada do crescimento industrial; Reformas de Base: Agrária, tributária, financeira e administrativa;

23 Falta de apoio externo (capitais) e interno (setores mais conservadores); Sem o apoio das elites econômicas Jango buscou apoio nos sindicatos; Jango cada vez mais se torna refém do apoio popular – radicalização de seu discurso; Pressão de sua base popular: Ligas camponesas no nordeste (Francisco Julião); Surgimento da Confederação Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGT); 1964 – Comício das reformas de Base na Central do Brasil; 1964 – Marcha da Família com Deus pela Liberdade – Resposta da elite e das classes conservadoras ao comício de Jango; 1964 – Golpe militar;


Carregar ppt "Período da Presidência de Juscelino Kubitschek definido em uma única palavra: DESENVOLVIMENTISMO. Início do período de luta pela sonhada modernidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google