A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Pascal. ENTRADA Momento do programa em que passamos informações para ele. O programa armazena as informações passadas nas variáveis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Pascal. ENTRADA Momento do programa em que passamos informações para ele. O programa armazena as informações passadas nas variáveis."— Transcrição da apresentação:

1 LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Pascal

2 ENTRADA Momento do programa em que passamos informações para ele. O programa armazena as informações passadas nas variáveis. Usaremos inicialmente entrada através do teclado, porém a entrada pode ser feitas de diversas maneiras: Teclado Arquivo Mouse Outros dispositivos de entrada

3 FUNÇÕES DE ENTRADA READ: lê algo digitado seguido de um. Não permite que o usuário digite mais nada, aplicando às variáveis o que foi digitado. READLN: lê algo digitado seguido de um. Permite que o usuário continue digitando valores sempre que for pedido numa operação de entrada. Resumindo: utilizaremos esse! READKEY: lê um caractere pressionado no teclado, sem a necessidade do. Somente para o tipo de dado caractere (char). Resumindo: utilizaremos apenas o READLN e o READKEY! Tipos de dados que aceitam entrada: integer, real, char e string. Valores booleanos só podem ser atribuídos via código.

4 EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO: READLN var idade: integer; begin writeln(Qual é a sua idade?); readln(idade); writeln(Sua idade é:, idade); readln; end.

5 EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO: READKEY var caractere: char; begin writeln(Pressione um caractere:); caractere := readkey; writeln(Caractere digitado:, caractere); readln; end.

6 ENTRADA COM VÁRIAS VARIÁVEIS Sim, podemos ler várias variáveis ao mesmo tempo. Exemplo: readln([variável], [variável],...); Se utilizarmos tipos de dados numéricos (integer, real), podemos digitar os três seguidos de espaço ou um a cada pressionado. Se utilizarmos o tipo char, somente podemos digitar os caracteres juntos, pois o espaço e inclusive a tecla são lidos como caracteres. Isso é explicado na tabela ASCII. Não é possível a entrada de várias variáveis com tipo de dado string.

7 ENTRADA COM VÁRIAS VARIÁVEIS var a, b, c: integer; begin writeln(Digite os três valores, separados por espaços:); readln(a, b, c); writeln(Equação do segundo grau:, a, x²+, b, x+, c, =0); readln; end.


Carregar ppt "LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Pascal. ENTRADA Momento do programa em que passamos informações para ele. O programa armazena as informações passadas nas variáveis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google